Tour Cultural – Duda Tawil#
Maga e os 40 anos da axé music!
Em grande evento que reunirá Margareth Menezes e participações especiais no dia 15 de fevereiro, no Candyall Guetho Square vai marcar este musical verão de 2025 em Salvador ao celebrar os 40 anos da axé music: será o ‘Maga Convida – Axé 40 Anos’.
Atual ministra da Cultura do Brasil, em significativo momento de retomada da nossa cultura nacional e internacionalmente, o show vai englobar os maiores sucessos da cantora. Canções no imaginário popular há décadas, no ano em que completa 35 anos de carreira, a exemplo de ‘Dandalunda’, ‘Toté de Maiangá’, ‘Faraó’, ‘Elegibô’ e muitos outros hits estarão presentes no repertório da menina nascida no bairro da Boa Viagem, em Salvador da Bahia. Maga vai receber ainda dois grandes nomes de peso no cenário da música baiana: Ivete Sangalo e Daniela Mercury, para juntas celebrarem. É a tríade máxima da axé music no mesmo palco, já reunidas anteriormente em CD memorável pela própria Maga.
Ela revela seu sentimento: “Muito feliz em poder celebrar os 40 anos desse movimento potente e agregador que é o Axé Music ao lado de amigas e artistas tão incríveis que são Ivete e Daniela. Nossos encontros no palco são sempre muito fortes! Será um show muito especial, que estou preparando com muito carinho, dançante, pra cima, com sucessos da minha carreira, com música nova e com muita alegria.”, contou uma exultante Maga. Mais informações: @ssaproducoes
Em show de Maga, as três cantoras emblemáticas da axé reunidas novamente (foto: Alan Martins – divulgação)
Boris Zaborov na Maison Caillebotte, França
Quando a primavera chegar, e por todo o verão do Hemisfério Norte, a Maison Caillebotte, em Yerres, nos arredores de Paris, ou Região Parisiense, estará apresentando a exposição “Peindre la Mémoire” ou “Pintar a Memória”, de 17 de maio a 21 de setembro. Como indica o título, é um trabalho acerca da memória, pelo pintor russo Boris Zaborov, nascido em Minsk em 1935.
Ele deixou a Rússia em 1981 e é em Paris, desde então, que realiza a sua obra. Longe do seu país natal, ele trouxe consigo as lembranças e nunca deixou de exercer um trabalho de memória, ao mesmo tempo pessoal e universal. Reconhecido com várias exposições, não só na França, mas mundo afora. O curador da mostra é o historiador de arte Pascal Bonafoux.
A mesma acontecerá na Ferme Ornée de la Maison, uma pequena fazenda da bela propriedade que em meados do século XIX pertenceu à família do grande pintor impressionista Gustave Caillebotte, uma de suas residências de verão.
Mais informações: www.maisoncaillebotte.fr
A Casa Caillebotte fica em Yerres, bem perto de Paris (foto: Christophe Brachet – divulgação)
“Parada Popular” é tributo à música brega
O show Parada Popular – Tributo à Música Brega estreou no dia 29 passado e continua nos dias 5 e 12 de fevereiro. Ele reúne artistas consagrados no cenário musical baiano, a saber: Pedro de Rosa Morais, Rafael Santana, Sancho, Márcio Melgaço e Fabrício Cyem, com direção de Kaíka Alves.
O projeto tem como objetivo revelar a beleza e a importante influência que este repertório tem na vida de quase toda a população do nosso país, das mais variadas classes sociais.Desde o seu nascimento, nos anos 60, até os nossos dias, este estilo vem marcando o cancioneiro popular brasileiro, gerando hits que embalam a trajetória de vida das pessoas e da nossa sociedade como um todo.
O local é o Jubiabar, na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, sempre às 20h30, com ingressos a R$40. Mais informações com os cantores Pedro de Morais (71)99396-8084 e Sancho (71) 98719-8790
Salvador e Bomja saúdam o mar de Yemanjá
Neste domingo, dia 2, às 15h, no Barracão Cultural Odoyá, na Fonte do Boi, Rio Vermelho, a cantora Juliana Ribeiro fará um show especial para ela, a Rainha do Mar. Haverá as participações especialíssimas de Vânia Oliveira e Ana Paula Albuquerque, e uma feijoada. Reservas podem ser feitas pela Sympla: https://www.sympla. com.br/evento/barracao- cultural-odoya-a-feijoada- musical/2810403
E o Bar e Restaurante Das Águas, no bonito pier da ilha de Bom Jesus dos Passos ou Bomja, na Baía de Todos os Santos, da talentosa e duas vezes premiada cheffe Vanessa Soares, filha de Yemanjá, prepara com carinho a festa em louvor à Rainha do Mar também no próximo domingo, dia 2 de fevereiro: 16h sairá o balaio de presentes, e 17h a atração musical, de muito balanço e músicas em sua homenagem, com a banda Helder Samba Axé.
Odoyá!
Vanessa em preparativos para saudar Mãe Yemanjá na baía, em Bomja (crédito: Duda Tawil – PTT)
Sebastião Salgado: nova expo em Deauville
Sebastião Salgado: obras da coleção da MEP é a mais nova exposição dedicada à obra do grande fotógrafo brasileiro, que de 1° de março a 1° de junho acontecerá na Les Franciscaines, da cidade francesa de Deauville, também célebre praia na região da Normandia.
MEP é a Maison Européenne de la Photographie (Casa Europeia da Fotografia) e o curador da mostra é Pascal Höel, que destacará a fotografia humanista e de documentação moderna do mineiro de Aimorés, que fará 81 anos em 8 de fevereiro vindouro, que já viajou mais de 120 países.
Mais informações: www. lesfranciscaines.fr
No restaurante Sala do Mar, em Marataízes-ES, portrait de Sebastião pelo artista visual Amorim, de Tocantins, 2023 (foto: Sâmia D’Angelo Alcuri Gobbo – divulgação)
Campanha Balaio Verde: cortejo amanhã
A Campanha Balaio Verde promove amanhã, dia 1⁰, um cortejo pela preservação das praias limpas e união dos povos, na véspera da Festa de Iemanjá, trazendo muitas performances artísticas e causas socioambientais. A ação, que é coordenada pela produtora cultural Luzia Moraes, tem como objetivo orientar a sociedade para a manutenção do equilíbrio marinho, buscando a redução do impacto ambiental do tradicional presente de Iemanjá.
À frente, o artista visual e ambientalista André Fernandes e seu projeto “Movimento Onda de Plástico”, que promove a sensibilização e conscientização sobre a limpeza e preservação das praias. André levará uma escultura de Iemanjá feita de resíduos plásticos retirados do mar para o desfile.
O cortejo também é em prol da divulgação da campanha “Carnaval Sem Fome”, organizada pela ONG Ação da Cidadania, que tem Raimundo Bandeira como coordenador e visa o combate das desigualdades sociais e incentiva a tomada de consciência em relação à fome e à pobreza.
O engenheiro ambiental e vereador em Salvador, André Fraga, é o padrinho do cortejo e parceiro da iniciativa desde 2015. E a apresentadora Doinha Prata será a madrinha da “Ala das Sereias”. Urso da Montanha estará conduzindo a “Ala Xamânica”, conhecida como “Música Medicina”, de elevação vibracional.
Karin Faleiro e seu grupo do SerLuz irão fazer uma apresentação de Dança Cigana, levando o seu trabalho social através da ONG ABEALUX. O dançarino Deo Carvalho estará fazendo uma performance em homenagem às águas. O Coletivo Gente que Brilha, coordenado pelo produtor Edson Ferreira, estará com muitos artistas e personalidades “Brilhantes” da nossa cultura.
Participação também do IODDEB – Instituto dos Operadores em Direito Desportivo da Bahia, com seu presidente Odilon Góes, fundador do projeto Hidro Capoeira. A concentração será no Espaço Jubiabar, na Rua da Paciência, no Rio Vermelho, às 21h. O evento é para convidados.
O evento acontece amanhã, às 21h, no Rio Vermelho (card de divulgação).
Edição: Nelson Rocha, de Portugal