Maioria das pessoas tem dificuldade em diferenciar imagens reais das geradas por inteligência artificial (IA)

 

Um estudo realizado de forma independente pela Appinio para TUI Musement, divisão de turismo e atividades do TUI Group, revelou que a maioria das pessoas tem dificuldade em diferenciar imagens reais de imagens geradas por inteligência artificial (IA).  

A pesquisa, que decorreu em junho de 2024, abrangeu 1.200 adultos na Alemanha, Espanha e Reino Unido, demonstrando que “as imagens criadas por IA podem afetar a confiança dos consumidores, em especial entre o sexo feminino e as gerações mais velhas”.

Esta iniciativa integra o compromisso da TUI com a utilização ética e transparente da inteligência artificial, garantindo que a tecnologia contribua para melhorar as experiências dos clientes e colaboradores, sem comprometer a credibilidade da marca.

Peter Ulwahn, CEO da TUI Musement, sublinha que “o avanço da inteligência artificial oferece oportunidades para transformar a relação com os clientes no setor do turismo. No entanto, é fundamental garantir uma utilização ética desta tecnologia. Este estudo ajuda-nos a encontrar o equilíbrio entre inovação tecnológica e a confiança do consumidor”, acrescentando que “a transparência e a autenticidade continuarão a ser pilares essenciais na criação de experiências de viagem potenciadas por IA”.

Apenas 22% dos inquiridos no Reino Unido afirmaram ser capazes de distinguir facilmente imagens reais de imagens geradas por IA, um número que decresce para 9% na Alemanha e em Espanha. Apesar da Geração Z e dos Millennials demonstrarem mais confiança na sua capacidade de identificação (17%), todos os grupos tiveram dificuldades significativas em distinguir.

As imagens geradas por IA despertam interesse, mas também geram ceticismo, com os  inquiridos do sexo feminino, os espanhóis e os Baby Boomers a mostrarem-se mais cautelosos em relação a conteúdos gerados com recurso a esta tecnologia. Por outro lado, os inquiridos do sexo masculino, os britânicos e as gerações mais jovens, como a Geração Z e os Millennials, foram os grupos que se mostraram mais recetivos.

Embora possam despertar curiosidade, as imagens criadas por IA são consideradas mais influentes do que fotografias reais nas decisões de compra. Em particular, os consumidores espanhóis consideram que estas imagens podem afetar de forma negativa a sua confiança, ao contrário dos inquiridos no Reino Unido e na Alemanha que demonstraram uma atitude mais neutra ou até positiva.

Dos inquiridos, 88% preferem uma combinação de fotografias profissionais de alta qualidade e conteúdos autênticos quando fazem compras online, sendo a autenticidade da imagem crucial para transmitir confiança e segurança durante o processo de compra.

Segundo a TUI, a mesma “não utiliza imagens de destinos geradas por inteligência artificial nas suas plataformas” atualmente. No caso de iniciativas como a Lena, a influencer digital da TUI Países Baixos, os destinos exibidos em segundo plano são sempre com imagens reais. Além disso, a empresa especifica de forma clara e transparente sempre que utiliza conteúdos gerados por IA.

Esta investigação fornece informações valiosas para o desenvolvimento de futuras aplicações de IA no turismo. Neste momento, a TUI está a otimizar a gestão de mais de 35 milhões de imagens na sua base de dados, aplicando IA para ordenar, filtrar e categorizar conteúdos de acordo com critérios técnicos e estéticos. Entre as funcionalidades em desenvolvimento estão: a seleção automática de galerias de imagens, a remoção de duplicadas ou imagens e a categorização automática com etiquetas como “verão”, “inverno” ou “piscina”.

No futuro, a TUI pretende incorporar a IA em iniciativas como a criação de descrições personalizadas, conteúdos adaptados a diferentes públicos e serviços interativos de apoio ao cliente. Fonte: turisver.pt

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