A operadora Poranduba Amazônia e a comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Amazonas, estão recebendo, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, um famtour para apresentar a operadores de turismo de natureza uma experiência imersiva e transformadora de turismo comunitário na Amazônia. A viagem, organizada pela Once Travel Network, propõe um mergulho na floresta por meio de seus verdadeiros guardiões – as comunidades tradicionais que nela vivem.

Participam do famtour Lais Souza, da Ambiental Turismo, Simone Florencio, da Adventure Club, Leticia Scarabello, da Maioba Turismo, Ana Luiza Guild, da Freeway Viagens e Luís Morales, da Pisa Trekking. A expedição teve início em Manaus, onde o grupo se encontrou para um happy hour e pernoite no Hotel Casa dos Frades e jantar com sabores típicos da Amazônia no restaurante Banzeiro. No segundo dia o grupo seguiu de barco para a comunidade ribeirinha do Tumbira, onde ficará hospedada por três noites.
Os operadores terão a oportunidade de conhecer seus moradores e vivenciar o dia a dia no local, participando de diversas atividades de conexão com a natureza. A programação inclui canoagem, trilhas, passeio de trator, banho no Rio Negro, visita ao Parque Nacional de Anavilhanas e passeio noturno de barco, proporcionando uma imersão completa na cultura, nos sentidos e no ecossistema da Amazônia.
Segundo Bruno Mangolini, CEO da Poranduba Amazônia, o turismo comunitário no Tumbira surgiu como uma alternativa de trabalho e renda ao extrativismo madeireiro. “Hoje, a comunidade tem plena consciência de que a floresta em pé é muito mais valiosa e os anfitriões estão orgulhosos em compartilhar suas riquezas naturais e culturais com os viajantes. Toda a experiência é organizada com o protagonismo da comunidade, garantindo que as decisões e benefícios sejam locais. Essa é a essência do turismo de base comunitária que a Poranduba apoia e se inspira a fortalecer e expandir”, explica Bruno.
Além da vivência na comunidade ribeirinha do Tumbira, os operadores também irão visitar a comunidade indígena dos Tatuyos, e as comunidades de Saracá e Santa Helena do Inglês, todas localizadas dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

“Nossos roteiros foram cuidadosamente planejados para oferecer uma imersão autêntica na natureza e na cultura local, equilibrando momentos de lazer, aprendizado, aventura e descanso. Com a praticidade de um pacote completo, cada vivência inclui atividades diárias, transfer in/out, hospedagem em pousada comunitária e todas as refeições. Além disso, os roteiros são flexíveis e podem ser personalizados em experiências de 2 a 5 noites, adaptando-se aos interesses e ao ritmo de cada viajante ou grupo”, comenta Bruno Mangolini.
Para Rhayner Souza, CEO da Once Travel Network, empresa que representa a Poranduba, o mercado de turismo vem em uma crescente na busca de experiências mais imersivas e autênticas, viagens que tenham propósito e que levam a um desenvolvimento pessoal. “Esta ação com a Poranduba e com as operadoras especializadas no mercado de ecoturismo vem ampliar o acesso dessas experiências de turismo de base comunitária e ainda muito exclusivas ao público final”, acredita Rhayner.
Sobre a Poranduba Amazônia
A Poranduba Amazônia é uma operadora dedicada a conectar viajantes com a essência de cada destino, promovendo experiências personalizadas que destacam a natureza única e a rica cultura local, valorizando o turismo de base comunitária. Fundada dentro da comunidade do Tumbira, no Rio Negro, Amazonas, a Poranduba promove o turismo responsável e sustentável que gera impactos positivos para as comunidades e destinos anfitriões onde atua. Atualmente, além do Rio Negro, a operadora já opera em destinos como Novo Airão, Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Maués e Maranhão.
Saiba mais em https://poranduba-amazonia.com/
Edição: Nelson Rocha