Balé Folclórico da Bahia, documentário e música são destaques no Tour Cultural

Duda Tawil –

 

Workshop “Ativação da Visão 2025”, amanhã, 20h

 

Um encontro online de 90 minutos amanhã, dia 28, às 20h, é o que propõe Cissa Costamilan no seu workshop/oficina “Ativação da Visão 2025”, para você manifestar seus sonhos com intenção e clareza. “Vamos abrir o campo energético, meditar sobre seu propósito, realizar um ritual de liberação, criar seu vision board com um plano de ação, alinhar metas e se conectar com uma comunidade inspiradora”, diz a facilitadora.

Cissa sempre propõe, nas ocasiões especiais, facilitação de retiros, workshops corporativos para integração do time, sessões de conexão na floresta e mentoria individual. Ela assegura: “Eu te guio para reconectar com seu poder pessoal, expressar sua verdadeira autenticidade e cultivar alegria e paz interior em uma jornada leve e comprovada.”

Mais informações: zap 21.99237-7151 e @cissajoy 

 

Cissa promove uma oficina espiritual amanhã (foto: Ricardo Gurgle / divulgação)

 

Balé Folclórico da Bahia é direto ao coração!

 

Assim define o seu final de ano, o diretor do Balé Folclórico da Bahia, Vavá Botelho: “Há 39 anos, o meu Natal e Réveillon foram assim, recluso, para dar o maior passo da minha vida espiritual, entregando minha cabeça e destino ao comando de Oxalá e Oxum. Tudo que tenho e venho fazendo até hoje é fruto dessa entrega. Todas as vitórias são resultado dessa força AXÉ que comanda minha vida. Desde o retorno das atividades pós-pandemia, as coisas só cresceram, evoluíram, e o Balé Folclórico da Bahia ganhou uma dimensão mundial maior ainda do que já tinha nos 32 anos que antecederam a Covid-19. Conseguimos patrocínios, fizemos espetáculos importantes, voltamos ao circuito internacional com curta turnê nos Estados Unidos em setembro passado”.

Continua ele: “Agora estamos de malas prontas para uma longa turnê no continente-mãe da humanidade, a África, nossa fonte maior de inspiração e é pra lá que partimos no dia 2 de janeiro. Orixás e Vodun nos aguardam ansiosos. E nós também! Voltaremos em fevereiro às filmagens do documentário DIRETO AO CORAÇÃO, sob a direção de gloriosa (rsrsrs) Glória Pires, graças ao fundamental patrocínio da Gran Services, empresa baiana e de baianos que acreditam em nossa história”.

Começar o ano assim é para poucos. E ainda tem muito mais. Só para dar mais uma grande boa notícia, fechamos patrocínio com o Will Banco para a tão sonhada turnê nacional do espetáculo “O BALÉ QUE VOCÊ NÃO VÊ”, a partir de agosto. Como pode melhorar 2025? Um graaaaaaannnndddeee Ano Novo!

BFB estará em turnê na África em janeiro! (foto: divulgação) 

 

Doc “Irará: Entre Sabores e Saberes” é lançado

 

O documentário “Irará: Entre Sabores e Saberes” é uma rica produção que não só celebra as manifestações culturais daquele município baiano, mas também reforça a importância da preservação e valorização dos saberes ancestrais, garantindo que as futuras gerações conheçam e respeitem suas raízes culturais.

A fotógrafa Lucy Anunciação, natural e residente de Irará, foi contemplada no Edital 001/2023 – Edital de Audiovisual de Fomento à Cultura, Lei Paulo Gustavo, na categoria I para obras audiovisuais sobre as manifestações culturais de seu município. Com o apoio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, Lucy produziu o documentário “Irará: Entre Sabores e Saberes”, que foi lançado oficialmente no último dia 20 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Irará.

O doc destaca aspectos essenciais da cultura local, como gastronomia, capoeira, cerâmica, artesanato, literatura, entre outros, promovendo a memória e compartilhando o legado cultural com o mundo.

O lançamento contou com a exibição do documentário, acompanhada de uma exposição das peças produzidas pelos agentes culturais que participaram da iniciativa. Além disso, o evento proporcionou aos presentes uma degustação de iguarias típicas da região, como bolos caseiros, tapioca, beijus, suco de aipim e bolachinhas de goma.

A expectativa é que outras exibições do documentário sejam realizadas em escolas, associações e espaços culturais de Irará e outras localidades baianas, ampliando o alcance do projeto.

A ficha técnica:

  • Direção de Produção e Fotografia: Lucy Anunciação
  • Direção de Imagens e Roteiro: Ajurimar Sales
  • Cinegrafista e Editor: Henrique Almeida
  • Assessoria Financeira e Assistente de Fotografia: Tamara Bina
  • Designer Gráfico: Lucas Duarte
  • Social Mídia e Designer: Deise Almeida
  • Produtora Executiva e Assistente de Direção: Bel Anunciação
  • Consultora: Fabiana Martins
  • Assessoria de Imprensa: Welton Araújo
  • Assistente de Equipe: Fernando Barreto

 

Contatos com Bel Loureiro: 71. 98258-0594

O recente lançamento do documentário sobre Irará e sua cultura (foto: divulgação)

 

Cantor Lui arrepia em novo álbum visual 

Rumo à virada de mais um ano, o cantor baiano Lui, natural de Alagoinhas e soteropolitano de vivências artísticas há mais de 20 anos, lançou seu mais novo projeto chamado “Arrepio”, um espetacular, literalmente, álbum visual que apresenta cinco canções inéditas, de samba ancestral, com referência ao samba arrastado de Santo Amaro, ao samba caboclo e de terreiro.

Já disponível no perfil do artista no Youtube – https://youtu.be/nGwz1sJloFI?si=ygd-hBOiarhkfFZS, é um videoclipe em formato de curta-metragem cujo enredo apresenta a relação de fé e força de uma pessoa com as divindades das religiões de matriz africana, durante a sua vida. “Nós, de religiões afrodiaspóricas, acreditamos num tempo espiralar, ou seja, somos a amálgama do passado, presente e futuro. No videoclipe, as pessoas vão imergir na história de uma pessoa em diferentes gerações, a criança, o jovem, o adulto, o maduro e o idoso, conectadas por um baú de encantarias ancestrais, um presente de orixá”, ele conta.

Idealizado pelo multiartista Lui, em parceria com o diretor artístico Fred Soares, “Arrepio” é composto pelas canções “Silêncio é Ebó”, “Poucas Palavras” (com Vânia Abreu), “Peito Aberto”, “Efó” (participação de Roberto Mendes) e “Cala Boca, Xiu” , esta com As Ganhadeiras de Itapuã. As imagens foram gravadas no Parque São Bartolomeu (Salvador), no Ilê Asè Idà Omí (Dias D’Ávila) e na comunidade de Quingoma (Lauro de Freitas). A direção e produção musical é de Theo Silva, e a direção de movimento de Leandro de Oliveira, que trabalhou com os bailarin_s pret_s da Bahia, a saber: Anderson Danttas, Dudé Conceição, Ellon Marinho, Emerson Nascimento, Leonardo Luz, Lorena Bispo e Pedro Assunção, além das senhoras da Casa Augusto Omolu.

“Arrepio” é um prenúncio do novo álbum do artista que se chamará “Presente”, a ser lançado no primeiro semestre de 2025. “Este projeto é a afirmação de um caminho, do samba. Precisei de tempo para sentir o som que deixa a ‘pele ouriçada’ e observar a minha caminhada como cantor e intérprete, que perpassa pela minha subjetividade religiosa e processo de iniciação no candomblé. Enxergo que o samba é o meu lugar de pertencimento ancestral, onde me sinto à vontade para trazer poética sonora que desejo ecoar no mundo”, declara ele, que também assina as composições ao lado de Vini Mendes, parceiro desde o primeiro álbum “Eu Sou Amor”. Mais informações: @lui.oficiall

 

Lui lancará o novo álbum “Presente” no decorrer de 2025 (foto: Tiago Nascimento – @oliversacra / divulgação)

 

Balanço do NATAL SEM FOME 2024

O Natal Sem Fome 2024, a maior campanha de solidariedade do país,  celebrou 31 anos de atuação no Brasil e 21 anos em Salvador, arrecadando mais de duas mil toneladas de alimentos ( 2 milhões de quilos, 200.000 cestas básicas) que foram distribuídas pelo Comitê Nacional da Ação da Cidadania em todo Brasil, pelos seus comitês espalhados por todos o país.

A Bahia foi contemplada com 100 toneladas + 50 para Salvador;  10 para Juazeiro e 20 para Conquista, além de cerca de 25 toneladas arrecadadas no Estado. Foram beneficiadas cerca de 125 mil famílias, que receberam os alimentos,  através de várias instituições parceiras.

Para a edição deste ano, na Bahia, o Ação da Cidadania contou com importantes apoios, com destaque para parceria com a Arquidiocese de Salvador, que colocou todas igrejas das mais de 100 paróquias de Salvador como postos de arrecadação do Natal sem Fome. Esses alimentos serão destinados às obras sociais de cada paróquia.

Além dos tradicionais parceiros, como Mosteiro de São Bento, Igreja da Graça e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura),  houve novas participações, como UNEB e MUPOIBA, o que abrilhantou ainda mais a campanha e fortaleceu sua credibilidade.

As doações foram destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, e garantindo um Natal mais digno para milhares de brasileiros. O comitê agradece às empresas e toda a população que fizeram sua doação, nos ajudando a fazer o Natal sem Fome 2024 um grande sucesso!

Voluntários do Ação da Cidadania em plena ação em Salvador (foto: divulgação)

 

Edição: Nelson Rocha, de Portugal

editor@portalturismototal.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *