Shows, Feijoada ao Mar em Salvador e a arte fotográfica de Sebastião Salgado na França, no Tour Cultural

our Cultural – Duda Tawil#
A volta da Feijoada ao Mar no dia 21, na Barra
Com o apetitoso tema Cheiro de Feijão no Ar, a famosa Feijoada ao Mar, com uma tradição de 25 anos, está de volta, para alegria de muitos foliões, e de endereço novo: será no Camarote da Barra, no bairro emblemático do Carnaval de Salvador, e do ano todo, pertinho do mar. 
 
Um dos maiores eventos pré-carnavalescos da cidade, esta edição será em homenagem à sua saudosa anfitriã e foliã, a jornalista July Isensee, que tanto incentivou e ajudou a sobrinha-neta, a também jornalista e atual colunista Alexandra Isensee Costa Lima a criar, idealizar e realizar, com todo o prestígio que sempre teve, ao assinar a sua célebre coluna “Sociedade” e depois “July” por quase seis décadas no centenário jornal A Tarde. 
 
Anotem: é no próximo dia 21, das 13h às 19h, com bufê livre, bebidas à parte, e a animação por conta das duas grandes atrações, que são Seuilsom e Negra Cor.  
 
Alê conta mais: “Resolvemos fazer um camarote all inclusive na feijoada, para venda de poucas vagas, e também para os amigos que estão contribuindo de alguma forma com a festa, no valor de R$350″.
 
Mais informações: (71) 99965-9228 e (71) 99956-9228.
Adelmo Casé, à frente da Negra Cor, estará balançando a Feijoada ao Mar (foto: divulgação).
 
 
 Ensaio de verão hoje no Pelô
Nos ensaios de verão das sextas no Pelô, a temperatura vai subir logo mais com “o furacão louro”, Márcia Freire, e participações de Daniela Mercury, Gilmelândia, Gabriel Mercury e o carismático cantor Lui na abertura do showzaço. Todes figuras emblemáticas da axé music da Bahia, que vem sendo festejada pelos seus 40 anos de criada pelo mestre e precursor do gênero, Luiz Caldas.
Este grandioso rendez-vous estival e musical acontece na Pedro Archanjo, com entrada gratuita, e abertura dos portões da praça às 18h.
 
Imperdível!
 

 Card do ensaio de verão desta noite no Pelourinho, em Salvador (divulgação)
 
 

Sebastião Salgado em nova mostra fotográfica

“Sebastião Salgado: obras da coleção da MEP”  é a mais nova exposição dedicada à obra do grande fotógrafo brasileiro, na verdade, um dos maiores do mundo, que reside em Paris. Será de 1° de março a 1° de junho e acontecerá na Les Franciscaines, da cidade francesa em Deauville, na região da Normandia.  MEP é a sigla para “Maison Européenne de la Photographie” (Casa Europeia da Fotografia) e o curador da mostra é Pascal Höel. 
 
Ele destacará a fotografia humanista e de documentação moderna do mineiro de Aimorés, que fará 81 anos amanhã, dia 8, e que já viajou por mais de 120 países. 
 
Mais informações: www.lesfranciscaines.fr
Uma das obras do grande Sebastião Salgado construída a partir de viagens realizadas entre 1986 e 1992.  Crédito: Sebastião Salgado / CASACOR)
                 
Amadeu Alves e Rede Sonora na Varanda do SESI 
As noites de quarta em Salvador ganharam mais brilho com os shows de Amadeu Alves pelo projeto Rede Sonora. Com ingressos a R$30 nos dias 12, 19 e 26, sempre às 21h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, Amadeu conduz uma viagem musical que transita entre composições autorais e clássicos de grandes nomes da música brasileira. A potência vocal de Juliana Alves, a energia percussiva de Emerson Barata e a presença de convidados especiais garantem ainda mais a vibração única e especial deste momento especial em pleno verão soteropolitano.
E o segundo show da temporada contará com as participações especiais de Jonga Lima, Seu Regi e a espetacular Juliana Ribeiro. Seu Regi e Jonga, parceiros de longa data de Amadeu, já prepararam um setlist especial que inclui músicas autorais 100% baianas e sucessos nacionais como Festa na Aldeia, Taj Mahal, País Tropical, Lira Carinhosa, Magia na Palma da Mão, Tarde em Itapuã e Junta Mole das Meninas.
Juliana e Amadeu: temporada na Varanda do SESI (foto: divulgação)
Camarote Glamour Salvador de muitos nomes
 
Para o Carnaval de Salvador 2025, o Camarote Glamour levará para o circuito Barra/Ondina, além de um super-serviço de open bar, grandes atrações do cenário musical para oferecer ao folião seis intensos dias de muita festa.
Misturando ritmos, haverá nomes como Belo, Timbalada, Ferrugem, Xande de Pilares, Ludmilla, Parangolé, Pixote, Alexandre Pires, Péricles, Tony Salles, Pablo, o “Cacique” Carlinhos Brown, Wilsinho, Uel, Renanzinho CBX, Olodum e Kart Love para animar e embalar galeras de todos os gostos. O camarote é uma iniciativa da Salvador Produções.
Mais informações pelo site glamoursalvador.com.br. e também acesse @glamoursalvador e @ssaproducoes
 
Um time eclético para um Carnaval de glamour (divulgação)
 
Minerva Cachoeirana celebra 147 anos!
A Sociedade Lítero-musical Minerva Cachoeirana completará 147 anos na próxima segunda, 10 de fevereiro, e para comemorar, promoverá uma programação especial com início no dia 9, com a cerimônia de posse da nova diretoria, que tem como presidente Manoel Martins Gomes Filho.
No dia 10, a Alvorada de Sinos, às 6h, marcará o início da data festiva. Às 19h, será celebrada a Missa de Ação de Graças em homenagem à Minerva na Igreja da Ordem Primeira do Carmo, e logo em seguida, o tradicional cortejo da filarmônica pelas ruas da cidade.
A programação continuará no outro sábado, dia 15, com o “Concerto 147 anos – Cidadania e Luz”, que também fará uma homenagem especial ao centenário da sra. Maria Paula Miranda dos Santos, às 19h no Cine Theatro Cachoeirano, e promete ser um espetáculo à parte, para várias gerações.
Fundada em 10 de fevereiro de 1878 pelo maestro Eduardo Mendes Franco, a Sociedade Lítero-musical Minerva Cachoeirana vem ao longo desses 147 anos difundindo a arte musical e atuando na formação de músicos e musicistas, através da Escola de Música Alcides dos Santos, além de oferecer entretenimento de qualidade, acessível a toda a população, sendo referência na Bahia.
Atualmente, o seu extenso legado na formação musical de muitos cachoeiranos, e na contribuição para a preservação patrimonial imaterial do Recôncavo Baiano, alia-se a um importante trabalho para a formação sociocultural, em especial de crianças e adolescentes, através de projetos e iniciativas que buscam oferecer novas oportunidades de aprendizado e abertura de horizontes, como o projeto “Minerva Cachoeirana – Ensinamentos de uma Filarmônica Secular”, que oferece a crianças e jovens cachoeiranos da sede e comunidades rurais e quilombolas diversas atividades como oficinas de flauta doce, de audiovisual e educação patrimonial.
Longa vida à Minerva Cachoeirana!
A sede da centenária instituição de Cachoeira, a Cidade Heróica (foto: Cláudia Correia – divulgação).
Edição: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *