Com o tema “Turismo e Paz“, a ONU Turismo, escolheu a Geórgia como anfitriã para a comemoração oficial do Dia Mundial do Turismo deste ano, celebrado neste dia 27 de Setembro, colocando em evidência o papel das viagens e do turismo em prol da harmonia global.
Em 2024, esta que é a mais importante comemoração do turismo mundial coincide com a Cimeira do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral da ONU, Antônio Guterres. Trata-se de uma iniciativa que visa concretizar a assinatura do Pacto para o Futuro, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, documento que resulta de complexas negociações intergovernamentais, e que tem por fim gerir e mitigar as, cada vez mais frequentes e complexas, crises mundiais.
Paralelamente, tendo em conta a imprescindibilidade de serem cumpridos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), esta Cimeira também visa evidenciar a necessidade de serem reunidos esforços para o cumprimento das metas globais em 2030. Neste contexto, o Dia Mundial do Turismo de 2024 vem alinhar o seu tema central com estas preocupações, designadamente no que respeita ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
O turismo, pela sua natureza e transversalidade humana e até humanista, tem a capacidade de promover a paz global. Mas são diversos os caminhos que podem ser adotados. Seja através do turismo responsável, sustentável ou, até, regenerativo, esta atividade económica promove a cooperação internacional e a compreensão intercultural, às quais as questões convergentes com a conservação do planeta e manutenção da paz mundial não são alheias.
No dia dedicado a uma reflexão sobre o papel fundamental do turismo na promoção da paz mundial, o grande desafio reside no modelo de desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias de turismo capazes de contribuir de forma mais incidente para a paz, para a qualidade de vida das populações e para a conservação do planeta.