Neste sábado dia 14/09/2024 acontece a 5° edição da Eco Feira Du Bem Comum e mais uma vez a Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, recebe o evento. Um dia pensado para promover a reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente e incentivar ações transformadoras para uma sociedade mais sustentável. O encontro reunirá atividades culturais, palestras, workshops e uma feira de empreendedores.
Com uma programação diversificada, a Eco Feira Du Bem Comum propõe-se a ser um espaço de debate e aprendizagem, um feira cultural de economia circular e sustentabilidade que está sendo construída enquanto movimento de ecotransformação junto às empreendedoras e ao público, incentivando a comunidade local e visitantes a refletirem sobre o impacto das suas escolhas diárias no meio ambiente. O evento contará com especialistas que conduzirão palestras e workshops focados em temas como autoconhecimento, vínculos afetivos saudáveis, contexto atual ambiental do planeta terra e práticas de sustentabilidade no dia a dia. Todos os envolvidos na Eco Feira Du Bem Comum atuam de forma voluntária em formato de cooperação e colaboração.
Além das atividades educacionais, a feira será uma celebração cultural, com apresentações artísticas, música ao vivo e uma oferta gastronómica variada. A feira de empreendedores será outro destaque do dia, reunindo produtores e artesãos que oferecem produtos diversos, artesanais e com enfoque no consumo consciente. Desde a venda de água de coco verde, passando por cafés e kombuchas, produtos biológicos como jiló e mel, coisinhas feitas em crochet, tecidos, roupas e adornos africanos, joalheria e bijuteria, saúde e bem-estar e oráculo, até arranjos de flores para decoração feitos com materiais sustentáveis. Haverá uma vasta gama de opções para quem deseja fazer compras responsáveis e apoiar o comércio local.
A celebração cultural comandada pela MC Paolle Berklyn fica por conta de nomes como Carla Visi – foto, divulgação – (madrinha da Rede Du Bem), Muleca XIII, Toinho Britto, Bruna Garofalo, e da “Jam Angola” com Massokolo Bokolo e convidados. Haverá participação especial do cantor Pedro Pondé e Performance de Danças Ancestrais Africanas com a bailarina Milca Gangula. O grupo de Kuduro Elenco da Paz, renomado e mais premiado grupo de kuduro de Angola é quem encerra as atividades do dia.
Confira a programação!
A Eco Feira Du Bem Comum não é apenas um evento de entretenimento e compras, mas um movimento que busca provocar mudanças no modo como vivemos e nos relacionamos com o planeta. “Queremos que os visitantes saiam daqui inspirados a adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia e a entenderem a importância de agir localmente para um impacto global”, destaca Daniele Borges uma das organizadoras do evento.
Paula Vilaverde, idealizadora da Rede Du Bem, afirma “Queremos que todos sintam-se bem-vindos à nossa feira. É um evento “All People”, aberto a pessoas de todas as idades, nacionalidades e identidades. A cada edição buscamos criar um ambiente ainda mais acolhedor, onde todos possam sentir-se em casa”.
A Rede DU BEM, organizadora do evento, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconómico, cultural e ambiental de microrregiões. Já faz esse trabalho há cinco anos desde Brasil em Salvador Bahia onde participou de diversas edições da renomada “Virada Sustentável”. Atualmente conta com diversos parceiros na realização da feira, como o Palancoásis – NAAP Núcleo de Artistas Angolanos em Portugal, Marie Blanchère Camões, StudioEight, RE Capital, Projeto Somar, Fábrica Braço de Prata, Universo Percussivo, B.A.R Produção Publicitária.
Em Lisboa, começou por Marvila, uma freguesia vibrante e cheia de potencial. A equipa da Rede é plural e multicultural, liderada por mulheres fortes e visionárias como a Paula Vilaverde produtora com vasta experiência em ações voltadas para a economia criativa e Daniele Borges especialista em Inteligência Cultural.
O evento é aberto ao público e espera-se que atraia tanto famílias quanto indivíduos interessados em compartilhar mais sobre sustentabilidade e práticas do dia a dia, provar da gastronomia e diversão.
Imagens: Divulgação – Apoio: Portal Turismo Total.
Serviço:
O quê: Eco Feira Du Bem Comum
Quando: 14/09/2024
Onde: Fábrica Braço de Prata, Marvila – Lisboa
Entrada: Gratuito com contribuição solidária e voluntária com doação de roupas, livros e brinquedos, ajudando a construir uma comunidade mais solidária.
Para mais informações:
@rededubem.pt
Telefone: 913 298 214
E-mail: rededubem.pt@gmail.com
Editor: Nelson Rocha