O Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo de Angola assinaram um protocolo para gestão partilhada de escolas de turismo naquele país, marcando, assim, uma nova fase de cooperação internacional.
O protocolo agora assinado, dá início a uma nova fase de internacionalização da rede de escolas do TP, uma vez que representa a primeira iniciativa de gestão partilhada de escolas de hotelaria e turismo no estrangeiro, realizada com um instituto homólogo.
“Investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva são objetivos essenciais abrangidos pelo protocolo”, avança o Turismo de Portugal em nota à imprensa.
A colaboração entre as duas instituições, inclui o apoio na implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo Co-branded com o Turismo de Portugal.
Através desta parceria, serão inaugurados em Angola dois hotéis-escola, em 2024 na Província de Cabinda e, em 2025, em Luanda, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços turísticos no país. Os próximos passos incluem reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, para definir os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a celebração deste protocolo representa um passo significativo na cooperação entre Portugal e Angola ao promover um intercâmbio de conhecimento e a melhoria das condições de vida através da formação e integração no mercado de trabalho, num setor estratégico como o Turismo. Esta é a primeira iniciativa de gestão partilhada no estrangeiro concretizada pelas Escolas do Turismo de Portugal no âmbito da sua estratégia de internacionalização”. Fonte: turisver.pt