O portal de viagens Fodor’s elaborou uma lista de 15 destinos a evitar em 2025 devido ao excesso de turismo e aos protestos dos residentes, na qual se encontra a capital portuguesa de Lisboa.
Denominada ‘No List’, esta seleção de destinos a evitar conta também com a ilha de Bali, na Indonésia; Koh Samui, na Tailândia; Monte Everest; Agrigento e Veneza, em Itália; as Ilhas Virgens Britânicas; Kerala, na Índia; Quioto e Tóquio, no Japão; Oaxaca, no México; North Coast 500, na Escócia; Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias, em Espanha.
O portal explica que, apesar de serem “deslumbrantes, intrigantes e culturalmente significativos”, estes destinos apresentam alguns desafios e tensões, desde logo porque o excesso de turismo provoca problemas às comunidades locais, que se sentem negligenciadas, o que está a levar ao aumento dos protestos contra os turistas.
“Os destinos apresentados na ‘No List’ merecem a fama e a adoração que recebem. Eles são dignos do seu tempo e dinheiro. No entanto, os inúmeros desafios que enfrentam são reais e urgentes”, realça o portal.
A Fodor’s diz que não pretende, com a elaboração desta lista, promover nenhum boicote, mas realça que “o primeiro passo para aliviar um problema é reconhecer que ele existe”, motivo pelo qual decidiu publicar esta lista, de forma a “destacar os destinos onde o turismo está a colocar pressões insustentáveis sobre os locais e as comunidades”.
“Essas tensões precisam de ser abordadas. Dessa forma, os destinos favoritos do mundo podem permanecer assim para a próxima geração”, acrescenta ainda a Fodor’s,
Fonte: publituris.pt
Foto: Crédito Nelson Rocha – Arquivo Portal Turismo Total