Charme do frio movimenta turismo da Paraíba

Por Berna Farias

Uma rota charmosa. Nada define melhor a ação Caminhos do Frio, que entra em sua 19a edição percorrendo dez municípios do Brejo paraibano. Iniciada no primeiro dia de julho em Areia, a Rota Cultural Caminhos do Frio chegou a Pilões nesta segunda-feira, dia 8. Até o mês de setembro, a cada semana, uma cidade ostenta uma programação com atrativos especiais.

Criação de um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, o paraibano Ariano Suassuna, o Movimento Armorial é tema da edição 2024 da Rota Caminhos do Frio. Surgido nos anos 1970, esta vertente artístico-cultural conferiu identidade, visibilidade e valorização à cultura, tradição e artes populares nordestinas.

 Marca da Rota Cultural Caminhos do Frio 2024.

 

Cada município participante explora um pouco essa temática, que inclui uma ampla gama de expressões artísticas, exaltando a figura do “armorialista” por excelência, Ariano Suassuna. São quase 70 dias de um roteiro importantíssimo para a economia da região, como ressalta o secretário estadual de Turismo, Miguel Ângelo.

A “rota charmosa”, como define Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), vem conquistando o Nordeste e o Brasil. “A região vem sendo cada vez mais visitada, com incremento de sua economia e divulgação dos atrativos, e o protagonismo é do povo brejeiro”, afirmou.

Para o vice-governador, Lucas Ribeiro, a Rota é importante para mostrar o estado em sua cultura e beleza, no que ele faz de melhor. “Nossa expectativa para este ano é que a Paraíba figure com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste, e um dos fatores para isso é o turismo, que já cresceu 10% em comparação a 2023. A indústria do Turismo é importantíssima e temos três meses para fomentar o desenvolvimento econômico desta região”.

Grupo do FAMPRESS com autoridades: vice-governador, presidente PBTUR, secretários de Turismo do estado e município.

 

Cultura e aventura

Em termos de atrativos, Pilões é privilegiado: riqueza gastronómica, cultural e natural marca o município, tido como um polo dos esportes radicais. Tanto que, de 11 a 14 de julho, é sede do Encontro Paraibano de Turismo de Aventura, na Pedra do Cruzeiro, ponto mais alto do estado para práticas como a do rapel. Cachoeiras como as do Ouricuri e da Manga; a Pedra da Santa, com escritas rupestres; e os rochedos em forma de pilões são outras atrações de natureza.

O secretário de Cultura e Turismo de Pilões e presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, destaca a Caminhos do Frio como a maior rota turística integrada e o turismo de experiência que Pilões oferece.

A começar pelo Memorial Casa de Farinha, onde seis “Mulheres em Açao” imprimem novas cores e sabores à tradicional farinha de mandioca.

Lideradas por dona Teté (Maria da Conceição), elas produzem bolos, tapiocas e outras delícias incrementando a farinha com beterraba, cenoura, açafrão e até uma flor comestível, de cor azulada e o sugestivo nome de clitória. Como se fosse pouco, produzem frutas e artesanato com materiais recicláveis, a exemplo de CDs e garrafas PET.

O turismo de base comunitária tem outro atrativo na Vila Pau D’arco: a fábrica artesanal de cocada, muito procurada pelos visitantes. Assim como a primeira Cooperativa de Floricultores da Paraíba, aberta a visitação sob agendamento. Vale a visita ao Museu de Arqueologia, que guarda objetos descobertos em escavações dos povos Tupi e Aratu. Fotos: Berna Farias.

SERVIÇO

O que: Rota Cultural Caminhos do Frio
Quando: de julho a setembro na região do Brejo paraibano
Programação completa: site e plataformas de redes sociais do Fórum de Turismo: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio 2024:

* Areia: 01 a 07 de julho
* Pilões: 08 a 14 de julho
* Matinhas: 15 a 21 de julho
* Solânea: 22 a 28 de julho
* Serraria: 29 de julho a 04 de agosto
* Borborema: 05 a 11 de agosto
* Remígio: 12 a 18 de agosto
* Bananeiras: 19 a 25 de agosto
* Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro
* Alagoa Nova: 02 a 08 de setembro

@destinoparaiba
@pbturgovpb
@ferdinandolucena
@setdepb
@brejopb
@prefpiloespb

Edição: Nelson Rocha

Comentários sobre “Charme do frio movimenta turismo da Paraíba

  1. Estive no evento e fiquei muito feliz pela oportunidade de estar ao lado da equipe da PBTUR, dos profissionais da imprensa e de alguns blogueiros, entre eles Tácio Adventure e da grande socialite Messina Palmeira.
    Nosso Estado tem crescido muito no Turismo e estou nessa empreitada de sempre levar um melhor produto histórico e cultural ao turista em geral.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *