Tour Cultural – Duda Tawil –
Bauer Sá e Gilberto Filho em mostra “afrofuturista”
O grande fotógrafo soteropolitano Bauer Sá e o talentoso escultor Gilberto Filho, filho de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, estão com a bela e interessante exposição “Bahia Afrofuturista” na Galeria Galatea, no Ed. Bráulio Xavier, na icônica Rua Chile, no centro de Salvador.
Os trabalhos expressam o universo da raça negra na sua complexidade, tendo Bauer, inclusive, feito recentemente a doação de uma obra sua, representando o orixá Ogum, para o Museu Santo António de Lisboa.
Ela segue em cartaz até 28 de setembro, num feliz diálogo entre essas duas expressões das artes visuais: a fotografia e a escultura.
Núcleo Caatinga estreia peça hoje
O Teatro Gregório de Mattos recebe de hoje a 11 deste, de sexta a domingo, às 19h, a montagem “A Experiência – Horizontes do Tempo”, do Núcleo Caatinga, da cidade baiana de Irecê. Com dramaturgia e direção de Paulo Atto, o espetáculo foi construído através de um processo de formação de atores e atrizes por João Dourado.
No elenco: Adson Medeiros, Karen Rodrigues, Ludmila Salustiana, Marcelo Jesus, Mozar Primo, Pablo Maia, Samara Alcântara e Sócrates Júnior. Os figurinos são do Centro Técnico do Teatro Castro Alves e o projeto da temporada conta com o apoio da Fundação e Teatro Gregório de Matos.
A montagem nasceu a partir de textos de Sófocles, Shakespeare e Antonin Artaud. Em cena, oito atores e atrizes se revezam em diversos personagens com a ideia geral de refletir sobre a nossa realidade a partir da representação de textos clássicos, numa montagem com forte conteúdo imagético. Segundo o diretor Paulo Atto, “mergulha na poesia visual sugerida pelos textos e pelos corpos dos atores como signos em ação”. A peça busca impactar o público, sugerindo possibilidades de leituras em várias camadas e profundidades.
O Núcleo Caatinga foi criado como um espaço de capacitação de atores e produção de espetáculos, entre 2009 e 2011, no âmbito dos Encontros de Arte e Cultura Popular de Irecê. Se fortaleceu com o surgimento do Festival de Teatro da Caatinga, em 2012. É mantido pela CIACEN – Associação Centro Internacional Avatar de Artes, uma ONG com larga atuação na Bahia e região de Irecê. Realiza o Festival de Teatro da Caatinga, na sua sétima edição em 2024, consolidando-se como o único festival internacional de teatro do interior da Bahia!
Dia Nacional da Suíça comemorado em Cascais
Ontem, 1° de agosto, foi o Dia Nacional da Suíça, país da Europa Central onde a população de quase 9 milhões de pessoas fala oficialmente quatro idiomas: alemão, francês, italiano e romanche. É uma República Federal Parlamentarista chamada de Confederação Helvética, composta por 26 Estados que por sua vez são chamados de Cantões, e a cidade de Berna é a sede, ou capital.
Tem uma longa história de neutralidade, não estando em situação de guerra internacional desde 1815, e não faz parte da União Europeia, inclusive conservando a sua moeda, o franco suíço. É sede de muitas organizações internacionais. Sua história começa antes do Império Romano, em 500 a.C., quando muitas tribos celtas estavam localizadas no centro e norte da Europa. É de uma delas, a dos Helvécios, a origem da sua designação. A data da criação da Confederação Suíça é tradicionalmente 1° de agosto de 1291.
Por isso, para celebrar a data, o casal Delgrace e Reinhard Aeppli reuniu ontem as amigas Raymonde Morgenstern, jornalista francesa, as paraenses Sônia Schlanger e Zélia Lobato, mais Palmira Pinto, Lana Ibrahim, Marli e Ana Paula Mattos no seu apê de Cascais, em torno de uma deliciosa fondue, tradição nessa ocasião. Ele é suíço e fala fluentemente português; ela, jornalista, baiana de Salvador, que viveu 44 anos na Suíça. O casal reside há quase quatro anos em Cascais.
Ed Ribeiro abre exposição amanhã em Niterói-RJ
Depois dos enormes sucessos de duas exposições consecutivas, junho em Paris e julho em Lisboa – esta ainda em cartaz até dia 30 deste na Galeria Ninoiarte – o dinâmico artista visual baiano Ed Ribeiro faz amanhã vernissagem em Niterói.
Reconhecido internacionalmente como ‘O Pintor dos Orixás’, Ed reúne desta feita 35 pinturas, três esculturas e quatro instalações no Espaço Cultural Correios Niterói, onde sua arte ocupará quatro salas. Ele enaltece o Candomblé e o Catolicismo, em “Conecte-se com o Sagrado”, título desta bela mostra, que dá continuidade ao projeto ‘Ecos dos Orixás’, mas com uma nova leitura.
Em Niterói, o destaque e a surpresa irão para “Santa Ceia dos Orixás”, com 4,40m de comprimento × 1,60m de altura. É a primeira vez que a obra será exposta! A curadoria desta expo fluminense é da francesa de origem nigeriana, Ifedolapo Onikoyi. Axé!
Editor: Nelson Rocha