Gastos de turistas na capital baiana movimentam a economia local

Por Livia Veiga –

Os primeiros dias do ano já são motivo de celebração para quem vive do turismo na capital baiana. Isaias Gomes, que trabalha no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, comemora o movimento de visitantes na cidade e diz que chega a vender 500 acarajés em uma noite.

Além da gastronomia, a riqueza arquitetônica o patrimônio histórico da cidade foram motivos que trouxeram a profissional de educação física, Florentina Rios, a Salvador. Natural do município baiano de Pé de Serra, ela conta que pela primeira vez está na cidade a passeio e destaca: “Estou encantada. Estou achando muito incrível, porque coisas históricas me chamam muita atenção. O subterrâneo da Catedral Basílica de Salvado tem muita coisa legal”.

O Centro Histórico, Mercado Modelo, Barra, Rio Vermelho, dentre outros pontos turísticos da cidade são roteiro de turistas brasileiros e estrangeiros neste período de verão. O empresário Filipe da Silva Costa, dono da agência F2 Turismo, trouxe 60 clientes de Aracaju (SE) para visitar a capital baiana e comemora a retomada do setor após a pandemia, especialmente, com investimento do poder público e impulsionamento da economia.

Turistas no Centro Histórico de Salvador. Foto: Tatiana Azeviche/Arquivo Portal Turismo Total.

 

“O turismo une as pessoas, você conhece novas pessoas, você faz novas amizades. Nós saímos de Aracaju na sexta-feira, fomos à Praia do Forte e chegamos a Salvador. Hoje estamos fazendo um city tour com um guia local e estamos apresentando a riqueza da Bahia. É um estado muito rico em história e a gente procura levar isso para os nossos clientes: conhecimento, além do lazer também”, afirmou Costa.

A estudante Mariane Pedro, de Rondônia, chegou à cidade no domingo (5) e ontem já estava se sentindo baiana. Segundo ela, que diz ter adorado a pintura no braço direito com os símbolos da Timbalada, o colorido da cidade é um aspecto que a encantou nas pesquisas por possíveis destinos turísticos e sua experiência já superou as expectativas.

No primeiro fim de semana do ano, o comércio ainda celebra os resultados da virada do ano, que segundo o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) atraiu o fluxo turístico estimado de mais de 165 mil pessoas, 20% a mais que no ano anterior.

Conforme o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, o crescimento do turismo em Salvador é reflexo de um esforço conjunto, que envolve o

investimento em turismo, infraestrutura, divulgação do destino e promoção do Festival Virada Salvador em outros estados e países. “Ampliamos os equipamentos turísticos e culturais da cidade e reformamos o nosso Mercado Modelo, inauguramos a Galeria Mercado, a Casa das Histórias de Salvador, o Arquivo Público Municipal e o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira”, afirma.

A combinação do patrimônio histórico e cultural da cidade com a gastronomia e as belezas naturais também são procurados pelos visitantes. “A nossa arquitetura histórica e cultural está ainda mais linda com as obras de preservação e de valorização. Temos o Centro Histórico hoje pulsando muito forte e também com eventos, tanto privados como públicos”, acrescenta o gestor da pasta municipal. Fonte: Tribuna da Bahia.

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