Teatro da Cia Avatar na Europa, Chorinho em Salvador e os santos de junho estão no Tour Cultural

Tour Cultural – por Duda Tawil –


Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar em turnê europeia

O Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar, de Irecê, sertão baiano, está na Europa com o projeto de difusão e circulação “O sertão é o mundo”, a realizar turnê neste mês de junho por festivais e teatros de Portugal, Espanha e França. O espetáculo “A Travessia do Grão Profundo”, com texto e direção de Paulo Atto, estrelado pelo ator ireceense Mozar Primo, irá se apresentar nas cidades de Covilhã (Portugal), Tenerife e La Laguna, nas Ilhas Canárias, e Leon (Espanha) e em Paris (França). Além do espetáculo, a trupe vai desenvolver uma série de atividades artísticas e formativas como masterclasses, workshops e laboratório de dramaturgia. O projeto conta com apoio do Fundo de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Mobilidade Cultural.

A turnê finaliza em Paris, nos dias 20 e 21 vindouros, no Centro do Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal em 1979, com duas apresentações do espetáculo “A Travessia do Grão Profundo”, masterclass para atores e atrizes e com a exposição sobre os 40 anos de atividades do diretor baiano Paulo Atto, completados neste 2024.

Mozar Primo em cena de “A Travessia do Grão Profundo” (foto: Marcelo de Jesus – divulgação).

 

Grupo Mandaia no “Segundas do Chorinho”

O projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 13’ recebe um dos grupos mais antigos de Salvador, o Mandaia, com 20 anos de estrada, na próxima segunda, dia 10, às 20 horas, como sempre na Varanda do Sesi Rio Vermelho. Nessa noite, terá como formação: Lula Gazineu (violão, voz, arranjos e direção musical), Leo Gazineo (pandeiro), Jailson Coelho (violão), Berta Pitanga (flauta) e Dudu Reis (cavaquinho). O convidado especial será o bandolinista Ailton Reiner, ex-integrante do Mandaia, que fixou residência em São Paulo. Juntos passeiam pelo requinte da música brasileira, assim como clássicos do choro que foram e são grandes sucessos e referenciais até os dias de hoje. A noite também promete participações especiais de amigos “chorões” com a tradicional Roda de Choro  O projeto é uma parceria Hessel & Siri Produções e Teatro Sesi Rio Vermelho/FIEB.

O Mandaia, fundado em 2003, se apresenta novamente na Varanda do Sesi Rio Vermelho, em Salvador. (Crédito: Duda Tawil – PTT).

Os santos de junho em expo no Farol da Barra

A exposição “Santos Juninos”, aberta em Salvador no último sábado, 1° de junho, no Museu Náutico, instalado dentro do Farol da Barra, em Salvador, segue em cartaz até 14 de julho.  “A felicidade em estarmos em conexão com o divino, através da nossa arte, não pode ser descrita com palavras. Damos graças eternas a Deus por essa missão da nossa alma. Vamos vibrar na energia de Santo Antônio, São João e São Pedro. E damos graças a Deus por mais uma oportunidade de demonstrarmos o nosso amor ao sagrado”, dizem as artistas sacras Irlânia Mercês e Constância de Carvalho deste novo trabalho a quatro mãos.

Vários “Antônios” em exposição até 14 de julho (foto: divulgação). 

 

Mônica San Galo (en)canta no Dia dos Namorados

O cenário perfeito para celebrar o amor estará montado no Pedra da Sereia @pedrasereia para uma experiência única e apaixonante, onde Mônica San Galo antecipa o Dia dos Namorados, e promete um espetáculo repleto de estilo, paixão e emoção: ela vai envolver os (e)namorados com sua música romântica, pois a sua arte nos lembra que o mundo se torna um lugar melhor quando estamos unidos pelo amor. Então, será amanhã, dia 8, às 20h30.

Viva o amor com Mônica San Galo na Pedra da Sereia! Mais informações e reservas com Paulinho Nunes pelo zap (71) 999687702 ou Instagram: @Paulinhosn.

Inaugurado o Museu Orgânico Mestre Antônio Linard no Ceará!

A cultura do Cariri Cearense está novamente valorizada, e em festa, esta semana, desde que aconteceu, há dois dias, a inauguração oficial do Museu Orgânico Mestre Antônio Linard. Ela se deu na abertura do 5° Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe. O seu endereço é na Rua Padre Cícero, 810, no bairro Antônio Linard, em Missão Velha-CE. A cidade fica a apenas 30km de Juazeiro do Norte. Hoje é tocado por Maragton Linard e filhos.

O importante evento contou com a presença ministra da Cultura do Brasil, a baiana Margareth Menezes, que cantou “Faraó” com os alunos da Vila da Música no Crato. Foi uma realização do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do SESC e da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, com apoio do SIMEC e patrocínio da FIEC e do SESI.

O acervo do museu tem peças que contam a história da região do Cariri (foto: Bernardo Brito - divulgação)

O acervo do museu tem peças que contam a história da região do Cariri (foto: Bernardo Brito – divulgação).

 

Ametista do Sul e seus restaurantes “subterrâneos”!

Quem visita Ametista do Sul (RS), a 450 km de Porto Alegre, fica fascinado com a originalidade de dois restaurantes, que hoje seriam classificados como temáticos, concebidos como se estivéssemos dentro de “minas”, e que são a cara da cidade que possui muitas delas, com as maiores jazidas dessa pedra, em todo o mundo. Por lá passou a 35a Caravana da Alegria da Bahia, organizada por Vanderce Ferreira e orquestrada in loco por Pedro Land. Foram eles: o Garimpo (@garimporestaurante), de Alexandra da Rocha, que fica em anexo ao Ametista Parque Museu, com muitos atrativos, como passeio motorizado dentro de uma galeria desativada e degustação nas “galerias” com adegas de vinho, cerveja artesanal na Mina Beer, chocolates e outras maravilhas para os diferentes paladares; e o Park Belvedere, de Iuri Isoton, dentro de um lindo complexo de entretenimento, com piscinas, jardineiras e outros atrativos. Ambos têm bufês impecáveis, de alta qualidade e variedade, com destaque para os divinos risotos e os famosos cortes de carne gaúcha, evidentemente.

Neste capítulo gastronomia e enoturismo, vamos destacar também a Vinícola Ametista (www.vinocolaametista.com.br), da família Poncio, que fica na RS-591, km10, na saída para a cidade de Frederico Westphalen, com seus vinhos finos e espumantes Ágata, além de licores e sucos; e a propriedade São Valentim – Sabor Gaúcho, um sítio aberto à visitação, degustação e comercialização de geleias artesanais, com destaque para o cultivo próprio do morango pela família de Tânia Compagnoni e Valéria Martins, queijos, mel e salame. Imperdíveis!

A caravana baiana confraterniza no excelente bufê do Park Belvedere (crédito: Duda Tawil - PTT)
A caravana baiana confraterniza no excelente bufê do Park Belvedere (crédito: Duda Tawil – PTT).

O Rio Grande do Sul vai se soerguer!  Avante, guri.a.s! Axé pra vocês, tchês!

Edição: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *