“Para nós, pequenos produtores, seria muito mais difícil trabalhar a marca, se não existisse essa vitrine do festival, que atrai empresários do segmento e turistas”. A declaração de Leilane Benevides, criadora da fábrica de chocolate com o nome da família, no sul da Bahia, foi dada no Chocolat Festival, que aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, até domingo (21). O maior evento do gênero da América Latina movimentou a zona turística Costa do Cacau, com o apoio do Governo do Estado. Foram 200 expositores, mais de 100 marcas e expectativa de R$ 20 milhões em negócios.
A Secretaria de Turismo (Setur-BA) divulga a Estrada do Chocolate, roteiro que oferece a experiência de vivenciar a história da lavoura cacaueira, desde as centenárias fazendas até o surgimento do polo chocolateiro na região. “O Governo da Bahia estimulou a produção de amêndoas de cacau de alta qualidade, que se transformaram em chocolates finos, reconhecidos internacionalmente, fazendo surgir o roteiro temático. Isso é a diversificação da oferta turística na Costa do Cacau, que contribuiu para o incremento da economia regional”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou da abertura do festival, na quinta-feira (18).
Em destaque no evento, a fábrica de chocolate Cacau Luzz acumula prêmios nacionais e internacionais, usando amêndoas produzidas no município baiano de Iguaí. “A Bahia lidera a produção de chocolates finos no Brasil. É um nicho de mercado muito forte, que tem reflexo no turismo, com várias fazendas de cacau que oferecem a experiência sensorial, da roça à barra de chocolate”, declarou a fundadora da marca, Josiane Luzz.
Representando a agricultura familiar, esteve a fábrica Bahia Cacau Chocolate, a primeira do modelo no país. “Além de divulgar a nossa marca, participar do festival é promover a agricultura familiar no mundo, esse modelo de produção sustentável da sociobiodiversidade, desenvolvido no sul da Bahia”, ressaltou o gerente comercial Josivaldo Dias.
Jornalistas do Brasil e do exterior têm experiência imersiva na Estrada do Chocolate
A zona turística Costa do Cacau, no sul da Bahia, foi escolhida para a press trip do Chocolat Festival, evento internacional que aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, até este domingo (21). Jornalistas do Brasil, Portugal e França conheceram o roteiro da Estrada do Chocolate, onde o visitante tem uma experiência imersiva na cultura da lavoura cacaueira, do plantio do fruto à transformação de suas amêndoas em chocolates finos, com passagens históricas. A iniciativa foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
Os profissionais visitaram as fazendas Yrerê, Dengo Origem, Riachuelo e Capela Velha e fábricas de chocolate, no entorno de Ilhéus. Eles também estiveram no Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que faz estudos sobre a produção sustentável do fruto.
“A gente não sabia dessa transformação que aconteceu aqui, com a recuperação do cacau e produção de chocolates de qualidade. Hoje, as pessoas procuram muito viagens para ecoturismo e gastronomia, um conjunto que é oferecido nessa região da Bahia”, relatou o jornalista brasileiro Matheus Mans (Estadão).
“É impressionante ver como o cacau chega até nós. Portugal é um dos maiores consumidores mundiais de chocolate, mas não sabemos como é feito, qual a origem. Aprendi nessa visita que não podemos consumir qualquer produto”, completou a jornalista portuguesa Sara Nunes (Revista Visão).
Na Dengo Origem, o grupo se deparou com a embaixadora do Brasil em Gana (África), Mariana Madeira. Ela tinha acabado de fazer o tour pela fazenda e elogiou a proposta turística. “Está acontecendo uma revolução na região cacaueira, que tem atraído turistas. Quem vem para ficar no resort deve tirar um dia para fazer esse passeio. A gente pretende criar uma conexão com a África, para projetar mais o sul da Bahia”.
O vice-presidente do Clube Chocolatiers Engagés de Paris (França), Abdel El Baïz, um dos convidados do Chocolat Festival, acompanhou os jornalistas no roteiro e gostou do que viu. “Fui surpreendido pela forma como os baianos produzem e consomem chocolate. O mundo do cacau daqui tem toda uma produção organizada”.
A press trip terminou em Itacaré, destino turístico próximo a Ilhéus. O grupo visitou a fazenda Santa Ana e o Mirante do Xaréu, onde o Rio de Contas se encontra com o mar, oferecendo a bela vista para a Praia da Concha.
Fonte e fotos: Ascom-SeturBA.