“Lavagem da Madeleine” em Paris e eventos regionais são ações que contribuem com o turismo baiano

Uma multidão seguiu o cortejo por ruas de Paris (França), no último domingo (15), sob o comando de Carlinhos Brown, com a batida de tambores, capoeira, baianas típicas e rituais do sincretismo religioso, durante a Lavagem de Madeleine, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim.
“Lavagem da Madeleine”, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, chegou à sua 23ª edição, levando a cultura brasileira às ruas de Paris. Neste domingo (15), cerca de 100 mil franceses, brasileiras e brasileiros, pessoas de diferentes nacionalidades, misturaram-se nas ruas da capital francesa ao ritmo dos atabaques, em uma imersão nas culturas do Brasil, por meio da música, dança e espiritualidade. O ponto alto do evento aconteceu na “Place de La République”, no Centro da cidade.
O evento, que é a maior manifestação da cultura afro-brasileira na Europa, teve o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como parte das ações de promoção internacional do afroturismo baiano.
Na última semana, a Setur-BA também apoiou iniciativas nos segmentos corporativo, ambiental, rural, esportivo e de incentivo ao empreendedorismo. A estratégia visa fomentar a atração de visitantes para a Bahia.
O 11º Festival das Baleias, realizado pelo Instituto Redemar Brasil, em Salvador, promoveu exposições e passeios do turismo de observação de baleias-jubarte, visando desenvolver a consciência ambiental da população sobre a preservação da espécie. A programação incluiu o Ocean Troika Dialogue, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontro que discutiu o futuro do oceano, sob a perspectiva da economia sustentável.
Ainda na capital, o Fiesta Convention Center sediou a 13ª Geopública, reunindo 370 profissionais de órgãos municipais, estaduais e federais e da iniciativa privada. Eles representaram a Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo e o Distrito Federal. Coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o encontro apresentou projetos e políticas nacionais de geoinformação.
A segunda edição do Mercado Day movimentou o Centro de Abastecimento de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com a comercialização de produtos diversos e programação musical, para incentivar o empreendedorismo.  No local, foram divulgados os atrativos das 13 zonas turísticas baianas.
Interior
Na zona turística Baía de Todos-os-Santos, o município de Santo Amaro recebeu o Festival do Recôncavo, com manifestações culturais e feira de produtos da agricultura familiar, para fortalecer a economia, valorizar as tradições locais e impulsionar o turismo. Mais de cinco mil pessoas participaram do evento, incluindo visitantes nacionais e estrangeiros.
Em Euclides da Cunha, nos Caminhos do Sertão, 250 ciclistas da Bahia, Sergipe e Pernambuco participaram do Desafio de Mountain Bike, com parte dos recursos das inscrições destinada a projetos de preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da região. Na mesma zona turística, o município de Ouriçangas recebeu cerca de mil cavaleiros e amazonas, na Cavalgada dos Amigos. Fonte: SeturBA – Foto: Divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *