A Feira Internacional de Turismo, anunciou a participação, pela primeira vez, do Brasil como País Parceiro em sua 45.ª edição, que será realizada de 22 a 26 de janeiro de 2025, organizada pela IFEMA MADRID. O acordo foi firmado na Embaixada do Brasil em Madrid pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e pelo vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez.
Num contexto de crescimento do turismo no Brasil, que, segundo os últimos dados da Embratur, registou um aumento de 13% no número de turistas internacionais até outubro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, a FITUR surge como o cenário estratégico-chave para desenvolver o seu posicionamento global e impulsionar o potencial da sua oferta turística diversificada.
Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil, afirma que “ser o país homenageado na FITUR é uma conquista extraordinária. Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro, e 2025 promete superar as nossas expectativas, tanto em resultados como em visibilidade global. A FITUR será nossa vitrine para destacar o potencial do país, especialmente num ano em que também seremos sede da COP30 e do BRICS.”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, salienta, por sua vez, que o Brasil aproveitará a FITUR para “ressaltar a nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder no turismo global”.
Já o Embaixador do Brasil em Espanha frisa que Brasil e Espanha são “países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. No setor turístico, temos trabalhado para fortalecer os nossos laços com o objetivo de combinar o potencial brasileiro com a experiência espanhola. Além de ser um importante emissor de turistas, Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte chave de investimentos para o setor turístico nacional e um país com vasta experiência nesta área”.
O vice-presidente Executivo da IFEMA Madrid destacou, por sua vez, que “esta aliança fortalece os laços entre a Espanha e o Brasil, abrindo novas oportunidades de colaboração para a promoção da riqueza turística do Brasil, com uma feira como a FITUR, posicionada como o encontro imprescindível para o mercado global de turismo, que encerrou a sua última edição com 250.000 visitantes e a participação de 152 países e 96 representações oficiais.”
Como País Parceiro, o Brasil não só amplia a sua presença no turismo global, como também reforça o sucesso da sua estratégia promocional em mercados-chave, como o espanhol. A sua participação será destacada na comunicação visual da feira e em campanhas publicitárias distribuídas por Madrid, apresentando uma agenda focada na geração de negócios e na sustentabilidade.
O setor turístico terá a oportunidade de participar em iniciativas como o lançamento de uma campanha publicitária dirigida à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e novos acordos estratégicos com organizações internacionais.
Além disso, o Brasil exporá, também, a sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as suas regiões, companhias aéreas, operadores e cadeias hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência. A seleção de co-expositores será focada em promover destinos qualificados e variados, consolidando o país como um destino de referência mundial, com o objetivo de diversificar a oferta turística, aumentar a duração da estadia dos visitantes e maximizar o gasto dos turistas internacionais. Fonte: publituris.pt