Grupos de fanfarra e bloquinhos animam quinto dia de pré-Carnaval em Salvador

Por Ana Virgínia Vilalva –

Nesta quarta-feira (26), véspera da abertura oficial da folia em Salvador, os bloquinhos, fanfarras e o Bloco Habeas Copos finalizam o pré-Carnaval no Circuito dos Blocos de Fanfarra (Farol da Barra/Morro do Cristo), a partir das 18h30. Neste dia, a folia, também conhecida como Carnaval Acústico, conta com uma programação especial para famílias e para quem prefere o clima dos antigos carnavais para curtir, com as bandas de chão, blocos de sopro e de percussão.

O Circuito dos Blocos de Fanfarra tem aproximadamente 2 km e finaliza nas imediações da Rua Airosa Galvão, próximo ao Morro do Cristo. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS.

 

Além da tradicional banda Habeas Copos, mais 20 atrações estão confirmadas para a edição 2025 – Xupisko, Concentra + Não Sai, Bloco Chuveirão, A Barca Tricolor, Sabidolândia, Alerta Geral e Pinguço são alguns dos grupos que animarão o público.

Xupisko – Com 20 anos de folia, o bloco Xupisko inova ao fazer, após o desfile, uma festa no camarote com a banda Timbalada e o cantor Jau. “Não abrimos mão da parte da rua, que é uma parte da fanfarra, que foi onde tudo começou. A gente tem a xupiskaria, os adereços, a bandinha de fanfarra, os anões. Então, assim, a gente tenta fazer uma festa grande, mas sem esquecer do lúdico, da brincadeira. A expectativa é a melhor possível para 2025”, declara o empresário Michel Cohen, da Agência Diva, produtora do Xupisko, junto com a Xupisko Produções.

Precursor

O Circuito das Bandas de Fanfarra homenageia o empresário Sérgio Bezerra, que começou a trajetória como carnavalesco na Barra em 1978, com o Bloco do Jacu, que era de sopro e percussão e saía sem cordas. Em 1981, Bezerra criou o bar Habeas Copos no Farol da Barra que, com o tempo, se consolidou fazendo o pré-Carnaval com o bloco de mesmo nome do estabelecimento, atraindo assim outras agremiações de fanfarras. Em 2013, o trajeto percorrido pelos blocos foi oficializado pela gestão municipal como um circuito oficial.

Grande precursor do circuito, o Habeas completa, em 2025, 47 anos de folia, homenageando o artista plástico Ed Ribeiro, na foto o empresário Sérgio Bezerra. Divulgação – Arquivo Portal Turismo Total.

 

“Este ano será um grande sucesso esse carnaval acústico, e para nós é um orgulho manter esse modelo na Barra. Esse é o Carnaval da família, que a Barra comporta. Ninguém acreditava que poderíamos criar um circuito com essas características, e seguimos com a banda do Habeas, que todos os anos tem um destaque pela sua qualidade musical”, conta o empresário Sérgio Bezerra, ‘pai’ do bloco.

Formada por 80 pessoas, a banda do Habeas iniciará o desfile à meia-noite, após o ‘esquenta’ na Associação Atlética da Bahia (AAB). “Esperamos o sucesso de todos os anos, e estamos aqui, sobrevivendo e com um público muito participativo e em processo de renovação – por exemplo, meus filhos participam com amigos e isso é muito bom, pois nós conseguimos manter o circuito com esse estilo de Carnaval que é o mais antigo de todos. É mais um ano de folia e vamos que vamos”, finaliza Bezerra.

Edição: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *