O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, foi selecionado como finalista em três categorias do Prêmio Jatobá com os projetos “Viagem Azul” e “Ocupa AeroCultural”. As iniciativas, que promovem a inclusão social e a valorização da cultura afro-brasileira, concorrem nas categorias de ESG, Evento de Comunicação e Projeto Especial. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro.
O projeto Viagem Azul tem como foco proporcionar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma experiência prática e guiada de como é o processo de uma viagem de avião, a fim de reduzir a ansiedade e facilitar suas jornadas futuras no aeroporto. Em parceria com o CRE-TEA, o aeroporto ofereceu um dia de imersão, durante o qual os jovens puderam simular todo o percurso de um passageiro, desde o check-in até o embarque e o acesso ao pátio de aeronaves.
Outro projeto finalista é o Ocupa AeroCultural, uma celebração da cultura afro-brasileira que transforma o aeroporto em palco de expressões artísticas durante o Mês da Consciência Negra. Ao longo de novembro, o terminal é ocupado por eventos culturais que incluem apresentações musicais, oficinas e intervenções artísticas, oferecendo visibilidade a talentos emergentes da cultura negra. Crédito: Will Recarey / Salvador Bahia Airport.
“Essas iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos artistas negros da cidade, amplificando suas vozes e promovendo a produção cultural local. Projetos como esse estão alinhados aos princípios de diversidade e sustentabilidade do nosso Manifesto e a Agenda 2030. Para nós, ser finalista do Prêmio Jatobá com esses projetos é um reconhecimento importante no nosso trabalho em favor da inclusão, da diversidade e da cultura”, destaca Daniela Franco, Gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil.