Esse ano, o XVII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana (MGBA) chega com um conteúdo pulsante e presente no cotidiano brasileiro. O tradicional evento do Senac, acontece no dia 22 de agosto, às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, traz o tema “Comida de rua: alimentação, memória social e comércio”. As inscrições são gratuitas pelo site: https://www.ba.senac.br/xviiiseminariodegastronomia.
O Seminário é multidisciplinar e conta com convidados de segmentos como gastronomia, nutrição, história, botânica e cultura. “A comida é um grande símbolo de referência, de identidade e de história. E o museu tem esse papel de educar e fortalecer o mercado da hospitalidade”, comentou Raul Lody, coordenador do seminário e antropólogo.
Entre os convidados que estarão no palco do teatro, estão Fernando Santa Clara, professor de gastronomia da UFBA, Rita Santos, coordenadora geral da ABAM (Associação Nacional das Baianas do Acarajé), Anderson Carvalho, representante do Slow Food Brasil, Lilian Lessa, professora de nutrição da UFBA, entre outros participantes.
Lançamento de livro
O dia do seminário contará com o lançamento de mais um livro do antropólogo, Raul Lody. Intitulado “O PODER DA COMIDA -Filosofia e Antropologia da alimentação”, a publicação é uma realização da Editora Senac São Paulo. O livro apresenta 32 artigos reunidos em três partes: o poder comer; o poder dos sabores com história; e, o poder patrimonial dos alimentos – com a adição de 32 ilustrações do autor.
Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)