Paullo Amanccio, de Salvador –
“A Bahia é a campeã do turismo brasileiro e vamos registrar um crescimento em 2025 superior ao apresentado em 2024”. A declaração otimista é do secretário estadual de Turismo Mauricio Bacelar, feita na manhã dessa segunda-feira, dia 28, durante o painel “Perspectivas do Turismo da Bahia”, no teatro do Senac Pelourinho, reunindo representantes do trade turístico e autoridades do setor de turismo de municípios baianos e estados do Nordeste.
Bacelar e a Bahia têm bons motivos para comemorar. No primeiro semestre deste ano, o estado arrecadou R$ 2,4 bilhões em ICMS, o que representa a segunda maior receita com turismo do Brasil, de acordo com o IGBE, atrás somente de São Paulo e à frente do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre janeiro e setembro deste ano, a Bahia registrou um crescimento de 58,5% na chegada de turistas internacionais, sendo o estado do Nordeste líder neste segmento.
A Bahia é ainda o terceiro estado do país em atração de voos, sendo o maior estado do Nordeste em frequência de voos internacionais. O estado também registrou o maior fluxo de passageiros nos aeroportos entre os estados do Norte e Nordeste do país, com 8,03 milhões de viajantes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Bahia tem se destacado também na captação de eventos, sendo registrados 221 eventos de diversos segmentos nesse ano, o que tem elevado a ocupação hoteleira, batendo recorde dos últimos 12 anos, segundo a ABIH – Associação Baiana da Indústria Hoteleira.
Bacelar citou ainda os números surpreendentes registrados nos turismos de avistamento de baleias, religioso, de mergulho urbano, comunitário, observação de aves e pesca esportiva entre outros.
Em sua fala, o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, enfatizou a necessidade de se adotar medidas concretas para que esse bom momento vivenciado pelo turismo baiano seja transformado em uma tendência real e não fique apenas no modismo passageiro. “O Brasil é o maior destino do ecoturismo do mundo e a Bahia é o carro chefe desse crescimento”, afirmou, Freixo, desejando que o setor do turismo – que hoje representa 8% do PIB brasileiro – se transformasse no motor da economia brasileira do século 21.
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Ana Carolina Medeiros, parabenizou o trabalho feito pela Embratur e o governo da Bahia, que de acordo com ela, tem contribuído para o bom resultado no setor. “Tudo isso só é possível diante da parceria entre os agentes de viagem, hotelaria e sindicato. O trabalho desenvolvido por essas entidades, com estratégias de políticas públicas bem fundamentadas, bem realizadas, com muitos resultados positivos, também deve-se a nós que recebemos esses turistas”, afirmou.
Voo Paris-Salvador
O painel antecede a cerimônia do voo inaugural da Air France, ligando Paris a Salvador, marcada para o período da tarde, no aeroporto da capital. Com o lançamento do voo direto entre Salvador e Paris, a Bahia se torna ainda mais acessível ao público internacional. A Air France oferecerá três frequências semanais, proporcionando mais de mil assentos por semana. O voo, que parte de Salvador às 18h50 e chega a Paris no dia seguinte, conecta os turistas a mais de 180 destinos na Europa e além.
De acordo com Bacelar, essa nova rota representa um marco na estratégia do governo baiano de posicionar o estado como um destino turístico global, destacando não apenas suas belezas naturais, mas também seu rico patrimônio cultural.
Fotos: Setur-BA
Editor: Nelson Rocha