Viagens globais pela música em 2025: pesquisa revela insights sobre o turismo musical

 

2025 está prestes a ser um ano marcante para a música, com turnês globais de alto nível de bandas icônicas como Oasis e Coldplay, entre muitas outras planejadas. Pesquisas recentes mostram que o turismo musical deverá atingir US$ 13,8 bilhões até 2032*, destacando uma oportunidade significativa para as empresas explorarem o crescente mercado de turismo musical.

Oasis, Justin Timberlake e Shakira já estão no calendário de shows internacionais que vão acontecer no Brasil com ingressos completamente vendidos. As cidades que vão sediar os shows já estão se preparando para receber os turistas de outros estados e de outros países vizinhos que não entraram no calendário de eventos dos artistas.

O turismo musical tem ganhado uma proporção cada vez maior ao redor do mundo, para mapear os dados relacionados aos turistas que se deslocam por milhares de quilômetros para viverem a experiência de assistir ao vivo ao show dos seus artistas preferidos, a Collinson desenvolveu uma pesquisa, O Valor do Turismo Esportivo e Musical, usando como base de dados o fluxo de clientes dos seus mais 1600 lounges em 145 países.

Mais do que mapear o comportamento do viajante para esse tipo de evento cultural, a pesquisa também tem uma função super estratégica para marcas que queiram se posicionar de maneira diferenciada nos canais de comunicação e experiência que esse tipo de evento proporciona.

A mudança cada vez maior para a “fidelidade a experiências” como a categoria de recompensa mais desejada, ao lado das viagens, oferece às marcas grandes oportunidades de enriquecer os incentivos de seus programas de fidelidade por meio de ofertas de ingressos – muitas vezes, quando os ingressos são difíceis de conseguir. Outras oportunidades comerciais incluem pacotes de viagem especializados com ingressos, transporte e acomodação, vantagens exclusivas de acesso para associados de fidelidade de elite, como assentos VIP e acesso aos bastidores, e colaborações com empresas locais para oferecer ofertas promocionais em torno do evento e do destino.

Ao aproveitar essas oportunidades, as marcas podem criar propostas atraentes de engajamento do cliente para atrair e reter os fãs de música e, com isso, impulsionar o crescimento e a lucratividade do programa.

Uma coisa é certa: quem viaja, seja para curtas ou longas distâncias, sempre faz questão de começar as suas viagens em lounges vivenciando momentos de relaxamento e gastronomia.

Os insights do relatório O Valor do Turismo Esportivo e Musical da Collinson International revelam as principais tendências no comportamento de viagens e gastos dos participantes de eventos musicais. Com a demanda por turismo musical em ascensão, há oportunidades interessantes para as marcas capitalizarem esse impulso, já que os fãs leais procuram tornar essas viagens ainda mais especiais.

Algumas das principais estatísticas do relatório incluem:

  • Quase metade (42%) dos fãs de música viaja internacionalmente para assistir ao seu artista favorito, sendo que 40% prefere viajar com amigos.  
  • Mais de três quartos (78%) dos fãs de música gostam de chegar entre um e três dias antes de um evento e 80% gosta de ficar de um a três dias depois. À medida que os fãs transformam esses eventos em feriados mais longos, isso aumenta as chances de capturar seus gastos.
  • A geração mais jovem (25 a 34 anos) é a que mais gasta, com quase um terço (31%) ultrapassando US$ 5.000 por viagem.
  • Quase metade (47%) dos fãs utilizou experiências no aeroporto ao viajar para um evento, o que inclui visitar um lounge no aeroporto (29%), salas de jogos (16%), cápsulas para dormir (13%) e spa (12%) – já que esses viajantes procuram aproveitar ao máximo sua viagem e criar memórias únicas na vida.

Você também pode ver o relatório completo aqui.

Foto: Divulgação

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