O “Turismo Acessível na Bahia” foi tema de um seminário realizado, nesta terça-feira (24), no Wish Hotel, no Campo Grande, em Salvador. O evento, promovido pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), para discutir a importância da inclusão nas atividades turísticas.
A iniciativa fez parte das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia do Turismo Acessível, celebrados nos dias 21 e 27 de setembro, respectivamente. Além da Setur-BA, estiveram envolvidas no seminário as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Cultura (Secult) e as Voluntárias Sociais da Bahia.
“No turismo, o Governo do Estado desenvolve ações de qualificação e promoção e realiza obras estruturantes, voltadas para pessoas com deficiência. Para que um destino seja bom para o turista, ele precisa, primeiro, ser bom para quem vive nele. É esse caminho que a Bahia tem trilhado, como um destino inclusivo, o que tem dado destaque ao estado no turismo nacional”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, durante o evento. Foto: Tatiana Azeviche-Ascom SeturBA.
Para a presidente da Abadef, Silvanete Brandão, “é fundamental reforçar a importância da inclusão em todos os setores da sociedade, garantindo oportunidades iguais e respeito às diferenças, sendo extremamente importante ter o apoio da Setur-BA, que dialoga sobre a diversidade no turismo”.
“Nós, que temos alguma deficiência, somos seres humanos e temos nossos direitos. Precisamos de um mundo preparado para nos acolher, com acessibilidade e inclusão. Há anos atrás, era muito difícil enfrentar o olhar da sociedade. Hoje, temos espaços e pessoas que se importam com a gente”, completou a cadeirante Juranya Maria, 67 anos.