As reuniões de alto nível no âmbito do Turismo estão agendadas para o dia 20 de novembro em Baku, no Azerbaijão, país que recebe a 29ª Conferência COP29. Esta é a primeira vez que a conferência das Nações Unidas COP 29 sobre as Alterações Climáticas dedica um dia ao Turismo.
Para a ONU Turismo, “a inclusão da “Ação Climática no Turismo” no Programa Temático das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP29, pela primeira vez na história, sob a Presidência do Azerbaijão, representa um marco para um sector económico importante como o turismo”.
Para o dia 20 de novembro está marcada a primeira Reunião Ministerial sobre o Reforço da Ação Climática no Turismo, e também discussões temáticas de alto nível sobre Medição e Descarbonização e sobre Regeneração e Finanças.
No seu site oficial, a ONU Turismo, avança os objetivos que foram delineados no âmbito do Dia do Turismo da COP29:
Mudança de política: Lançamento da Declaração de Baku sobre o Reforço da Ação Climática no Turismo, como um apelo à ação para que o turismo contribua para a atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) para o Acordo de Paris e para melhorar a integração da ação climática nas políticas de turismo.
Envolvimento sectorial: Reforçar a Declaração de Glasgow sobre a Ação Climática no Turismo como um compromisso voluntário para apoiar os objetivos climáticos nacionais, aumentando o número de administrações nacionais de turismo (e organizações nacionais de turismo) e de partes interessadas do turismo que se comprometem a implementar abordagens integradas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Abordagem baseada na ciência: Posicionar o Quadro Estatístico da ONU para Medir a Sustentabilidade do Turismo (MST) como uma ferramenta para medir as emissões do turismo nacional, uma vez que inclui dados ambientais como as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a utilização de energia como parte dos seus pilares essenciais
Institucionalização: Lançamento da Parceria Global para o Reforço da Ação Climática no Turismo como mecanismo de coordenação e agregador de iniciativas, incluindo o Sistema das Nações Unidas e as principais partes interessadas, para garantir a coerência, o alinhamento e a aceleração. Fonte: turisver.pt
Imagem: Designed by Freepik
Gostou do Artigo? Partilhe Com os Seus Amigos!