Tour Cultural – Duda Tawil –
Zélia Gattai nos 150 anos da emigração italiana no Brasil(e)
A obra Zélia Gattai Amado e l’Emigrazione italiana in Brasile, da escritora, jornalista, pesquisadora e tradutora Antonella Rita Roscilli, pela Cosmo
Iannone Editora, terá seu lançamento nacional em 8 de dezembro, na Itália, na Feira Literária Nacional “Più Libri, Più Liberi”. O grande evento está na sua 23a edição e acontece anualmente no Centro Congressi Roma-La Nuvola, realizado pelo arquiteto Massimiliano Fuksas, no bairro EUR, em Roma.
Serão mais de 700 eventos e 597 expositores de 4 a 8 do vindouro mês!!!
O livro foi escolhido para representar e homenagear os 150 anos da emigração italiana no Brasil(e), que estão sendo comemorados neste 2024. Na conferência participarão Renato Mosca de Souza,embaixador do Brasil(e) na Itália, San Marino e Malta; Fabio Porta, deputado italiano, representante da América do Sul/Circoscrizione Estero, e presidente da Associazione di Amicizia Italia-Brasil(e); o professor Norberto
Lombardi, diretor da coletânea “Quaderni Sulla Migrazione”, além da autora.
Anto é a biógrafa de Zélia Gattai e brasilianista. Além de mestra e doutora pela Universidade Federal da Bahia, na Itália é, há anos, membro correspondente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
Desde já, parabéns/auguri, e avanti!
Viva a Itália e salve o Brasile!
Os mistérios de Cleópatra no IMA, em Paris!
O fabuloso Instituto do Mundo Árabe (IMA), em Paris, cujo presidente é o ex-ministro da Cultura da França, Jack Lang, e o diretor-geral Chawki Abdelamir, faz vernissagem da exposição Le Mystère Cléopâtre, no próximo dia 10 de dezembro.
Ao mesmo tempo, eles falarão dos pontos altos da sua programação para 2025. Entre elas, a grande exposição dedicada a Biblos, importantíssimo porto da civilização fenícia no Mediterrâneo, litoral do Líbano. É patrimônio mundial da Unesco, a cidade mais antiga do mundo que jamais deixou de ser habitada, com mais de seis mil anos de história, dos grandes navegadores e comerciantes da Antiguidade, e também o berço do primeiro alfabeto da Humanidade!!!
Mais informações: www.imarabe.org
“Interior da Terra” no Espaço Frans Krajcberg, em Paris
No próximo dia 11 de dezembro, na capital francesa, será exibido o curta-metragem Interior da Terra, de Bianca da Costa, realizadora e fotógrafa brasileira, do Rio de Janeiro, no Espace Frans Krajcberg, 15° distrito da Cidade Luz. O filme tem a duração de 20 minutos, e encontro contará também com a participação de Macia Mura, militante autóctone Mura, educadora e escritora. Em seguida, acontece um debate com o público.
O evento está no contexto da importante exposição Yuxi Nukukunai, O Encontro das Almas, proposta desde setembro por Sylvie Depondt, Éric Darmon e a Associação dos Amigos de Frans Krajcberg, a saber: Capucine Boutte, Gabrielle de L´Estoile e toda a equipe daquele extraordinário Centro de Arte Contemporânea Arte & Natureza, situado no Chemin de Montparnasse, 15° distrito de Paris.
Mais informações: www.espacekrajcberg.fr
Interior da Terra (Trailer) _ 13ª Mostra Ecofalante de Cinema – YouTube
O filme será exibido em 11 de dezembro com entrada livre (foto: divulgação)
Paroano Sai Milhó: 60 anos na Varanda do SESI
O tradicional e icônico bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó realiza, no próximo dia 7 de dezembro, um sábado, seu último show de 2024, comemorando não apenas o final do ano, mas também o marco histórico de seus 60 anos de existência. O evento será na Varanda do SESI Rio Vermelho, com início às 21h30, e promete fechar o ano com muita música, energia e as inesquecíveis vozes que marcaram o Carnaval baiano por seis décadas. Portanto, uma tradição!
Considerado um dos mais antigos e tradicionais grupos carnavalescos da Bahia ainda em atividade, o Paroano Sai Milhó foi fundado em fevereiro de 1964, e sua trajetória é marcada por sua autenticidade e originalidade. Consolidou-se como um dos maiores símbolos da cultura carnavalesca musical baiana. Ao longo dos anos, o Paroano conquistou um lugar de ouro no coração dos foliões, sendo reconhecido como “A Joia do Carnaval”, pela sua proposta única de folia.
Reservas e mais informações: zap e tel (71) 99160-9140
Fotografias em abecedário literário parisiense
Até 1° de fevereiro de 2025 quem for à Cidade Luz pode conferir a bela exposição de fotografias Um Abecedário Literário Parisiense, de Aragon a Zola. Ela acontece na prestigiosa Galeria Roger-Viollet, do 6° distrito. O tema, que é um diálogo entre literatura e foto, é uma proposta a todos os amantes da cidade a fazer um passeio na Paris dos escritores, percorrendo os bairros que fizeram parte do cotidiano dos escritores ou que habitaram a sua imaginação. Um convite a leituras ou releituras, deambulando pelos seus passos, ou no coração dos seus lugares familiares. Ao mesmo tempo, é uma homenagem a eles.
A maior parte das fotos faz parte do acervo da Biblioteca Histórica da Ville de Paris (BHVP) e difundida em exclusividade pela Galerie Roger-Viollet. A mostra apresenta 80 delas, numeradas e em edição limitada.
Mais informações: www.galerie-roger-viollet.fr
Salvador sedia Encontro Brasileiro das Cidades Históricas
A partir de segunda-feira, entre os dias 2 e 5 de dezembro, Salvador da Bahia se transformará no centro das discussões sobre preservação, inovação e turismo sustentável. Ela vai acolher o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e Conferência Internacional de Turismo Criativo. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Creative Tourism Network, ocorrerá na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, e trará como tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial”.
A abertura oficial, no dia 2, às 14h, no icônico Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, contará com a presença de importantes autoridades, como Bruno Reis, prefeito de Salvador; Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios; Leandro Grass, presidente do IPHAN; Cleber Rodrigues, gerente de Marketing da Infraero, além de representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, UNESCO, Embratur, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Creative Tourism Network, Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e SEBRAE.
Edição: Nelson Rocha, de Portugal
editor@portalturismototal.com.br