Setur faz pesquisa sobre satisfação do turista no São João da Bahia

 

“Na França, comemoramos o São João, mas aqui é diferente. Estou gostando muito do clima, da música e do povo baiano, que é alegre. Fico em Salvador até domingo, mas antes estive na Chapada Diamantina, que é linda”. A declaração da francesa Zoé Ben Hammou, 23 anos, foi dada na tarde de sexta-feira (21), no Centro Histórico de Salvador. Em sua primeira visita à cidade, ela conheceu o São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, no Pelourinho, e participou da pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo (Setur-BA) sobre a satisfação do turista durante a festa.

Já o radialista mineiro Vander Freitas, 57 anos, veio a Salvador para trabalhar em jogos do Brasileirão e aproveitou para curtir os festejos juninos no Pelourinho, onde foi um dos entrevistados na pesquisa.

“ Salvador é um lugar especial pra mim, uma cidade maravilhosa e histórica. Desta vez, estou mais feliz porque é São João. Acho muito importante participar da pesquisa e ver como o Governo da Bahia se preocupa com o turista”.

Enquanto os pesquisadores atuavam pelas ruas do Centro Histórico, no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que funciona no Terreiro de Jesus, a Setur-BA recebia os visitantes, com trio de forró e orientações sobre a programação junina e os atrativos turísticos da Bahia.

Ainda em Salvador, a pesquisa acontece no Parque de Exposições e em Paripe, palcos de grandes shows promovidos pelo governo baiano. O levantamento também alcança o interior do estado, com entrevistas em Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí. São coletadas informações sobre o perfil do turista, gasto, tempo de permanência e avaliação dos serviços oferecidos, entre outros itens.

“ A pesquisa nos ajuda a confirmar os resultados do trabalho da secretaria para atrair mais turistas e será uma ferramenta importante no planejamento das ações para o São João 2025”, explica a servidora da Setur-BA, Juliana Braga.

Pesquisa turística São João de Amargosa
Um dos mais tradicionais e festejados destinos do São João da Bahia, o município de Amargosa, na zona turística Vale do Jiquiriçá, tem a estimativa de receber 250 mil visitantes, com a injeção de R$ 30 milhões na economia. Entre as atrações da festa, que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), estão shows com grandes nomes da música nordestina e nacional, além de uma feira de comidas típicas e artesanato.
Durante a programação, a Setur-BA  realiza a pesquisa sobre a satisfação do turista, levantando informações relacionadas à origem do visitante, gasto, tempo de permanência e avaliação dos serviços. O arrasta-pé acontece na cidade cenográfica Vila Junina, montada na Praça do Bosque, com o tema “São João raiz, aqui o forró tem história”.
Morando em Orlando, nos Estados Unidos, há uma década, o baiano Daniel Castro, 46 anos, voltou à Amargosa para curtir os festejos juninos. “A farra da galera aqui é boa demais. As atrações musicais também foram muito bem escolhidas. Após o São João, ficarei aqui mais alguns dias. Depois, pretendo ir a Salvador, Praia do Forte e Chapada Diamantina”, relatou.
Natural de Vitória da Conquista, a professora Iolanda Salomão, 45 anos, aprovou a pesquisa da Setur-BA.  “Achei a ideia da pesquisa muito importante, realmente válida. Essa abordagem traz uma maior segurança para nós, visitantes. Estou aqui pela primeira vez e minhas expectativas são as melhores possíveis”.
São João de Esplanada movimenta turismo na Costa dos Coqueiros
Com a expectativa de atrair 80 mil visitantes, o município de Esplanada realiza uma das maiores festas do São João da Bahia, na zona turística Costa dos Coqueiros, em quatro dias de programação. As manifestações têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Entre as principais atrações, estão Solange Almeida e Adelmário Coelho. A rede hoteleira da cidade registra ocupação máxima e casas estão sendo usadas como meio de hospedagem.
“A cidade está cheia e o comércio muito aquecido. Os hotéis e pousadas estão lotados, e visitantes alugaram muitas casas, ampliando a capacidade do município de acolher quem veio para o nosso São João. Estamos conversando com os proprietários dos estabelecimentos e fazendo um levantamento dessa grande movimentação”, declarou o prefeito Nandinho da Serraria.
Em visita a Esplanada, no sábado (22), na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, falou sobre as ações da pasta para o incremento do turismo baiano. “Para que um destino se estabeleça e atraia turistas, é preciso que ele seja bom para quem mora no local. É nesse sentido que trabalhamos nas 13 zonas turísticas da Bahia, fazendo o estado liderar o turismo no país. Somente hoje, aqui em Esplanada, o Governo do Estado inaugurou e anunciou novas obras, que representam um investimento de R$ 100 milhões”.
Além de curtir o São João de Esplanada, o turista pode conhecer os atrativos do município, que vão do belo litoral, onde a praia de Baixio se destaca, às construções históricas e religiosas, como o Convento dos Capuchinhos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e a estátua do Cristo, com 29 metros de altura. No roteiro, ainda estão o cemitério fundado pelo beato Antônio Conselheiro, personagem central da Guerra de Canudos, no sertão baiano, e a antiga estação de trem, que serviu de locação para gravações da novela “Tieta”, da TV Globo, inspirada no romance de Jorge Amado.
A novidade deste ano é o “Café com Forró”, onde são servidos pratos tradicionais do café da manhã nordestino, ao som de música junina. “Ampliamos o número de dias de festa, que passou de quatro para seis, o que deve atrair mais pessoas. O apoio do Governo do Estado é fundamental, não apenas na parte das atrações, mas com ações no turismo, para a realização de uma festa dessa dimensão”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlitos Muñoz.
Para além do São João, Amargosa oferece atrativos turísticos, seja na visitação ao sítio histórico ou pelas belas paisagens. Entre os principais monumentos da cidade estão a Praça do Cristo, a Estação Ferroviária e a Igreja da Catedral. Nas belezas naturais, se destacam as cachoeiras e trilhas da reserva do Timbó, emoldurada pela Mata Atlântica, procurada para o ecoturismo.
Fotos: Tatiana Azeviche-Divulgação Setur-BA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *