Tour Cultural, por Duda Tawil –
“Fausto” de 9 a 21 de julho no Teatro Salesiano –
Encenada pela primeira vez na virada dos anos 1580 para os 1590, A Trágica História do Doutor Fausto, de Christopher Marlowe, tornou-se um marco do tema fáustico, um dos mais poderosos mitos literários da modernidade. Fausto, que estreou no Sesc Pinheiros, em 2022, e, em abril deste ano, cumpriu temporada no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, em Belo Horizonte, com grande público, chega a Salvador neste mês de julho. Concebida pelo ator soteropolitano Ricardo Bittencourt, que volta a sua terra natal para interpretar Fausto, e pelo produtor Luque Daltrozo, que produz a montagem, a partir de um desejo antigo de Bittencourt, a peça se tornou a última direção de Zé Celso Martinez. Toda a equipe de Fausto é formada por integrantes do Teat(r)o Oficina. Nesta versão, a “Entidade” Fausto baixa no Brasil e se transforma numa Peça Musicada de Teat(r)o Brasileiro.
A temporada em Salvador de ”Fausto” vai de 9 a 21 de julho de 2024, às 20h, no Teatro Salesiano, e é a primeira ação de teatro do CCBB Salvador na cidade. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e podem ser adquiridos no site www.ingressodigital.com e na bilheteria do Teatro Salesiano, sempre 2 horas antes do espetáculo.
.
Método leva ao equilíbrio e ao bem-estar emocional
O Método Base Emocional é uma jornada transformadora de autoconhecimento desenvolvida pelo psicólogo Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, com mais de 30 anos de atendimento clínico. Este método inovador utiliza técnicas de meditação e princípios das psicologias ocidental e oriental para ajudar a transformar emoções primitivas em sentimentos maduros, promovendo o equilíbrio e o bem-estar emocional. O curso inicia em 8 de agosto, em dois horários, ao meio-dia e às 20h, com uma duração de 1h30 cada encontro online, num total de 12, pela plataforma Zoom.
Essencialmente, o curso integra conhecimentos da psicologia ocidental, com referências a Freud, Jung e Reich, e da psicologia oriental, com ênfase no budismo tibetano, além da influência de autores como Deepak Chopra e Eckhart Tolle. Esta abordagem holística proporciona uma compreensão completa das emoções e suas transformações.
Os benefícios são transformar emoções primitivas em sentimentos maduros, alcançar um estado de equilíbrio e bem-estar emocional, desenvolver autoconhecimento e habilidades de autocuidado, fortalecer relações interpessoais através da empatia e compreensão. Mais informações: Instagram @basemocional ou pelo zap 55 11 981145511.
“Agô Xangô” em breve nas plataformas digitais
Vem aí, nos próximos dias, nas principais plateformas digitais, o clipe “Xangô”, gravado na França, tendo como protagonista a coreógrafa e dançarina baiana Iracema Mendes, ex-Balé Folclórico da Bahia, que também assina toda a direção, montou as coreografias e desenhou os figurinos. “Estou feliz em ser a menina de Xangô, inspiração da cantora Claudya Costta (@claudyacosttaoficial). A música traz a representação da mulher de Xangô : forte, justa, com muita autoestima e coragem para enfrentar qualquer desafio”, diz Ira.
Na sua longa estrada, Iracema rodou toda a Europa com o show da companhia Brasil Tropical, dirigido pelo mestre e artista Camisa Roxa. Foi também aluna dos mestres King e Badaró, e fez parte em Salvador da Companhia de Dança do Senac, além das inesquecíveis aulas com o balé folclórico de Nildinha.
A composição é de Claudya em parceria com Álvaro Esdras (@alvaroesdras). O lançamento será na casa de espetáculos franco-brasileira, Pam Pam, espaço cultural do balneário de Juan-les-Pins, na Costa Azul francesa, que tem à frente Ira e seu marido Jean-Yves Parizont, desde 1979.
O link para acessar é: https://onerpm.link/AgoXango
“Elas por ELLA” de e com Juliana Ribeiro
Para celebrar o “Julho das Pretas”, assim chamado por conta do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha, o SESC Casa do Comércio promove uma programação de shows especiais com protagonismo de artistas negras. E a abertura desta celebração será com a cantora, compositora, historiadora e instrumentista Juliana Ribeiro em 18 de julho, às 20h, com o show “Elas por ELLA” criado especialmente para reverenciar o empoderamento feminino nos palcos.
O show, com linguagem multiartística, trará poemas de Ju, suas composições, novos arranjos para clássicos do samba e MPB, além da participação especial de uma das artistas do clipe da canção “ELLA”, criando uma nova coreografia para música ao vivo. Movimento, arte negra, feminina, canções, poemas, beleza e empoderamento é o que o público irá vivenciar num show cheio de clássicos e memórias afetivas, com preços megapopulares, feito para cantar e dançar juntos nossas memórias femininas.
Já imaginou Clementina de Jesus dividindo o palco com Carmen Miranda? Ou Elza Soares cantando com Rita Lee, ou Elizeth Cardoso cantando com Iza? Essa é a proposta do “show”! De promover um encontro sonoro, afetivo e empoderado das divas do samba e da música popular em cena. Um show autoral onde as canções de Juliana Ribeiro fazem a costura do repertório trazendo a intimidade da artista para o palco traçando uma linha direta com o público. Além das autorais como ELLA, Eu Vim das Águas, Lindomar, Dragão de Gaudí, Lição de Vida (Seu Regis) que não podem faltar, outras referências como D. Ivone Lara, Aracy de Almeida e Joana Batista Ramos, compositora pernambucana de “Vassourinhas”, hino de todos os carnavais, fazem parte do set list do show.
Siga a artista nas suas plataformas:
www.julianaribeirooficial.com.br
https://www.youtube.com/julianaribeirooficial
https://www.facebook.com/juliana.ribeiroii
https://www.instagram.com/julianaribeiro_oficial
Editor: Nelson Rocha