Airports Council International (ACI) projeta 22,3 mil milhões de passageiros até 2053

 

Por Victor Jorge

O Airports Council International (ACI) World divulgou as suas previsões anuais de Tráfego Aeroportuário para 2024–2053, projetando um crescimento significativo no tráfego global de passageiros a longo prazo. Nas próximas três décadas, o número global de passageiros deverá atingir 17,7 mil milhões em 2043 e 22,3 mil milhões em 2053, o que representa quase 2,4 vezes o volume projetado para 2024.

Novas previsões a 30 anos da ACI World destacam crescimento robusto do tráfego de passageiros a nível global, apesar das incertezas de curto prazo.

 

As novas previsões, que abrangem 99,8% dos mercados globais em 161 países, apontam para uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3,4% entre 2024 e 2043, com um ligeiro abrandamento para 3% entre 2024 e 2053. As projeções indicam uma trajetória ascendente sustentada na aviação global, impulsionada por fatores como “o aumento da procura de viagens da classe média em mercados emergentes, o fortalecimento das viagens internacionais e os contínuos investimentos em infraestruturas aeroportuárias”.

No entanto, desafios a curto prazo, como “tensões geopolíticas, instabilidade econômica, mudanças no comércio como a reintrodução de tarifas e estrangulamentos nas cadeias de abastecimento”, podem atrasar a recuperação em algumas regiões.

Justin Erbacci, diretor-geral do ACI World, salienta que, “apesar dos desafios no curto prazo, o transporte aéreo global está preparado para um crescimento constante e sustentado”.

Por isso, Erbacci considera que é “fundamental que aeroportos, companhias aéreas e decisores políticos adotem uma abordagem proativa e estratégica para antecipar e responder às exigências do futuro”.

Com as previsões de crescimento para 17,7 mil milhões de passageiros entre 2024 e 2043, chegando a 22,3 mil milhões, entre 2024 e 2053, o ACI World estima que o tráfego internacional deverá crescer a um ritmo mais acelerado do que o tráfego doméstico nas próximas três décadas. Entre 2024 e 2053, o tráfego internacional deverá crescer a uma taxa CAGR de 3,3%, enquanto o tráfego doméstico aumentará a um ritmo ligeiramente mais lento, de 2,8%.

A previsão destaca, ainda, um crescimento contínuo nos mercados emergentes, impulsionado pelo aumento da classe média e pela crescente procura por viagens aéreas, sendo que os investimentos em infraestruturas aeroportuárias nessas regiões desempenharão um papel “fundamental no suporte a esta expansão”.

Finalmente, o número de movimentos de aeronaves deverá aumentar significativamente, atingindo 149 milhões em 2043 e 176 milhões em 2053, concluindo o ACI World que “os aeroportos em todo o mundo terão de se preparar para este crescimento, melhorando a eficiência operacional e investindo em infraestruturas”.

Fonte: publituris.pt – Foto: Depositphotos.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *