O Brasil participa como principal destino internacional na 44ª Vitrine Turística da ANATO, maior feira de turismo da Colômbia e uma das mais importantes da América Latina. O evento em Bogotá começa nesta quarta-feira (26), vai até o dia 28 de fevereiro, e terá os atrativos brasileiros representados no estande da Embratur, em parceria com o Sebrae.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participa da cerimônia oficial de abertura nesta quarta, compondo a mesa principal ao lado das autoridades da cidade de Bogotá e da Colômbia.
A previsão é que a feira reúna mais de 50 mil representantes do trade turístico, o que proporciona ambiente favorável à geração de negócios e, consequentemente, ao aumento de turistas estrangeiros no Brasil. “Estamos unidos aos países da América do Sul não apenas pelo território, mas pelos laços culturais e de fraternidade entre nossos povos. Nossa atuação está focada em fortalecer parcerias, promover a diversidade dos nossos destinos e ampliar a troca de experiências com a Colômbia e outros países da região”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Nosso foco é realizar novos negócios, que trazem como resultado um maior volume de turistas e o desenvolvimento econômico e social em nosso continente”, destaca.
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Com um setor turístico formado por 1,78 milhão de empresas – sendo 97,4% pequenos negócios –, o Brasil vê na parceria com a Colômbia uma grande oportunidade para movimentar a economia e gerar novos negócios. “Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores. E a Colômbia é um país estratégico”, destaca Décio Lima, presidente do Sebrae.
Em 2024, essa parceria foi reforçada com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, a convite do presidente Gustavo Petro. No setor de turismo, a Embratur pretende abrir diálogos com operadores do Comitê Descubra Brasil para reativação com a iniciativa, o que facilitará o contato com o mercado e impulsiona a promoção dos destinos brasileiros no país latino.
“A presença do Brasil como destino internacional destacado nesta edição do evento representa uma estratégia muito importante para otimizar o potencial de promoção e projeção que o país possui, além de fortalecer as relações com a Colômbia. Sem dúvida, este é o melhor cenário para conhecer mais da oferta turística brasileira, além da tradicional, assim como para que eles conheçam mais sobre a nossa. Esperamos que, com a participação do país vizinho como destino internacional de destaque, surjam inúmeras oportunidades de negócios e, por que não, a abertura de novas rotas e o fortalecimento da operação com mais frequências aéreas”, explica Paula Cortés Calle, presidente executiva da Anato.
Brasil como destino
De acordo com dados do Observatório Nacional de Turismo – elaborados em parceria entre a Embratur, o Ministério do Turismo e a Polícia Federal -, o Brasil registrou em 2024 um aumento de 9,4% na chegada visitantes vindos da Colômbia ao Brasil, em comparação com 2023, passando de 118.163 turistas para 129.216 turistas.
Dessas chegadas, quase 110 mil foram por meio dos aeroportos do país, que possuíam, até então, quatro rotas diretas ligando os países, com 53 voos semanais e mais de oito mil assentos por semana. Para reforçar a conectividade, foi iniciada no dia 4 de fevereiro deste ano uma nova rota da Gol que liga Bogotá a Brasília (DF). “O mercado colombiano é forte no turismo de negócios e a expansão da malha aérea fortalece as tendências de viagens corporativas na capital do Brasil. Esse voo é muito importante, porque conecta a América do Sul”, acrescenta Marcelo Freixo.
Além da Feira, a Embratur tem planejado para o segundo semestre ativar outras ferramentas de promoção do turismo internacional como, por exemplo, uma Famtour para operadores de turismo colombianos conhecerem os destinos brasileiros. Está previsto também uma campanha publicitária no exterior que reforça o compromisso com a promoção turística em mercados internacionais.
Estande Embratur
A Agência vai destacar a diversidade das manifestações culturais do povo brasileiro e a beleza das cidades e dos destinos de natureza do país. Além disso, a programação vai incluir experiências imersivas que celebram a diversidade brasileira e projeções gastronômicas com chefs renomados, unindo tradição, criatividade e sabor. O objetivo é estimular o interesse e o desejo de turistas e profissionais do setor em visitar o Brasil.
Além do evento, a Embratur participa, junto ao trade turístico da Colômbia que vende o destino Brasil, do Comitê Descubra Brasil. O objetivo é facilitar o diálogo com o mercado e apoiar ações em conjunto para a promoção dos destinos brasileiros no país latino.
Entre as ações previstas para o evento, o Brasil vai buscar o reforço do posicionamento de destinos já conhecidos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu (com Brasília como Stopover). Além disso, deve apresentar outras opções, de forma segmentada e orientada para o interesse dos colombianos, como Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Foto panorâmica de Bogotá: Divulgação – Arquivo PORTAL TURISMO TOTAL
Fonte: Embratur
Edição: Nelson Rocha