Iberlobo On Bike, a aposta de Espanha e Portugal num turismo sustentável e dinâmico

 

 

É já neste mês de janeiro que será lançado o projeto transfronteiriço Iberlobo On Bike, integrado no âmbito do programa Interreg POCTEP, que pretende promover a mobilidade sustentável e o turismo ativo entre Portugal e Espanha.

Tendo como parceiros os municípios de Miranda do Douro, Bragança e Vimioso em território nacional e da Diputación Provincial de Zamora, Câmara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Zamora e Junta de Castilla y León – Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León do lado espanhol, o Iberlobo On Bike aposta num turismo sustentável e dinâmico, que alia a preservação ambiental e natural à revitalização económica das comunidades rurais, através da Estratégia Silver Economy para o Desenvolvimento Econômico e Demográfico dos Territórios.

Em julho de 2024, a Junta de Castilla y León – Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León noticiava que o projeto irá “criar e validar um percurso ciclável em torno dos parques naturais da zona transfronteiriça do norte da Península Ibérica, concretamente o percurso terá lugar no Parque Natural de Montesinho, no Parque Natural do Douro Internacional, no Parque Natural do Lago Sanabria, nas Serras Segundera e Porto e no Parque Natural das Arribas do Douro”, acrescentando que “outras áreas naturais, como a Sierra de la Culebra, também serão incluídas”, prevendo-se “que este percurso tenha uma extensão de cerca de 500 quilómetros e possa ser percorrido ao longo de 6 ou 7 dias em torno dos quais será estruturada uma oferta turística. Da mesma forma, serão oferecidas sub-rotas que podem ser percorridas em 2 ou 3 dias”.

Também a Câmara Municipal de Miranda do Douro refere que “o projeto procura criar rotas seguras e acessíveis, ligando diferentes localidades e promovendo o desenvolvimento econômico regional”.

Para já, o destaque vai para o trabalho já realizado no âmbito deste projeto, “o seu logótipo, concebido com um design moderno e apelativo, que simboliza a união entre a natureza, a mobilidade e o espírito de comunidade, alinhando-se perfeitamente com os valores e objetivos do Iberlobo On Bike”, garante a mesma autarquia. Fonte: turisver.pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *