Os viajantes da América Latina têm se mostrado conscientes sobre as consequências de suas viagens nos destinos que visitam. Segundo uma pesquisa* recente da Booking.com sobre turismo sustentável, enquanto globalmente 60% dos turistas tendem a reconhecer o impacto das viagens nas economias locais, entre os latino-americanos esse número cresce para 75% dos entrevistados, seguido pelo reconhecimento dos impactos nas comunidades locais (61%) e na natureza (58%).
A pesquisa anual revela ainda que 94% dos viajantes da América Latina destacaram a importância das viagens sustentáveis, a maior porcentagem entre as regiões participantes da pesquisa, e que, para 73% deles, o acesso à natureza adicionou valor ao se hospedarem em acomodações com práticas sustentáveis. Pensando nisso, a Booking.com separou alguns destinos latino-americanos indicados para viagens mais conscientes, que oferecem boas opções de estadias com certificações de sustentabilidade de instituições independentes.
A província de Córdoba, conhecida pelo valioso patrimônio cultural, histórico e natural, posiciona-se como um dos locais turísticos mais populares da Argentina. E Villa General Belgrano, La Cumbre e San Javier são alguns destinos da região que oferecem diferentes estadias com certificações sustentáveis. Em Villa General Belgrano, por exemplo, o Blackstone Country Villages Hotel participa do programa “Hoteles mas Verdes” e atua de modo a ter uma melhor gestão dos resíduos, capacitar a equipe sobre o tema, além de usar energia renovável para reduzir o consumo de fontes convencionais. Já em La Cumbre e San Javier, as acomodações Terrazas de Cruz Chica e a Posada Rural La Matilde fazem parte do mesmo programa de sustentabilidade.
No México, entre os destinos com uma boa oferta de estadias com certificações de sustentabilidade está Puebla, que fica a cerca de 130 Km da capital Cidade do México e promete uma experiência tradicional, com um centro histórico que é considerado Patrimônio Mundial da Unesco, além de bons restaurantes e até vulcões em seu entorno. A Quinta Real Puebla é uma ótima opção de estadia no centro da cidade, que possui a certificação sustentável FEE’s Green Key, além de restaurante mexicano e bar com música ao vivo. Outro destino no país com várias estadias certificadas, Monterrey, no estado de Nuevo León, é rodeado por cadeias de montanhas e possui um bairro antigo com edifícios históricos preservados, além de cavernas nas proximidades que podem ser visitadas. Para a estadia, o Hilton Garden Inn Monterrey Obispado tem três certificados de sustentabilidade de terceiros e dispõe de restaurante e terraço ao ar livre.
A capital colombiana, Bogotá, é um destino obrigatório para quem visita o país, com seu centro histórico com edifícios imponentes, museus, bairros boêmios e passeios para conhecer as belezas naturais do destino, como o Cerro Monserrate. A cidade também concentra várias opções de hospedagens que foram reconhecidas por suas políticas de sustentabilidade, como o Avani Royal Zona T Bogotá Hotel, com a certificação Bioscore, e o W Bogota, com certificação LEED. Outro destino colombiano onde o viajante pode reservar uma acomodação que se preocupa com o meio ambiente e as comunidades locais é Cali, que tem uma forte cena musical, museus e uma deliciosa gastronomia típica. Por ali, o hotel NH Boulevard del Río Cali também possui certificação Bioscore.
Em terras brasileiras, também é possível encontrar acomodações que foram certificadas pelas medidas que adotam em prol da sustentabilidade. Bonito, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma cidade muito conhecida pelas oportunidades de ecoturismo que oferece, desde flutuações em rios cristalinos até visitas a grutas e cavernas alagadas, que prometem um cenário impressionante. No destino, o VOA Hotel Paraíso das Águas Bonito possui o certificado Green Tourism e implementa práticas como redução do volume de lixo, compostagem e reciclagem. Outra estadia certificada no país, que é boa opção para quem visita Belo Horizonte, é o Hilton Garden Inn Belo Horizonte Lourdes, com três certificações de sustentabilidade, piscina ao ar livre e opção de apartamento com banheira de hidromassagem.
País muito procurado pelos amantes da natureza e experiências ao ar livre, a Costa Rica oferece belas paisagens naturais, incluindo praias paradisíacas, parques nacionais, cachoeiras, vulcões e florestas, e é a casa de uma importante diversidade de vida selvagem. Sua capital, San José, abriga boas opções de estadias reconhecidas por suas ações de sustentabilidade, como o Costa Rica Marriott Hotel Hacienda Belen, localizado em uma antiga fazenda e que oferece tratamentos de beleza feitos com café, cinzas vulcânicas e outros ingredientes naturais da Costa Rica, e o Hotel Villa Los Candiles, com piscina ao ar livre, jardins – ambos com certificação “Costa Rica Certification for Sustainable Tourism”.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 31.550 entrevistados em 34 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2024. Fotos: divulgação.