Um encontro promovido pelos grupos Business Bahia e Prima Empreendimentos, com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reuniu 30 empresários baianos, neste sábado (14), no Hotel Ponta de Inhambupe, em Baixio, na Costa dos Coqueiros. Eles são apoiadores do Summit de Negócios Made in Bahia, marcado para os dias 30 e 31 de outubro, no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, com a expectativa de atrair dois mil executivos. O evento contou com o patrocínio da Setur-BA.
Na oportunidade, o titular da pasta, Maurício Bacelar, apresentou as potencialidades das 13 zonas turísticas da Bahia para investidores. Ele também enumerou as ações de infraestrutura, capacitação, qualificação e promoção, desenvolvidas pelo Governo do Estado para o incremento do turismo baiano. O secretário ainda falou sobre a atuação da Setur-BA na preparação de trabalhadores da região, contratados pelos hotéis do Grupo Prima que estão sendo implantados em Baixio.
“Mostramos ao empresariado que o turismo da Bahia é um campo fértil para novos investimentos. Os números do IBGE divulgados, nesta semana, confirmam o momento virtuoso do setor em nosso estado, líder nacional na movimentação das atividades turísticas”, ressaltou Bacelar.
“Ouvimos uma aula do secretário sobre o que já está acontecendo no turismo e a visão de futuro. Demos a largada no Summit de Negócios, que é uma feira voltada, exclusivamente, para a divulgação dos produtos e serviços baianos. O evento não existiria sem o envolvimento do trade turístico”, declarou o criador do grupo Business Bahia, Carlos Falcão.
“A estimativa é que, nos próximos dez anos, tenhamos investido R$ 5,6 bilhões em Baixio. Isso demonstra a confiança que temos na economia baiana. A nossa ocupação hoteleira vem crescendo, à medida em que posicionamos o destino como uma experiência diferenciada. Nosso quadro de funcionários é formado por 96% de moradores da região, nessa parceria expressiva com o Estado, que oferece a capacitação da mão de obra”, destacou o executivo do Grupo Prima, Antonio Barreto Junior.
Após o encontro, os participantes fizeram um tour por alguns atrativos de Baixio, que oferece belezas naturais emolduradas pela Mata Atlântica, com destaque para as lagoas de águas cristalinas.
Mercado do Rio Vermelho como atração turística
O fortalecimento do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) como atrativo para quem visita Salvador foi discutido entre o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, comerciantes e representantes do trade turístico, na sexta-feira (13), em um café da manhã na praça de alimentação do equipamento, seguido de visita às suas instalações. A ideia é oferecer a experiência gastronômica, em que o visitante compra os ingredientes e prepara a receita no mesmo local, associada a manifestações culturais da cidade, além da criação de um calendário permanente de eventos.
“A nossa secretaria já capacitou os permissionários do mercado, para um atendimento qualificado aos turistas, e tem apoiado uma série de eventos que acontecem aqui. Agora, estamos dialogando com eles e convidamos agentes de viagens e guias de turismo para, juntos, encontrarmos o formato que atraia mais visitantes a esse espaço gastronômico, cultural e turístico de Salvador”, explicou Bacelar.
“Conseguimos nos reerguer dos impactos causados pela pandemia e temos a esperança de ainda ver a nossa Ceasinha com um número maior de turistas. Para isso, precisamos criar novos atrativos, além dos produtos de qualidade que já oferecemos, com o apoio fundamental da Setur-BA”, relatou o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Dionísio Rios, conhecido como Alemão.
“Vamos apoiar essa proposta, trazendo empresários para conhecer o produto e dar sugestões. Todo turista que vier a Salvador terá a obrigação de visitar o mercado para comer, fazer compras e se divertir. Isso aqui é 10”, ressaltou o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Pedro Costa.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “a iniciativa tem tudo para dar certo, desde que a gente faça uma boa divulgação sobre como funciona o equipamento, que oferece segurança e comércio diversificado”.
O mercado é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e dispõe de 130 boxes em atividade e 240 vagas de estacionamento. Até domingo (15), ele sedia a Semana do Pescado e o Festival Maré de Sabores, que oferecem cozinha show e degustação de peixes e mariscos, em uma parceria do governo baiano com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Fotos: Tatiana Azeviche-Divulgação SeturBA.