Em 27 de agosto a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) recebeu convidados em São Paulo para o lançamento do site de sua nova marca de hospitalidade, a Xodós do Brasil. Idealizada e finalizada em seis meses, a plataforma online apresenta virtualmente as variadas possibilidades de rotas turísticas em diferentes regiões do país por meio de seu conjunto de associados (hotéis e operadoras de viagem), presentes em todos os biomas nacionais.
“Combinamos os Xodós do Brasil em roteiros inspiradores. Reunimos os melhores resorts e hospedarias-boutique, seja em metrópoles, litoral ou na floresta. São destinos de norte a sul que enaltecem as principais regiões que estão prontos para serem combinados em uma viagem singular conduzida por talentosas operadoras de viagem que sabem mapear o roteiro dos sonhos e proporcionar as mais memoráveis vivências com segurança e privacidade”, afirma a CEO da BLTA, Simone Scorsato.
Ainda de acordo com ela, o site ainda brinda o navegador com uma pequena degustação do livro “Tons do Brasil”, lançado em novembro de 2023, que apresenta ao longo de 260 páginas, de forma ricamente ilustrada, seus associados e as peculiaridades de uma diversidade natural e cultural que caracteriza o Brasil.
Para acessar o site, clique em www.xodosdobrasil.com.br
Novos associados
No início deste ano a BLTA decidiu ampliar seu portfólio por meio de um processo de inscrição e curadoria. Com 15 anos de atuação, a associação optou por agregar novos associados com a intenção de fortalecer a imagem do destino Brasil.
Sobre essas novas adesões, o presidente do conselho da BLTA, Roberto Klabin, afirma: “Quero parabenizar nossos novos associados, desde aqueles que entraram em maio deste ano, como a Toca da Coruja (RN) e as DMCs umacanoa (SP) e a Compass Signature (RJ). E agora, os novos cinco que acabam de se associar. A DMC Very Latin (SP) o Hotel Vila Santa Teresa (RJ) a Casa Siará e o Casana Hotel (CE) e o Hamares Boutique-Hotel (PE). Cada vez mais a BLTA é reconhecida como uma associação que reúne projetos de alta qualidade em hospedagem e serviços de turismo voltados a oferecer a seus hóspedes as melhores experiências possíveis, com o gosto do luxo e a hospitalidade que só o Brasil sabe oferecer”.
Já para os novos integrantes, passar a compor o portfófio da associação tem grande importância, conforme aponta a proprietária da Vila Santa Teresa, Eva Monteiro de Carvalho. “Associar-se à BLTA é essencial para fortalecer a presença do nosso hotel no cenário internacional de turismo de luxo. Nossas expectativas são de crescimento e colaboração, consolidando ainda mais o Brasil como um destino de prestígio”, diz.
Por sua vez, Cacau Sagioro, COO TTWGroup/ Very Latin, afirma: “Esta afiliação reforça nosso compromisso em mostrar nosso país de forma responsável e qualificada e com diferenciais únicos, nos conectando com os principais operadores e hotéis de luxo e oferecendo experiências verdadeiramente excepcionais e autênticas para clientes vindos de todo o mundo.”
Já para Cecília Peixoto, diretora Comercial e de Marketing do Hamares Boutique-Hotel, a importância de trilhar um caminho de excelência em hospitalidade, desenvolvendo o turismo de luxo no Brasil, está diretamente ligada à associação à BLTA. “Isso fortalece o nosso posicionamento no mercado, amplia a visibilidade e gera uma troca muito positiva. Nossa expectativa é expandir contatos estratégicos, aproveitar oportunidades de capacitação e colaboração, contribuindo para o crescimento sustentável e competitivo da hotelaria brasileira”, pondera.
Mesma posição compartilhada pela diretora da Casa Siará, Janine Capua. Ela afirma que essa parceria trará ótimos frutos, tanto em novas reservas quanto em participação em eventos, levando em consideração a importância e poder de distribuição da BLTA no mercado como um todo. Igualmente entusiasmado por integrar a associação, o gerente-geral do Casana Hotel, Jeroen Van Den Bos, diz: “Acreditamos que essa parceria proporcionará ainda mais visibilidade ao hotel, um destino único na Praia do Preá.”
Anuário 2023: dados do mercado de excelência em hospitalidade
Em parceria com o Senac São Paulo, a BLTA realiza anualmente uma pesquisa junto a seus associados para analisar o desempenho do grupo, comportamentos e tendências do mercado de turismo de luxo no Brasil. Neste anuário foram compilamos dados de 2023, um ano que reflete a volta à normalidade do setor de viagens. De acordo com Simone Scorsato, o Brasil segue avançando no aumento do fluxo do turismo internacional – porém sem retomar o patamar pré-pandemia – e, timidamente, os viajantes internacionais voltam a descobrir o país. O cenário apresenta ótimos números e esse segmento específico desponta como o principal elo inspirador para tornar o Brasil um destino desejado internacionalmente. Os dados não deixam dúvidas:
– O faturamento conjunto dos associados da BLTA foi de R$ 3,12 bilhões (14,05% a mais em relação a 2022). Um percentual acima do esperado no mercado de luxo global que, segundo a Bain &Company, cresce entre 8% e 10%.
– As operadoras ampliaram sua captação de turistas e obtiveram aumento de 73,7% de sua clientela. O volume de turistas internacionais representa 29% da origem da demanda (esse valor era de 21% em 2022).
– Em 2023, a taxa de ocupação dos hotéis registrou crescimento de 55,9 %, em ampla expansão quando comparada com 2022, que foi de 50,15%.
– Em relação à ampliação da oferta hoteleira, o número total de Unidades Habitacionais (UH) disponíveis para pernoite saltou de 1.089.890 (2022) para 1.146.465 em 2023, indicando evolução de 5,2%.
– O RevPAR (receita por quarto disponível – uma combinação da ocupação com diária média) teve acréscimo de 31,2%. Em 2022 era de R$ 1.076,37 e subiu para R$ 1.412,14 no ano passado.
– A diária média dos hotéis, que foi de R$ 2.146,33 em 2022, avançou para R$ 2.525,78 em 2023, configurando aumento de 17,67%.
– Para 72% dos hotéis houve investimento em melhorias e novas unidades, um percentual que mostra crescimento em qualidade no setor.
– A sustentabilidade continua engajando cada vez mais os gestores para implementação de práticas de impacto positivo na gestão do negócio e na melhoria dos destinos, com 64% dos hotéis e 80% das operadoras apoiando projetos junto às comunidades locais.
Sobre a BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 66 associados (59 hotéis e 7 operadoras), um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país. Facebook:bltaoficial Instagram:@brazilian_luxury_travel Linkedin: https://www.linkedin.com/in/blta-luxury-travel-ba8583219/ Site: http://blta.com.br/ |