Tour Cultural – por Duda Tawil –
Banda DiDengo: ritmos baianos com sonoridade marcante
A banda baiana DiDengo nasceu de uma mistura da música baiana com influências da MPB. Liderada pelo cantor Biel Brito, traz em suas canções uma forte conexão com a cultura brasileira, apostando em melodias leves e em canções gostosas. O baiano Biel, natural do sul da Bahia, de Porto Seguro, sempre teve uma forte relação com a música. Desde os quatro anos de idade se relaciona com o universo musical, quando, sob influência de seu pai, aprendeu a tocar violão. Com mais de 13 anos de carreira, Biel mostra sua versatilidade musical como músico, DJ e cantor.
A DiDengo surgiu em novembro de 2023, e sob seu comando já lançou canções autorais e algumas regravações. Os singles “Beijo no Canto da Boca” e “Partilhar” fazem parte do projeto #PutaSom, além da música “Manda”, gravada em parceria com a maravilhosa banda Filhos de Jorge. Todas as canções estão disponíveis no canal oficial da banda no YouTube e nas plataformas digitais.
Com uma mistura de sons e ritmos, e o toque único da Bahia, a DiDengo é a aposta do Grupo Eva para o verão 2025.
Mais informações: @bandadidengo
Mario Ulloa na Varanda do SESI Rio Vermelho
A Festa Literária Internacional do Pelourinho, “Flipelô”, vai acontecer de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador em homenagem ao saudoso cantor e compositor Raul Seixas, que estaria hoje com 79 anos. O poeta “maluco beleza” será o grande homenageado da edição 2024 do evento realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado.
“Estamos preparando uma programação à altura do nosso homenageado. Um grande poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado o pai do rock brasileiro. Um mestre das palavras, que desde a infância desenvolveu uma paixão pelos livros, pensava em ser escritor e citava Jorge Amado como referência”, destaca Ângela Fraga, diretora-executiva da FCJA.
Na vasta programação, a muito aguardada mesa “O Baú do Raul” vai acontecer no dia 8 de agosto no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. O bate-papo, mediado pelo jornalista e apresentador Pedro Bial, vai contar com a participação da produtora Kika Seixas, ex-mulher de Raul, do escritor e compositor Sylvio Passos, e do compositor e cantor Carlos Eládio.
A programação final da Flipelô será divulgada no próximo dia 30, em coletiva, anuncia a jornalista Dóris Pinheiro, assessora de imprensa do evento, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio da CCR (por meio do Instituto CCR), SICOOB e Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.
Edição: Nelson Rocha