TOUR CULTURAL por Duda Tawil –
Paris: verão com brasileiros no New Morning!
Verdadeiro templo do jazz e da world music no 10° distrito de Paris, a casa de espetáculos New Morning anuncia atrações brasileiras para este verão que começa…hoje! São elas: no dia 27 vindouro tem a mineira Marina Sena, novo grande nome da MPB, fã confessa da saudosa Gal Costa, a quem já prestou homenagem em forma de show com repertório da cantora baiana. Inclusive nasceram no mesmo dia: 26 de setembro! O rapper soteropolitano Baco Exu do Blues em 8 de julho. Outra voz feminina: a paulista Céu, em 19 de julho; e o rapper carioca Marcelo D2 no dia 23 de julho. Mais informações: www.newmorning.com
Diretores da Air France em visita a Salvador
No início da semana, uma comitiva de quatro representantes da direção da Air France, baseados em São Paulo, esteve em breve visita de dois dias a Salvador, próxima destinação da companhia aérea estatal francesa, uma das melhores do mundo, na perspectiva e expectativa, tão aguardada, da linha Paris-Salvador-Paris, com voo inaugural em 28 de outubro vindouro. Será uma frequência de três voos semanais ligando a Cidade Luz à primeira capital do Brasil, um grande sucesso tão esperado, atestado pelas muitas reservas já realizadas desde que o voo foi anunciado, e que não param.
O parisiense Manuel Flahault, diretor-geral da Air France para a América do Sul, Sylvain Mathias (da cidade de Lyon), diretor comercial na América do Sul, e os brasileiros, a potiguar Júlia de Medeiros, gerente de Marketing e Comunicação, e o carioca Fábio Lessa, gerente de vendas, foram recebidos no aeroporto por membros do alto escalão da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, com o serviço operacional do receptivo a cargo da 3WS Montagens e Eventos, de Raphael Casali Gondim, e o motorista Ricardo, mais um guia de turismo francófono, membro do Singtur-BA e devidamente inscrito no Cadastur da Embratur. Teve início então um city tour panorâmico pela orla atlântica da cidade, do Farol de Itapuã ao Farol da Barra, Vitória, Campo Grande, a Cidade Baixa com a Igreja da Conceição e Elevador Lacerda e subida para a Cidade Alta. Ali, caminhada pelo Terreiro de Jesus até a Praça do Pelourinho.
No Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, do Terreiro de Jesus, em pleno Centro Histórico, um rendez-vous com o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, e a sua chefe de gabinete, Giulliana Brito, os aguardava. Já então familiarizados com os principais atrativos de Salvador e a peculiar topografia da cidade, teve início um simpático bate-papo durante o qual foram oferecidos acarajés e abarás.
O secretário Bacelar deu as boas-vindas, detalhou e enalteceu todo o potencial turístico do Estado da Bahia, sobretudo o seu povo miscigenado, e as festas juninas que vivemos atualmente. Nem as baleias jubarte que vêm de longe, da Antártica, para se reproduzirem, de julho a novembro, nas cálidas águas do litoral baiano, foram esquecidas, em momento de grande descontração. Em seguida, não poderia faltar um “cravinho” no célebre prédio ao lado, introdutório do jantar que se seguiu no restaurante Cuco. No dia seguite, o baianíssimo almoço foi no excelente Ki-Muqueca, antes do retorno ao aeroporto e à capital paulista. A comitiva hospedou-se no hotel Mercure Rio Vermelho.
À très bientôt! Até muito breve!
Os diretores vieram de São Paulo e se reuniram com o secretário Maurício Bacelar e Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia (foto: Tatiana Azeviche/SETUR – divulgação)
Feriadão de São João no Centro Histórico de Salvador
Tem forró pra tudo quanto é lado no São João do Centro Histórico até o dia 25! São shows gratuitos que subirão nos palcos do Largo do Pelourinho (Coreto do Largo), Cruzeiro do São Francisco (Estação de Forró São João), Largo do Santo Antônio Além do Carmo (Coreto Musical Santo Antônio), Praça da Sé (Estação São Pedro), Mercado de São Miguel (Estação São Miguel) e Escadaria do Paço. Ao todo serão 27 shows com artistas da terra, e é só escolher o seu!
São esses alguns nomes pra este finde de feriadão de São João, até o dia 25 próximo: Adelmo Casé em tributo a Gonzagão & Dominguinhos, Wellington Pacheco, Val Gonzaga, Luciano Sanfoneiro, Gerônimo e Vitório Emanuel, Trio Rasfulengo, Trio Buruá, Forró Mangueados, Forró Rodapé, Forró Fissura e tantos mais.
Instituto Giacometti abre nova exposição
Na Cidade Luz, o Instituto Giacometti anuncia a sua próxima exposição para o verão: ela se inicia em 2 de julho, e segue até o outono também, 3 de novembro. Ne Pas Parler de Sculptures Peintes (Não Falar de Esculturas Pintadas) é o seu título e tema. A curadoria é de Inès de Bordas; a diretora do instituto é Françoise Cohen; e a diretora da Fundação Giacometti e presidente do instituto é Catherine Grenier. Mais informações: www.fondation- giacometti.fr
Festival “Coimbra, Cidade de Camões” agita…Coimbra!
O dia 10 de junho é de alto significado, em todo o mundo lusófono, para a cultura portuguesa, pois esta data presta homenagem a Portugal, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo. No início, começou por ser um feriado municipal em Lisboa dedicado a Luís Vaz de Camões, como “Dia de Camões”. É a data da morte do poeta em 10 de junho de 1580. Bem mais tarde, com o 25 de Abril de 1974, e a volta à democracia, tornou-se em 1978 conhecido como o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, e é um feriado nacional.
Por este motivo, a Casa da Cidadania da Língua(CCL), centro cultural em Coimbra, viveu dias de altos agitos culturais. Por exemplo, fez a estreia mundial de “O Olho Perdido de Camões” com direção de Nelson Monforte e em cena os atores Luiz Guarnieri e Gonçalo André. A peça em breve vai rodar o país. E no dia 10 foi aberta a exposição “O Rosto de Camões”, de João Francisco Vilhena, que segue em cartaz até 31 de julho.
Além disso, no próximo domingo, dia 23, acontece o encerramento do I Festival “Coimbra, Cidade de Camões”, no Salão Nobre dos Paços da Câmara Municipal de Coimbra, na Praça 8 de Maio, em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos e o Centro Universitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra. Começa às 17h, com o Encontro Internacional de Poetas, com a participação de Maria do Rosário Pedreira, Maria João Cantinho, Lauren Mendinueta, Luís Felipe Castro Mendes e Manuel Valente, acompanhados pela música de Édouard Rambourg. Em seguida, é a vez da fadista Patrícia Costa apresentar Fado Camoniano, concerto especialmente concebido a partir da lírica camoniana.
Mais informaçõoes: www.casadacidadaniadalingua. org
Santo Ângelo-RS: o último dos Sete Povos das Missões
A “Cidade das Tortas”: assim é conhecida Santo Ângelo, pela famosa tradição das suas padarias e pastelarias. O município hoje conta com 77 mil habitantes, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ela foi construída no mesmo local da redução (reduto) de San Angel Custódio, fundada em 1706 pelo padre Diego Haze. Faz parte da região chamada “Sete Povos das Missões”, e foi, no passado, um povoado muito próspero, grande produtor de erva-mate e algodão.
Destruída na Guerra Guaranítica, a cidade desenvolveu-se graças aos colonizadores portugueses e mais tarde, no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos e alemães, entre outros. Existem vários museus, centros culturais, monumentos e praças, com destaque para a Catedral Angelopolitana, quase centenária, de 1929. Sua imponente fachada, em pedra rosada gres (ou arenito), é em estilo barroco renascentista, mistura do índio com o europeu, já o seu interior é neoclássico e romano. O vizinho Museu Dr. José Olavo Machado e o Memorial da Coluna Prestes fazem parte de um roteiro histórico e religioso que convida o visitante a conhecer locais indispensáveis, que preservam a cultura e a história local, como também o Monumento ao Índio, o Museu Marechal Rondon, e os Santuários de Nossa Senhora de Fátima, na Buriti Santo Ângelo, e o Santuário de Schoenstatt. Ao lado da Catedral deveria ter sido inaugurado, no início de maio, com a presença do governador Eduardo Leite, o novo Museu Histórico das Missões, o que não foi possível devido às enchentes no Estado, porém talvez até o final deste mês seja aberto.
No mês passado, a 35ª Caravana da Alegria da Bahia, da guia de turismo Vanderce Mirene Ferreira, ali esteve em visita, com todas as explicações fornecidas pela guia de turismo local, Lorena Rebelato (zap 55.99621-2466). Em chuvosa manhã, ela começou seu tour pela arborizada Praça Pinheiro Machado no lado externo da Catedral Angelopolitana, depois no interior desse principal templo católico, e por fim o Museu Dr. José Olavo Machado, que resume bem a história de Santo Ângelo.
O Rio Grande do Sul vai se soerguer! Avante, guri.a.s! Axé pra vocês, tchês!
Editor: Nelson Rocha