A Etiópia pretende construir o maior aeroporto de África e admite que esta nova infraestrutura será um “elemento crítico” do plano estratégico de 15 anos da Ethiopian Airlines para se tornar um dos grupos de aviação mais competitivos do mundo.
Segundo informações avançadas no site da Dar Al-Handasah Consultants (Dar), parceiros deste projeto juntamente com os arquitectos de renome mundial Zaha Hadid Architects, para a “conceção e supervisão de uma mega-cidade aeroportuária em Abusera, na cidade de Bishoftu”, o aeroporto irá “revolucionar as viagens aéreas na Etiópia e cimentar a posição do país como um hub dos mercados de viagens aéreas em mais rápida expansão do mundo – África, Ásia e Médio Oriente – e o centro de transportes globais de África para o século XXI”.
Com um crescimento mais do que o triplo nos últimos 10 anos e planeando uma expansão semelhante para as próximas décadas, a Ethiopian tornou-se a maior companhia aérea de África – e uma das companhias aéreas com crescimento mais rápido a nível mundial.
A companhia aérea opera para mais de 150 destinos domésticos e internacionais nos cinco continentes e admite que o novo aeroporto permitirá à Ethiopian “cumprir as previsões da Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) de um crescimento superior a 200% durante a próxima década”. Além disso, os responsáveis da Ethiopian Airlines consideram que esta nova infraestrutura “libertará o potencial da companhia aérea, atualmente limitado pela sua base atual no Aeroporto Internacional de Bole, que não oferece possibilidades de expansão significativa”.
A localização do novo aeroporto, na cidade de Bishoftu, em Abusera, a sul da capital, Adis Abeba, permite um crescimento progressivo para satisfazer a procura futura, além de ter outra vantagem fundamental: a altitude muito mais baixa de Abusera acima do nível do mar aumentará consideravelmente o desempenho das aeronaves na descolagem.
O custo do novo aeroporto está orçado em seis mil milhões de dólares, cerca de 5,5 mil milhões de euros.
Na sua primeira fase, prevista para 2029, o novo aeroporto terá capacidade para 60 milhões de passageiros por ano – quase três vezes o número de passageiros registados no aeroporto mais movimentado de África em 2022. No final da obra, o novo aeroporto acolherá 110 milhões de passageiros por ano, quadruplicando a capacidade do Aeroporto Internacional de Bole e reforçando a posição da Ethiopian Airlines como uma das maiores companhias aéreas de África.
As contas do novo aeroporto da Etiópia
600.000 m2 de instalações para passageiros
2.450 m2 de instalações de navegação aérea
28.050 m2 de instalações de carga
87.130 m2 de instalações de apoio ao aeroporto
126.190 m2 de instalações de apoio às companhias aéreas
9.090 m2 de instalações de telecomunicações
43.200 m2 edifícios de serviços públicos
174.825 m2 estradas, estacionamento e paisagismo
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Fonte: publituris.pt