Imagine um país onde a natureza exuberante encontra a hospitalidade calorosa, praias de água doce competem em beleza com florestas e a rica gastronomia reflete a riqueza cultural de sua gente! Esse é o Brasil que participa da ITB Berlim, na Alemanha, pronto para encantar turistas de todo o mundo. A ITB Berlim, iniciada ontem, dia 4, e que se encerra nesta quinta-feira, dia 6 de março, é a maior feira de turismo do mundo, reunindo destinos, operadoras, agências e profissionais do setor para discutir tendências, fechar negócios e promover o turismo global.
Representado pela Embratur, Sebrae e 50 coexpositores, o país reforça sua posição como um dos destinos mais sustentáveis e diversos do mundo, convidando visitantes a explorarem sua cultura, biodiversidade e hospitalidade única.
Dois destinos amazônicos ganham destaque na feira: Alter do Chão e Belém. A capital paraense, que sediará a COP 30 em 2025, se consolida como um polo de cultura e gastronomia, reconhecido pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia. Já Alter do Chão, famoso por suas praias de água doce e experiências imersivas na floresta, reforça o Brasil como líder mundial em biodiversidade e turismo regenerativo.
“O Brasil coloca o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea. O país sediará em julho a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, e em novembro teremos a Conferência do Clima da ONU, a COP 30. Esses eventos são oportunidades únicas para consolidar o país como destino turístico sustentável”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Experiências autênticas e gastronomia de dar água na boca
O estande do Brasil na ITB Berlim é um verdadeiro convite ao turismo sensorial. Alter do Chão e Belém ganham destaque como destinos da Floresta Amazônica que proporcionam experiências transformadoras de conexão com a natureza, a cultura local e a gastronomia, sempre com um olhar voltado para a preservação ambiental.
Enquanto a capital do Pará se destaca pela rica cultura e originalidade da culinária, rendendo a Belém o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, Alter do Chão proporciona momentos de imersão na natureza, com praias paradisíacas, passeios de barco pelos rios e vivências como a ‘Piracaia da Amazônia’, tradição que combina gastronomia com histórias ancestrais do povo da floresta.
No estande, os visitantes também podem degustar pratos típicos do Pantanal e de Fernando de Noronha, além da tradicional caipirinha. O chef Saulo Jennings, Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, levará o sabor da Amazônia ao evento, preparando a icônica ‘Piracaia da Amazônia’ – uma experiência que une culinária e tradição.
Em parceria com o chef Saulo, a TAP Air Portugal irá sortear uma viagem para Alter do Chão com direito a acompanhante, promovendo sua rota aérea que conecta Lisboa a Belém.
O estande também conta com a presença de destinos dos estados Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, assim como operadores de turismo, redes hoteleiras, associações, operadores de cruzeiros e companhias aéreas.
Prêmios Destinos Sustentáveis
Na ITB Berlim serão anunciados os vencedores das premiações do Green Destinations Awards e o Brasil está concorrendo ao ‘TOP 100 Stories’ com 14 destinos. São eles: Sirinhaém, Tamandaré, Santa Cruz e Fernando de Noronha, em Pernambuco; Rota do Enxaimel, Bombinhas, Penha, Bom Jardim da Serra, Itá e Treze Tílias, em Santa Catarina; Bodoquena, no Mato Grosso do Sul; Barão de Cocais, em Minas Gerais; e São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Por voto popular, a categoria reconhece anualmente 100 iniciativas de turismo sustentável em todo o mundo. Outros três destinos estão concorrendo ao ‘Story Awards’: na categoria Natureza e Paisagem, o município de Penha (Santa Catarina) com a trilha Caminhos do Pescador, na categoria Comunidades Prósperas, dois projetos de Pernambuco estão entre os finalistas: Sirinhaém, com o protagonismo das marisqueiras de Aver-o-Mar, e Tamandaré, com o trabalho do Padre Arlindo na busca pelo desenvolvimento sustentável no município.
Foto: Renato Vaz/Embratur
Fonte: Embratur