Turismo religioso, “Madeleine em Paris” e comemorações da Festa de Iemanjá, no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil –

Turismo religioso e comunitário em Alagados, em Salvador –
 O “Turismo Religioso Católico Comunitário” é um tour oferecido e praticado, há poucos meses, no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador, na região durante anos conhecida como Alagados, onde antigamente nossa freirinha Santa Dulce dos Pobres deu tantos passos nas frágeis pontes entre as palafitas, e água por todos os lados. Hoje, felizmente, erradicadas, uma nova realidade salta aos olhos, principalmente desde março do ano passado, quando novos equipamentos foram inaugurados para a segurança, o saneamento, a vida cotidiana e o lazer de toda a comunidade, e seus visitantes.
Lançado em maio de 2024 na Secult – Secretaria de Cultura e Turismo do município – em dia histórico, Alagados é um dos “rolês” ou roteiros do Guia de Afroturismo Salvador Capital Afro, chamado de Rolê Afro. O seu tema e título são inspiradores: “Vivência de Fé: Terra Santa dos Alagados”. Ele remete ao fato de ali três santos terem colocado os seus pés, pois além do Anjo Bom da Bahia e do Brasil, a então Irmã Dulce, marcaram presença Madre Tereza de Calcutá em 1979, e o Papa João Paulo II, que inaugurou em 7 de julho de 1980 a Igreja Nossa Senhora dos Alagados. O tempo é o primeiro do mundo dedicado ao Santo Padre, visto que, pouco tempo após a sua canonização em 2014, passou a se chamar Igreja Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.
A maior entusiasta desse fabuloso, inédito e enriquecedor rolê é a presidente da Associação João de Deus, Hilda Almeida dos Santos. Agora, à frente da associação, ela toca várias ações e projetos sociais (ver @ass.joaodedeus www.assojoaodedeus.org), que interage com a Pastur da Arquidiocese de Salvador, e Vanderson José é seu administrador.
O tour é tranquilo, onde vamos interagindo com os moradores, como dona Dadá e suas histórias ao lado de Santa Dulce, que conta como era o bairro antes e depois dela, ou conhecendo o trabalho de pinturas em azulejos e mosaicos da artesã Hose Paixão. Nascido e criado ali, o morador Gipa é um dos líderes comunitários, que explica com paixão o seu bairro, e fica à frente da rede social que criou: @complexodouruguai. Outro devoto da causa é Luciano, funcionário dos serviços gerais da associação.
Além disso, Hilda, com sua visão de turismo criativo, criou a sua Agência de Turismo Religioso Católico Comunitário, mas não sem antes passar pelos meios acadêmicos:  “Apresentei esse projeto para o campo acadêmico de mestrado do Programa de Gestão Social da UFBA. Foi meu recorte de dissertação desse turismo, articulado com diversos atores. O resultado desse trabalho é um Roteiro Religioso Católico Comunitário, de experiência e vivência local, e que está no Guia do Rolê Afro da Prefeitura de Salvador”.
O ponto alto da visita, é, sem dúvida, a visita da igreja. Os tijolos aparentes do templo abrigam no seu altar um crucifixo policromado, e as imagens de Nossa Senhora dos Alagados, Santa Dulce, Santa Tereza de Calcutá e São João Paulo II. O seu pároco, desde 2021, é o padre Josuel Jesus da Silva, que no próximo dia 19 de fevereiro, às 19h, vai ali lançar o seu livro “Quatro Cordas do Coração”, pela Editora Ipod.
Mais informações: @mambre.tr ou 71.98661-7548
Anfitriões da comunidade: Luciano, Gipa e Hilda, esta presidente da Associação João de Deus (crédito: Duda Tawil – PTT).
 
 
Madeleine: de Paris a Santo Amaro e Salvador
Muita programação na forma de um triplo lançamento do documentário “Madeleine em Paris”, de Liliane Mutti, na Bahia. No dia 29 deste acontece a cabine e o brunch para imprensa e convidados, com a presença do protagonista, o santo-amarense Robertinho Chaves, no Cinema de Arte do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador.
Porém, a estreia de fato, no Estado, está sendo considerada durante o Festival de Verão em Santo Amaro da Purificação, a 70km da capital, com a presença da equipe do filme, Robertinho e Pai Pote, que são irmãos e filhos da terra. Será no dia seguinte, 30. Às 14h sairá uma van no Hotel Bahia do Sol, em direção ao Recôncavo.
Por fim, em Salvador, a estreia nacional será para convidados, na Sala Walter da Silveira da Biblioteca Central dos Barris, em 5 de fevereiro, às 19h. No dia seguinte, ele entra em circuito comercial nas salas de cinema do Brasil, com distribuição da Bretz Filmes.
 
Eventos marcarão lançamento de “Madeleine em Paris” na Bahia (cartaz de divulgação)
 
Cortejo de Jorge para o mar de Iemanjá
 
O Cortejo de Jorge, que já se consolidou como uma das tradicionais comemorações da Festa de Iemanjá, este ano vem trazendo muitas novidades! Além do luxuoso patrocínio da Natura, neste 2025 o evento terá uma deliciosa feijoada, após a entrega do presente, e será embalado pela banda Samba 40 Graus, no Memorial A Casa do Rio Vermelho, residência de Zélia Gattai e Jorge Amado por quase 40 anos.
Outra grande novidade é o estacionamento gratuito no Shopping Paseo Itaigara, com serviço de transfer ida e volta para a festa, garantindo ainda mais conforto e segurança para todos. O evento é somente para convidados.
Odoyá!
O idealizador do evento, Jonga Amado com a mulher Daisy e duas lindas baianas (foto: assessoria Cortejo de Jorge).
 

Casa Rosa também  vai celebrar Iemanjá 

A 3ª edição da Festa de Iemanjá na Casa Rosa está marcada para 2 de fevereiro, das 13h às 20h. Assim, o espaço cultural mais uma vez celebra a bênção de estar à beira-mar, no Rio Vermelho, a 300 metros da casa sagrada da Mãe das Águas. A banda Cortejo Afro e a cantora Ana Mametto serão as atrações principais, intercaladas com o DJ Zia Satyam e do ritual de oferenda. O público pode aproveitar esta grandiosa data do calendário popular da Bahia, em uma localização privilegiada, com muita música, feijoada, segurança e a garantia de conforto, sombra e água fresca.

A Casa Rosa tem vista para o cortejo dos barcos que levam os presentes para Iemanjá e monta também o seu próprio balaio, cuja entrega faz parte da programação. Participantes são convidados a levar suas oferendas, garantindo serem itens biodegradáveis, para compor a entrega.

Veja a programação detalhada: 

Abertura 13h
13h30 DJ Zia Satyam
14h30 Cortejo Afro
16h30 Saída do balaio de oferendas a Iemanjá
17h00 DJ Zia Satyam
17h30 Cortejo Afro e Ana Mametto
19h30-20h DJ Zia Satyam

A Casa Rosa  fica na Praça Colombo, 106, mais conhecida como Largo da Mariquita. Ingressos de R$ 150 a R$ 250, sem ou com feijoada, com vendas pela plataforma Sympla.

Uma superprogramação para saudar a Rainha do Mar em 2 de fevereiro (card de divulgação)

 

Rafael Dantas e as obras de Genaro e Carybé

Neste sábado, às 15h, o Museu de Arte da Bahia receberá o historiador Rafael Dantas para uma palestra que mergulha no universo das manifestações culturais da Bahia. Intitulada “Genaro de Carvalho e Carybé: retratos de uma Bahia festiva”, a fala resgata as principais obras produzidas pelos artistas em um época de efervescência cultural na Bahia, a década de 1950.

Com um olhar apurado e uma abordagem interdisciplinar, ele analisará como os dois grandes artistas retrataram as festas tradicionais baianas, captando o sincretismo, a riqueza das celebrações e a identidade cultural do estado.

Genaro, conhecido por suas tapeçarias vibrantes, e Carybé, célebre por suas ilustrações e murais que evocam a vida cotidiana e a espiritualidade da Bahia, deixaram um legado artístico que ultrapassa gerações. Só no Wish Hotel da Bahia, tradicional hotel com 72 anos, quatro grandes painéis são uma apoteose relativa às festas locais.

A palestra faz parte de uma programação especial que celebra a arte e a cultura baiana. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. O Museu de Arte da Bahia está localizado na Avenida Sete de Setembro, Corredor da Vitória, em Salvador.

Mais informações:  (71) 3117-6902 ou  @rafadantashistorart

Rafael analisará obras dos artistas Genaro de Carvalho e Carybé (foto divulgação).

 

Edição Nelson Rocha, de Portugal.

editor@portalturismototal.com.br

Comentários sobre “Turismo religioso, “Madeleine em Paris” e comemorações da Festa de Iemanjá, no Tour Cultural

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *