Trata-se de um grande e abrangente evento para praticar o idioma francês; minicursos de filosofia; cineclubes; exposição; ateliês de contos, canto e dança, bem como de queijos e vinhos; apresentação musical; clube do livro e mais.Com foco na contribuição artística e política de Josephine, haverá a exibição do documentário “Josephine Baker, um destino francês” – legendado em português especialmente para a ocasião, uma sessão mediada por Bernard Attal e com a presença de Urânia Munzanzu, bem como uma expo com ilustrações da designer e muralista Nila Carneiro sobre a trajetória da grande artista e ativista.
Além disso, as atividades do mês contemplam encontros de filosofia tendo por temas Guy Debord e a sociedade do espetáculo, bem como Pierre Bourdieu e seu capital simbólico, ambos orientados pelo professor Flávio Rocha de Deus;
apresentação musical de Maya Kamaty, cantora de rap da Reunião; a primeira edição do Clube do Livro, trazendo para discussão a obra “Uma Mulher” de Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, com mediação de Thaís Gurgel; uma nova sessão da Leitura Dramática com Cristina Leifer, dessa vez mergulhando em “Coração Apertado” de Marie Ndiaye. Anny Grondin, outra presença ilustre da ilha da Reunião, também apresenta seu documentário “Ziskakan: révolution créole”
4° Festival do Dendê em Camaçari
De 12 a 16 deste acontece a 4a edição do Festival do Dendê, em Camaçari, Bahia. O evento nasceu da necessidade de valorizar e fortalecer a cultura do dendê e sua cadeia produtiva na Bahia.
Em um cenário onde os saberes ancestrais e os modos de produção artesanal enfrentam desafios constantes, o festival representa uma plataforma de preservação, troca de conhecimento e inovação gastronômica. A iniciativa busca celebrar os ingredientes típicos da culinária baiana, trazendo à tona sua importância cultural, econômica e histórica.
Ao unir tradição e criatividade, o evento se tornou referência na promoção do dendê como símbolo da identidade baiana, fortalecendo comunidades e aproximando profissionais da gastronomia, pesquisadores e amantes da culinária.
A sua missão é preservar, valorizar e divulgar a cultura do dendê e seus produtos derivados, promovendo o desenvolvimento sustentável de comunidades produtoras e incentivando a conexão entre a gastronomia, a história e a identidade cultural da Bahia.
O rendez-vous é um dos principais eventos de valorização da cultura do dendê e dos ingredientes nativos da Bahia, promovendo impacto social, econômico e cultural por meio da gastronomia e do fortalecimento das comunidades envolvidas na sua produção.
Mais informações e inscrição: www.festivaldodende.com.br