As ações de deportação de imigrantes ilegais adotadas pelos Estados Unidos após o início do mandato do presidente Donald Trump acenderam um alerta para quem planejava visitar o país norte-americano. Afinal, se a situação com imigrantes ilegais deixou um clima um tanto hostil junto aos estrangeiros que vivem no país, como fica a situação de quem quer apenas visitar os EUA?
A chamada ‘política anti-imigração’ do presidente Donald Trump nos Estados Unidos pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros que vivem no país em situação indocumentada, segundo a analistas internacionais. Mas para Rodrigo Borsatto da Silva, coordenador do curso de Gestão em Turismo da UNIASSELVI, não há motivos para os turistas se preocuparem.
Atenção para as regras
Segundo o coordenador, os turistas não deverão ter dificuldades para aproveitar a viagem, desde que sigam as regras do país norte-americano. “para aqueles que desejam visitar os Estados Unidos a turismo ou negócios, seguindo os procedimentos legais e atendendo aos requisitos estabelecidos, não há qualquer impedimento e desconforto. Claro que cabe lembrar da ‘política da boa vizinhança’: respeitar o lugar que estamos visitando e apreciar com tranquilidade aquilo que nos propomos a fazer. Por fim, é importante consultar fontes oficiais, como o site da Embaixada ou Consulado dos EUA, para obter informações atualizadas antes de planejar a viagem”.
Ainda de acordo com Rodrigo, a deportação em massa de imigrantes ilegais promovida pelos Estados Unidos não deverá impactar no número de turistas brasileiros viajando ao país. “Segunda a Revista Panrotas, aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos em 2024, mantendo o Brasil como o quarto maior emissor de visitantes internacionais para o país. Diante disto, não acredito que a situação dos imigrantes ilegais pode impactar a ida de brasileiros para os EUA. Sabe-se, que os brasileiros possuem preferências pelos parques da Disney de Orlando, Nova York, São Francisco e Las Vegas e não acho que os planos de viagem serão prorrogados”.
Dicas para os turistas brasileiros nos EUA
Se você está planejando uma viagem aos Estados Unidos, o coordenador do curso de Gestão em Turismo da UNIASSELVI, Rodrigo Borsatto da Silva, oferece algumas dicas importantes para evitar problemas:
- Tenha passaporte e visto válidos e respeite as regras de imigração;
- Leve documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil;
- Evite respostas vagas na imigração. Seja direto e claro ao responder perguntas do oficial de imigração;
- Tenha reservas de viagem e comprovantes financeiros. Passagens de ida e volta são essenciais para deixar claro que você irá retornar ao Brasil já com data marcada;
- Evite levar pertences que possam levantar suspeitas. Objetos incomuns na bagagem podem gerar questionamentos adicionais;
- Cumpra as regras alfandegárias e de estadia. Não ultrapasse o tempo permitido no visto. Ficar além do prazo pode gerar problemas para futuras viagens.
Foto: Divulgação
Fonte: JP Turismo