Projeto turístico Cidade dos Homens de Barro é lançado em Ibirataia, no sul da Bahia

O XV Festival Queima dos Homens de Barro, na fazenda Cores da Terra, em Ibirataia, no sul da Bahia – na Costa do Cacau -, foi encerrado no último sábado (21), após quatro dias de atividades. Cerca de três mil baianos e turistas participaram da programação, com manifestações culturais, gastronomia e música. O evento celebra o trabalho da artista plástica Selma Calheira, que cria esculturas gigantes, de até oito metros de altura, por meio da transformação de argila em cerâmica.
O festival, que recebeu o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), teve como ponto alto o lançamento da maquete conceitual da Cidade dos Homens de Barro. O projeto idealizado pela artista prevê a implantação de um museu a céu aberto na região, utilizando as esculturas que retratam a conexão entre o povo e a terra, com anfiteatro e infraestrutura para receber visitantes. A ideia é criar um novo atrativo na Costa do Cacau, por meio de parceria público-privada, incluindo a participação da Setur-BA.
 “ É um projeto de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram aqui, unindo arte e turismo. Quando faço as esculturas gigantes, retrato o meu povo, que é resiliente às dificuldades. O museu será uma forma de dar mais visibilidade ao município e movimentar a economia”, explicou Calheira.
 “ O Governo do Estado vai atuar na capacitação de mão de obra e atração de investimentos para esse novo equipamento turístico e cultural, que irá dar mais projeção à região. Com isso, pretendemos aumentar o tempo de permanência do visitante na Costa do Cacau”, disse a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Pela primeira vez em Ibirataia, a mineira Etelvernea Rodrigues ficou encantada com o festival. “ Fiquei apaixonada pelo evento, que mostra a riqueza cultural da Bahia e incentiva os artistas. Estou aproveitando cada minuto dessa viagem de 15 dias pela Bahia, que é o melhor lugar que existe ”, elogiou.
 “ É a minha segunda vez nessa festa contagiante. Eu acho fantástico esse resgate da cultura local. A Bahia é maravilhosa. Aproveitei para passear também em Itacaré e voltarei sempre”, completou a paulista Flávia Pircher.
Ações conjuntas
– Ainda em Ibirataia, no domingo (22), Selma Calheira se reuniu com representantes da Setur-BA, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae), Banco do Nordeste, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB), TV Band e das empresas VAR Chocolates, Avatim e Eixo 4 Soluções Inteligentes. Eles discutiram a elaboração de um plano de trabalho e a prospecção de investidores, para a execução do projeto da Cidade dos Homens de Barro.
Foto: Ascom/Setur-BA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *