Homenagem ao escritor Clarindo Silva em Salvador e música são destaques do Tour Cultural. Confira! 

@Tour Cultural – Duda Tawil –

 

 

 

Secult e Oficina de Turismo Criativo, em Salvador

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador brilhou novamente, na segunda passada, ao propor para o trade a Oficina de Experiências de Turismo Criativo, no auditório que homenageia, com seu nome, a saudosa Makota Valdina, em prédio anexo à Casa das Histórias de Salvador (www.casadashistoriasdesalvador.com.br).

Foi uma manhã de trocas de experiências, estabelecimento de uma rede de conexões e contatos entre os presentes, com foco na busca de criação, aperfeiçoamento e divulgação de roteiros turísticos criativos, na oferta de serviços turísticos originais e autênticos da cultura local, ou, em outras palavras, na contracorrente dos roteiros turísticos pasteurizados e massificados do cenário presente.

A palestrante foi a francesa natural de Nîmes, na região da Provence, pero radicada em Barça há muitos anos, Caroline Couret, uma confessa apaixonada pela Bahia, onde costuma vir várias vezes. Atualmente, ao tempo em que trabalha virtualmente no melhor estilo home office, Carol curte dias de sol, calor e mar em Morro de São Paulo, no litoral sul baiano, antes da iminente volta ao Velho Continente. Ela é a fundadora, idealizadora e diretora da Creative Tourism Network. 

No prestigioso grupo presente, estavam Jamile Machado, coordenadora de Promoção do Turismo da Secult/Prefeitura de Salvador; e a turismóloga Simone Costa, especialista em Turismo do Prodetur na Secult, mestranda em Geografia pela Ufba, vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2023 como “Profissional Destaque – categoria Governo – Técnico/Ministério do Turismo”, dentre tantos títulos desta grande profissional baiana. (www.prodeturssa.salvador.ba.gov.br @secultba)

Multitalentosa, Simone confeccionou ela mesma as delícias servidas no coffee break, para regalo – e aplausos! – dos atentos e debatedores comensais.

Esse rendez-vous matinal contou com as presenças de Greice Zago (Comunica&Articula – Restaurante Secreto – 71.99168-8665); Ludmila Santos (Mami Wata Experiências Culturais Imersivas – (71)98405-5526 e @mamiwata.experience); Rosa Santos (Laisser Couler Turismo e Eventos – 71.98861-1349 e @laisser_couler, a partir de 2025); Lindinalva Silva (Rota Afro Congo Bahia –  71.99937-5731); Nadinho do Congo (Afoxé Filhos do Congo – 71.99145-7720); Hilda Almeida (Mambré Agência de Turismo Religioso Católico Comunitário – 71.98661-7548 e @mambre.tr); Rose Nascimento (Fotografia e Cotidiano – @rosenascimento.art  e 71.99170-2643); Paulo Sérgio Fonseca (guia de turismo com ênfase na imersão e interação na cultura local: @paulo_fonseca02 e 71.994109817); Diogo Santos (turismólogo e pesquisador da Uneb – 75.99179-6231); Andréa Barbosa (Andréa Barbosa Joias, joias artesanais, ancestralidade da ourivesaria – @andreabarbosajoias e 71.99916-0015); e Geneci Silva Sales (Turismo na Guerreira, em Periperi – (71) 99341-6896 e @turismo.guerreira).

Caminhos abertos e sucessos para todo mundo!

O rendez-vous aconteceu no Auditório Makota Valdina, no Comércio (crédito: Duda Tawil – PTT).

 

 

Patrick Deshayes no Espaço Krajcberg, em Paris

Ontem, na Cidade Luz, o Espaço Frans Krajcberg recebeu o seu fiel público para uma conferência do antropólogo, etnólogo e cineasta Patrick Deshayes sobre a noção da imagem dos índios Huni Kuin, da Amazônia, e projeção do filme Nawa Huni.

rendez-vous aconteceu dentro do contexto da atual exposição “Yuxi Nukukunai – O Encontro das Almas” proposta desde setembro e que hoje se encerra, naquele espaço também conhecido como Centro de Arte Contemporânea Arte & Natureza, em pleno bairro de Montparnasse da capital francesa, no local onde o saudoso Krajcberg tinha seu ateliê. Ele também assinou o seu livro “Les Mots, Les Images et Leurs Maladies” ou “As Palavras, As Imagens e Suas Doenças”.

Militante a favor da natureza e do meio ambiente, combatente ferrenho através de sua arte que ganhou o mundo, o polonês, depois naturalizado francês, e por fim, brasileiro, Frans Krajcberg viveu por muitos anos, até o final de sua vida, em Nova Viçosa, no sul da Bahia. Ele nos deixou em 2017, e o espaço é dedicado à exposição de sua obra, e ao legado de seus ideais através de sua arte.

Mais informações: www.espacekrajcberg.fr e @espace_krajcberg

 

A palestra encerra a exposição “Yuxi Nukukunai – O Encontro das Almas”  (foto: cartaz de divulgação)

 

Caminhada homenageia Clarindo Silva, hoje! 

A tradicional Caminhada da Amizade, criada em 1986, acontece hoje, reunindo lideranças do movimento negro baiano em uma celebração de devoção e fé. Com saída marcada para as 7h do Pelô, o evento seguirá em direção à Colina Sagrada, ou à Igreja do Senhor do Bonfim.

Neste ano, a edição presta uma homenagem especial a Clarindo Silva, fundador do Restaurante Cantina da Lua, destacando sua contribuição à cultura e à comunidade com o tema “Claro que é Clarindo.

O evento, que celebra os laços de amizade e harmonia, contará com mais de 100 pessoas vestidas de branco, reafirmando seu compromisso com a vida, saúde, paz e prosperidade para o futuro.

Os participantes da caminhada estarão trajando blazers e camisas brancas, desenhados e confeccionados pelo designer Alberto Pita. A concentração terá início às 7h no Restaurante Negros Bar, onde será oferecido um café da manhã para todos os presentes.

Entre os participantes, estarão nomes conhecidos como Vovô do IlêZé Sérgio GabrielliCoióSílvia RitaÂngela GuimarãesAlberto Pita,  Sérgio GuerraAlbino ApolinárioArizinhoNapoleãoVadinho FrançaJorge WashingtonDody Só, e muitos mais.

Figura emblemática do Centro Histórico de Salvador, Clarindo recebe homenagem nesta sexta. Na foto, concedendo autógrafo para turistas. Divulgação- – Arquivo Portal Turismo Total.

 

Centenário de Altamiro com show “Carrilhando”

Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Altamiro Carrilho, um dos maiores flautistas e compositores da música brasileira, será realizado um tributo emocionante!

No próximo dia 22, o flautista Leandro Tigrão, acompanhado de outros talentos do chorinho brasileiro, apresenta o show “Carrilhando”, um espetáculo que promete tocar os corações dos admiradores do choro e relembrar a grandiosidade da obra de Carrilho.

“Carrilhando” é também o nome do choro composto por Leandro Tigrão em homenagem ao mestre. O show será realizado na tarde de domingo, às 17h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, com a participação de músicos renomados da cena do choro: Dudu Reis (cavaco), Raul Cunha (violão), Natan Drubi (violão 7 cordas) e Tadeu Maciel (pandeiro).

Além disso, o show contará com as participações especiais dos flautistas Elisa Goritzki, Kiko Souza e Murilo Tigrinho, filho de Tigrão, que também contribuirá com sua flauta para a homenagem ao grande Altamiro.

Altamiro Carrilho, que teria completado 100 anos amanhâ, 21 de dezembro, foi um dos maiores expoentes do choro, influenciando diversas gerações de músicos e ganhando reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente. Sua obra, marcada por sua sensibilidade única e domínio técnico da flauta, continua a ecoar nas performances dos maiores intérpretes da música brasileira.

O repertório do show incluirá algumas das mais célebres composições de Altamiro, além de clássicos do choro que marcaram sua carreira. O evento será uma verdadeira celebração de sua contribuição para a música brasileira, reunindo músicos e público em uma tarde de puro deleite musical!

O show é uma parceria entre o Projeto Segundas do Chorinho, Hessel & Siri Produções, Doris Pinheiro Assessoria de Imprensa e o Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Mais informações e reservas de mesa pelo zap (71) 99160-9140.

Leandro Tigrão fará homenagem ao mestre Altamiro, domingo (foto: divulgação)

 

 

Edição: Nelson Rocha, de Portugal.

editor@portalturismototal.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *