Em voo de estreia da linha aerea Paris-Salvador-Paris, 350 pessoas desembarcaram na capital baiana, na tarde desta segunda-feira (28), no Aeroporto Internacional de Salvador.
Durante evento de celebração, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o momento, afirmando ser um marco para a Bahia, e destacou ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento turístico do Estado.
“Para chegarmos à data de hoje, nós trabalhamos muito, conversamos bastante com a Air France, com a Gol, com a administração do Aeroporto. Aqui é o resultado de muitas mãos. As pessoas, quando vêm à Bahia, consomem, vão para hotéis, restaurantes, bares. Por isso nós viabilizamos a infraestrutura das estradas, dos aeroportos e aeródromos regionais, a segurança delas. O trabalho é esse, e a gente vai garantir que esse voo se consolide e permaneça por muito tempo”, declarou o governador.
A recepção dos recém chegados da capital francesa, assim como os passageiros que embarcaram para Paris foi feita por Rodrigues, juntamente com o presidente da Embratur Marcelo Freixo, pelo secretário estadual de turismo Maurício Bacelar e pelo diretor-presidente do Salvador Bahia Airport e da Vinci Airports no Brasil, Julio Ribas.
Segundo dados do Aeroporto Internacional de Salvador, Paris é um dos principais destinos da europeus saindo da capital baiana. Só esse ano, a Air France realizou 1.800 viagens saídos de Salvador para Paris. A ponte aerea entre Salvador e Paris terá frequência de três voos semanais em uma aeronave modelo Airbus A350, com 324 assentos disponíveis, com um tempo de voo estimado em 10 horas.
Já na capital da França, a Bahia se conectará a mais de 160 outras cidades da Europa, África e Ásia. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estima um aumento de 61% na entrada de turistas estrangeiros no próximo ano, com a rota aérea.
“Esse voo é uma conquista para o Brasil inteiro. A França, hoje, é o país que mais emite turistas da Europa para o Brasil e a gente quer muito que esse turista europeu chegue no Nordeste. A gente tem promovido o Brasil através de inteligência de dados, analisando os mercados, e a Bahia coordena esse crescimento no Nordeste inteiro. O Nordeste é cada vez mais competitivo em relação ao Caribe, exatamente porque a gente oferece uma diversidade que não tem em outros lugares do mundo”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmando que 8% do PIB brasileiro vem do turismo internacional, sendo que só no ano passado forma 6,9 bilhões de dólares arrecadados.
Fonte: Muita Informação – Foto: Mateus Pereira/GOVBA.