Arte visual, cinema e música são destaques no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil –

 

Artista visual Luan Xtreet e o Laboratório 71.ba

Laboratório71.ba é um projeto criado em 2014 por Luan Xtreet, artista visual autodidata baiano, responsável pela sua arte e direção, que tem por objetivo aproximar o público da arte de rua, através de diversas linguagens artísticas.

As suas criações transitam entre pinturas, gravuras, audiovisuais, sonoridades, escritos e oralidades. São ocupações experimentais em galerias, centros de pesquisa e cultura, e espaços públicos, como museus, que acontecem há 10 anos.

Hoje, através de um edital, Luan almeja adentrar as galerias de arte, acompanhado de suas narrativas enquanto artista contemporâneo, cheio de ideias para se lançar em novas criações. “Fazer arte pra mim é como experienciar  novos sentidos, pela necessidade de compreender a realidade  na qual  posso coexistir”, diz o artista. Mais informações pelo zap: https://w.app/B230RV

 

Luan e um dos seus trabalhos no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador (crédito: Duda Tawil – PTT).

 

 

“Rosa Tirana” no Cine Glauber Rocha, em Salvador

Filme do diretor baiano Rogério Sagui, “Rosa Tirana” foi eleito Melhor Filme no 16º Panorama Internacional Coisa de Cinema e recebeu cinco indicações ao 7º Prêmio FantLatam, o “Oscar Latino do Cinema Fantástico”.

É uma história de fé e fantasia no sertão nordestino que ontem chegou à telona nesta do Cine Glauber Rocha, em Salvador, marcando o início de sua trajetória no circuito comercial. Longa-metragem gravado em Poções, cidade natal do cineasta no interior da Bahia, o filme foi produzido de forma independente e contou com o apoio da comunidade local, e se destaca por sua qualidade técnica e narrativa poética.

A trama acompanha a jornada de Rosa, uma menina interpretada pela atriz Kiarah Rocha, que, durante uma das maiores secas do Nordeste, enfrenta uma travessia por uma caatinga árida e fantasiosa em busca de um encontro com Nossa Senhora Imaculada, conhecida como a “Rainha do Sertão”.

Produzido pela Gramugêiro Filmes e distribuído pela pioneira Umbuzeiro Filmes, Rosa Tirana já conquistou reconhecimento no cenário audiovisual. Em 2022, foi indicado em cinco categorias ao 7º Prêmio FantLatam, incluindo Melhor Filme, Roteiro e Direção, além de vencer o prêmio de Melhor Filme pelo júri oficial no 16º Panorama Internacional Coisa de Cinema.

A trilha sonora original do longa, composta pelo próprio diretor e interpretada por Elba Ramalho, é um dos destaques da produção. Após a estreia, o filme ficará em cartaz por uma semana no Cine Glauber Rocha e terá exibição no projeto Cine Movimenta Centro em janeiro, passando por cidades como Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Itabuna e Porto Seguro.

O diretor baiano Rogério Sagui (foto: divulgação)

 

 

Barlavento em show no Santo Antônio, hoje

O Grupo Barlavento celebrará seu público cativo em um show especial hoje, às 17h, no Largo do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador. A apresentação gratuita promete trazer toda a energia e musicalidade do formato que a banda levou recentemente para a Itália, onde participou do renomado Festival La Ghironda XXVII Edizione – Rassegna di Arte e Cultura Popolare dei 5 Continenti, realizado nos dias 14 e 15 de setembro, em Martina Franca, na bela região da Puglia.

O repertório do grupo, que será recriado em Salvador, destaca a riqueza musical do Recôncavo baiano, com canções de domínio público cantadas em terreiros de candomblé e manifestações populares como Boi-Janeiro, Barquinha e São Gonçalinho, além de autorais marcantes como “Vatapá da Véia”, “Quebramar”, “Festa de Rua”, “Lua Nova de Mutá” e “Marisqueira”.

Outro marco dessa trajetória internacional foi a parceria iniciada pela produtora e atriz Selma Santos, que acompanhou o grupo na Itália e está em tratativas para trazer uma das atrações do La Ghironda ao Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia 2025, fortalecendo os laços entre os dois festivais.

A apresentação no Largo do Santo Antônio é uma oportunidade imperdível para o público de Salvador vivenciar o espetáculo que encantou o público europeu, reafirmando a força e a beleza da cultura baiana no cenário global.

O Grupo Barlavento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital Mobilidade Cultural, e é composto por quatro talentosos músicos: Davizinho, Hamilton, Jorge e Menino.

De volta da Itália, Barlavento estará hoje no Santo Antônio Além do Carmo (foto: divulgação)

 

Itália e Bahia se unem com Tojo e Daniella Firpo

O arquiteto e artista italiano Vittorio Fava, conhecido como Tojo, inaugura sua primeira exposição na Bahia com a mostra I Miei Disegni (Os Meus Desenhos), na Pousada des Arts (Varanda da Isa), no coração do Santo Antônio Além Carmo, em Salvador. A vernissagem acontecerá na próxima sexta, dia 20, a partir das 20h, e contará com uma apresentação especial da cantora e compositora baiana, radicada na Itália, Daniella Firpo, que apresentará o pocket show “Bella Ciao”. A performance de Firpo vai integrar canções italianas e brasileiras, criando uma fusão musical que celebra os pontos de encontro culturais entre os dois países, unidos por uma forte tradição musical e histórica. Será acompanhada pelo músico Nova, no violão. A exposição segue aberta e gratuita ao público até o dia 8 de janeiro de 2025.

A conexão de Tojo com a Bahia é marcada pela relação com Daniella, sua companheira e também uma artista de destaque. Nascida na Bahia, Firpo foi uma das grandes responsáveis por levar a música brasileira à cena musical italiana, depois de sua participação no famoso Ferrara Buskers Festival em 2006, quando foi convidada especial para representar o país. Desde então, tem promovido a cultura brasileira por meio de sua música, criando um elo. Ela e Tojo, além de compartilharem uma vida pessoal, também criaram o projeto Combinart: Art&Music, que busca integrar arte visual, música e poesia.

Daniella, com sua voz marcante, vai compartilhar sua bagagem musical no evento, misturando canções italianas e brasileiras em um repertório único que reflete sua jornada artística e cultural entre Brasil e Itália. A apresentação promete ser um momento especial de celebração, aproximando as duas culturas por meio da música, enquanto as obras de Tojo transformam o ambiente com sua visão singular e cheia de emoção.

Daniella e Tojo: Brasil e Itália na vida e na arte (foto: divulgação).

 

Natal no show “Tico-Tico Canta Choro na Varanda”

Na próxima segunda, dia 16, às 20h, a Varanda do SESI Rio Vermelho será palco de uma noite dedicada à música brasileira, com direito a celebração especial de Natal. É o show “Tico-Tico Canta Choro na Varanda”, pelo “Segundas do Chorinho – ano 13”, que terá a presença ilustre do Regional Tico-Tico no Dendê a tocar choro e samba, dois dos gêneros autênticos que definem a alma musical do Brasil.

O espetáculo, liderado por Caio Brandão, traz um repertório que é uma verdadeira viagem pela história da música brasileira, com composições de ícones como Pixinguinha, Chico Buarque, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, além de belas canções autorais que refletem o espírito do grupo. O Tico-Tico no Dendê, com seu timbre inconfundível, promete (en)cantar o público com sua mistura de talento, tradição e inovação.

Com Clara Elisa no pandeiro e voz, Jarder Jardineiro no clarinete, Vitin do Bandolim no bandolim e cavaquinho, Camile Bueno na flauta transversal e Caio Brandão no violão de sete cordas e voz, o grupo traz a cada performance uma vibração genuína que só a verdadeira música brasileira pode oferecer.

E tem mais: Rique Boa Sorte, cantor e poeta, e Mirceia Jordana, na voz, farão participações especiais e trarão interpretações que unirão poesia e música. Entre as músicas que serão apresentadas, grandes clássicos como “Carinhoso”“As Rosas Não Falam”“Um Chorinho”, “Fala Baixinho”“Noites Cariocas”“Meu Caro Amigo”“Assanhado”“Ingênuo” e “Doce de Coco”. Imperdível!

Mais informações e reservas pelo zap: (71) 98422-8112.

 

 

  Entre sambas e chorinhos, o Tico-Tico em clima natalino (foto: divulgação).

 

Edição: Nelson Rocha, de Portugal

editor@portalturismototal.com.br

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *