Jazz em Paris, guias de turismo da Bahia e “Percursos Feministas” no Tour Cultural


Tour Cultural # Duda Tawil –

   
Jazz às sextas no Mori Venice Bar, em Paris
Localizado no 2⁰ distrito da Cidade Luz, o Mori Venice Bar é um pedaço da Itália, precisamente da região do Vêneto, em Paris, uma das capitais gastronômicas do mundo. Decorado com bom gosto em ambiente barroco  pelo famoso designer e arquiteto francês Philippe Starck, mesclando o antigo e o moderno, ele tem à sua frente um apaixonado e sempre presente proprietário, Massimo Mori.
Ali, a boa mesa é paixão e assunto de família, pois o seu genro Julien é o diretor da casa. E agora o objetivo é transformar o local num espaço cultural, um point de pessoas antenadas. 
 
Assim, a partir de hoje, e todas as sextas, até junho de 2025, acontecem as “Sextas do Jazz”, com a cantora e musicista russa Olinka Mitroshina no piano, e no contrabaixo o americano Wil Thompson, ambos radicados na Cidade Luz.
 
Portanto, a casa é cosmopolita e aberta a diferentes culturas! Avanti!
Mais informações: www.mori-venicebar.com e @morivenicebar
A sobriedade do ambiente vai combinar com a elegância do jazz todas as sextas (crédito: Duda Tawil – PTT).
 
                   Café de la Danse em dupla noite de jazz
 
A noite de quarta passada teve jazz em dose dupla no Café de la Danse, no bairro da Bastilha, na Cidade Luz. Na primeira parte, a cantora francesa Lucile Rolls, acompanhada pelo músico franco-português Pierre Andrin. Lucile é perfeitamente anglófona e se apresenta cantando nas duas línguas, com muita afinação e bom gosto musical, também autora de suas músicas. Instagrans de ambos:  @lucilerolls e @pierre.andrin
Na segunda parte, a vez da alemã Nora Kamm & Band: @norakamm. Saxofonista, flautista e cantora multitalentosa, produtora também, Nora apresentou as músicas do seu novo álbum, intitulado “One”, no qual exprime a sua paixão pelo jazz e pelas músicas africanas. Muita energia em cena, que ela passou no decorrer do show para a plateia, tanto que no final ela colocou a galera para dançar na frente do palco.
 
Quatro músicos maravilhosos a acompanharam: Eli Frot nos teclados; Ranto Rakotomalala no baixo e sintetizadores; Michael Nyenty na bateria; e na percussão, Fabe Beaurel Bambi.
Nora e banda puseram a galera pra dançar, literalmente, no Café de la…Danse! (crédito: Duda Tawil – PTT)
 
                     
  “Percursos Feministas”: um projeto instigante sobre e em Paris
 
Vem aí, em 5 de outubro, mais uma atividade com o apoio de “Parcours Féministes” na Cidade Luz: um(a) caminhada/passeio cultural da Praça da República à Praça da Bastilha, um roteiro guiado, por cerca de 2h, e apresentado a seis mãos pela jornalista baiana Solange Cidreira, Cláudia Becerra Baudry, especialista em Comunicação, e Luciana Gransotto, a sua criadora. Está assim  anunciado: “Promenade poétique: les femmes et les lieux de lutte de Paris” (Passeio poético: as mulheres e os locais de luta de Paris).
 
À frente de “Parcours Féministes” está Luciana Gransotto, pesquisadora, doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos de gênero. 
 
Em 2022, fundou o “Parcours Féministes’, um projeto cultural independente, voltado para a promoção do trabalho de mulheres artistas em Paris. 
Ele engloba e conecta arte, cultura e feminismo, estruturando-se em dois pilares principais: a divulgação da atualidade cultural e a organização de eventos, a saber: encontros literários, degustações de vinhos e roteiros guiados feministas pela cidade de Paris. A grande jornalista baiana, com 42 anos de França, S
olange Cidreira, geógrafa e ativista cultural, colabora regularmente no projeto.
Mais informações:
 @parcoursfeministes
e
 www.parcoursfeministes.com

Luciana à frente do inédito, louvável e ousado projeto (foto: divulgação)

 
           
 Singtur-BA tem balcão receptivo no Mercado Modelo, em Salvador
Os guias de turismo da Bahia têm mais um motivo  – e que motivo! – para festejar uma nova conquista: o balcão receptivo é uma realidade e uma importante vitória para a categoria. Está localizado na rotunda do Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos e culturais de Salvador da Bahia.
Mais visibilidade e garantia de bons serviços prestados por esses cruciais profissionais da cadeia do turismo, que agradecem (agradecemos!) a todos os envolvidos, em especial à equipe da SECULT/DITUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Diretoria de Turismo  – leia-se à frente o secretário Pedro Conde Tourinho, e à Associação de Lojistas do Mercado Modelo, pelo empenho na looooooooonga luta que culminou com a instalação do posto, onde orgulhosamente se lê: “Guias de turismo credenciados no CADASTUR”.
Enfatiza a presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia – Singtur-BA, a pedagoga Rivanete Rodrigues: “Continuamos empenhados nas melhorias para nossos associados. Pode-se também contratar um guia de turismo através do nosso site www.singturba.com.br.”
Esta e outras informações, mais abrangentes, nos seguintes links:
@mercadomodelosalvadoroficial
@mercadomodelobahia
@singturbahia
@fenagtur_brasil
@embraturbrasil
 
Riva e colegas guias de turismo no posto do Mercado Modelo (foto: divulgação).
 
 
Editor: Nelson Rocha, de Portugal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *