Bahia e Portugal festejam Andreza Sá, “Carnaval sem Fome” e música no Tour Cultural
Tour Cultural – Duda Tawil –
Bahia-Portugal: Andreza Sá é festejada!
Aniversariante de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a advogada baiana Maria Andreza Sá Gonçalves antecipou exatamente em um mês a comemoração do seu niver, para aproveitar sua temporada anual na Bahia, pois há 28 anos reside em Portugal, e no sábado passado ofereceu lauta feijoada aos amigos, na bela casa de verão de Interlagos, em Camaçari, Litoral Norte do Estado.
O literalmente delicioso rendez-vous aconteceu no embalo do ótimo grupo Casa 4 – leia-se os músicos Ricardo Markis, Horácio Barros Reis, Cláudio Bodega e Gel Barbosa -, de muito chorinho, bossa, samba e MPB de primeira, e as participações especiais e espontâneas das maravilhosas cantoras que são Juliana Ribeiro e Cláudya Costta, que eram convidadas da festa natalícia. Foi tudo, literalmente, show!
Andreza cai no samba ao som do Casa 4 e da amiga Juliana Ribeiro no niver em Interlagos (crédito: Duda Tawil – PTT).
A grande jurista retorna a Portugal no final do mês, onde possui mestrado em Coimbra, e onde muitos compromissos a aguardam, como sempre, nesses quase 30 anos em terras lusas. Porém, um em especial deve ser destacado: a “Prêmios Embaixadores”, ao celebrar 25 anos da premiação, vai homenageá-la na categoria Justiça. Será durante uma noite de gala no renomado Hotel The One Palácio da Anunciada, na capital portuguesa, em 24 de maio, onde será oferecido um belíssimo jantar, seguido de animado baile. Parabéns duplos à Dra. Andreza, orgulho da Bahia em Portugal!
A Dra. Andreza na descontração entre Ju e Cláudya Costta (crédito: Duda Tawil – PTT)
Olojá na Feira de São Joaquim!
O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, reuniu o trade, a imprensa, colaboradores e organizadores da 4a edição do Olojá – O Senhor do Mercado, na segunda, na Setur, no Caminho das Árvores, para anunciar que este festejo, a partir deste ano, passa a ser oficial e a integrar o calendário das festas populares de verão de Salvador.
Tradicionalmente, como foi explicado pelos membros da Casa do Mensageiro, organizadora do evento e que funciona dentro da própria feira, ele acontece no primeiro sábado de março. Entretanto, como em 2025 este cairá em pleno sábado de Carnaval, haverá de se passar no seguinte, ou seja, 8 de março.
Olojá é um dos títulos dados a Exu, orixá que é o senhor do mercado, das relações interpessoais e da comunicação. “Os Exus do Brasil”, nome abrangente da manifestação, terá a seguinte programação: às 8h é a concentração; 9h, o Cortejo Olojá; 10h30, o Xirê; e a partir das 13h30 atrações musicais. Haverá barracas onde comidas alusivas serão oferecidas, e, não pode deixar de ter, muita alegria.
Secretário Bacelar apresentou como será a Festa de Exu na Setur (crédito: Duda Tawil – PTT)
Feira artesanal no verão de Itacimirim
Na sua segunda edição, a Feira de Artesanato promovida pelo Centro Cultural Berimbau Arte, volta a movimentar o verão no Litoral Norte, amanhã, das 10h às 17h, no Itacimirim Boulevard Shopping, em Itacimirim, Camaçari.
O evento é um projeto-piloto experimental, que reúne expositores locais, artesãs de Barra de Pojuca, Barra de Jacuípe, Itacimirim e Camaçari. A feira comercializa objetos de decoração, livros, acessórios e bijuterias, produzidos com criatividade e matérias-primas locais. Na organização estão Nelvani Rodrigues da Cruz, Tia Nel, Rita de Cássia Assunção, Marion Amaral Santos e Maria Deolinda Carvalho.
O Berimbau Arte é um projeto sociocultural e educacional que atende crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, gratuitamente, oferecendo aulas de Capoeira, Educação Ambiental, Artes, Artesanato, Roda de Leitura, Teatro, Percussão, Balé e atividades lúdicas. A organização atua em Barra de Pojuca há mais de 10 anos, mantém um grupo de mães colaboradoras e faz intercâmbio com instituições culturais e acadêmicas de outros países, como Estados Unidos e Bélgica, para troca de experiências. Mais informações: @centroculturalberimbaiarte
Artesãs do Litoral Norte são as entusiastas organizadoras da anual feira estival (foto: divulgação)
Carnaval sem Fome e a chancela da FAO
A edição 2025 da Campanha Carnaval sem Fome, promovida pela Ação da Cidadania – Comitê Salvador, ganhou um importante reforço: a chancela da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com sede em Roma. A iniciativa, que traz o slogan “Com Fome Não se Brinca”, mobiliza a sociedade para a doação de alimentos não perecíveis durante o período pré-carnavalesco e no circuito da folia, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Criada em 2007 e inspirada no legado de Betinho, a campanha já arrecadou mais de 1200 toneladas de alimentos, beneficiando 120 mil famílias em todo o Estado da Bahia. Este ano, conta novamente com parcerias importantes, como a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, que transformará 102 paróquias em pontos de coleta, e a Uneb, que mobiliza seu multicampi para apoiar a causa. As doações seguem até 8 de março e podem ser feitas nos postos de coleta ou por pix.
Os Incansáveis e felizes voluntários da edificante campanha (foto: divulgação)
Salvador em Serenata no Rio Vermelho
No próximo domingo, dia 16, às 16h30, a Varanda do SESI Rio Vermelho será palco da quarta edição do Salvador em Serenata. Sob a direção de Lula Gazineu, o evento promete encantar o público ao som de grandes nomes da música baiana, como Bruno Garcia, Cinho Damatta, Claudia Cunha, Ivan Bastos, Leonardo Gazineo e Roberval Santos, além das participações especiais de Carla Visi e Lucas Andrade.
Com uma proposta de celebrar a cultura musical da Bahia em um ambiente acolhedor, o evento é realizado pelo Projeto Cores & Nomes, Hessel & Siri Produções, Doris Pinheiro Assessoria de Imprensa e Teatro SESI Rio Vermelho/Fieb. Mais informações e reservas pelo zap: (71) 99160-9140.
A Varanda acolhe a Serenata domingo (foto: Augusto Hessel/divulgação)
Júlio Caldas Choro Trio em “Choros & Frevos”
O multi-instrumentista Júlio Caldas, ao lado de Daniel Argolo (baixo) e Uirá Nogueira (bateria), sobe ao palco da Varanda do SESI Rio Vermelho no próximo dia 17, às 20h, para o show Choros & Frevos, parte do Projeto “Segundas do Chorinho – Ano 13”.
O repertório homenageia mestres do choro e do frevo como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Moraes Moreira e Caetano Veloso, prometendo uma noite de clássicos e improvisos com convidados especiais. Ingressos a R$30 e R$50 (casadinha antecipada). Reservas e mais informações através do zap: (71)99160-9140.
A Varanda acolhe a Serenata domingo (foto: Augusto Hessel/divulgação)