Verão: conheça sete lugares “escondidos” de ecoturismo na capital paulista

No Polo de Ecoturismo de São Paulo há atrativos para ter contato com a natureza, incluindo Parques Naturais com entrada gratuita.

Quem tem filhos que já estão em férias da escola e pretende aproveitar o período de verão, montar uma programação para as crianças pode ser um desafio. Mas não é necessário viajar para fora nem gastar muito para conhecer atrativos que misturam natureza, passeios ao ar livre e agroecologia.

 

No Polo de Ecoturismo de São Paulo, no extremo sul, é possível visitar locais com atividades não apenas para o público infantil, como também para os adultos, já que a maioria ainda é pouco conhecida por paulistanos e visitantes.

 

Confira uma seleção de lugares imperdíveis para ir nessas férias de verão:

 

Parques Naturais Municipais: são quatro deles – ItaimVarginhaJaceguava e Bororé -, todos administrados pela Prefeitura de São Paulo e com entrada gratuita. Possuem trilhas, lagos, brinquedos naturalizados (feitos com material da própria mata), mirante e estrutura para os visitantes como banheiros e área de piquenique em alguns. Todos ficam fechados às segundas-feiras para manutenção.

 

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu: é o maior parque do Estado e tem trilhas como a do Mirante, que em dias abertos permite a visualização de parte da Baixada Santista. É gratuito, porém necessário fazer agendamento; fecha em dias de chuva.

 

Selva SP: Parque de Aventura com atividades, previamente agendadas, no último rio limpo da capital paulista, o Capivari, que inclui rafting, stand up paddle, tirolesa, trilha e mais. Os passeios podem ser reservados no pacote completo ou separadamente, e ainda opção de day use no trecho de remanso do rio, cujos preços variam. Fecha apenas em dias de chuva.

 

Recanto Paraíso: aqui é possível fazer passeio a cavalo ou jumento em plena metrópole, com vivência que mostra a rotina dos animais e equipamentos. A cavalgada pode passar por área rural e até trechos com mata mais fechada para os mais experientes. Necessário agendamento.

 

The Roça Park: experiência em uma propriedade com produção orgânica e o inusitado passeio de trator com o Seu Joaquim, dono do sítio. Com o day use, é possível usar toda a estrutura do local, com fazendinha de animais, balanço, redário e trilhas. Também oferece refeições e permitem a entrada de pets. Na segunda quinzena do mês de janeiro, day use estará disponível nas terças, sábados e domingos, não sendo necessário agendamento.

 

Estância Ecológica Das Águaspossui ampla estrutura com piscina natural, caiaques, trilhas, parquinhos, hortas, pomar e muito mais, com monitores e condutores que garantem a segurança das atividades. Tem visitas agendadas e funciona aos finais de semana, com café colonial a cada 15 dias. E durante o mês de janeiro, a partir do dia 12, o Café Colonial d’Avó estará disponível todos os domingos.

Fotos: Daniel Deák/ SPTuris.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *