Dia Internacional da Mulher, música e Festival do Dendê na Bahia são atrações no Tour Cultural

Duda Tawil#
Dia Internacional da Mulher no Projeto Tamar
Amanhã, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Bossa Nova com sotaque baiano embala as “Noites Musicais do Tamavilhoso”, no Projeto Tamar, em Praia do Forte, um espetáculo especial e gratuito. A cantora Beca Falcone, acompanhada pela violonista Jana Vasconcelos, traz ao público o show “Bossa Bahia”, a partir das 19h30. Com um repertório inspirado no legado de João Gilberto, a apresentação promete uma fusão envolvente entre a sofisticação da Bossa Nova e a riqueza rítmica da Bahia.
Beca e Jana em homenagem às mulheres (foto: divulgação)
Março da Francofonia na Aliança Francesa 
Como manda a tradição, a Aliança Francesa Salvador realiza sempre em março o Mês da Francofonia com atividades culturais das mais diversas linguagens. Iniciando amanhã, 8 de março, Dia Internacional dos Direitos das Mulheres, o evento tem como homenageada a artista e ativista franco-americana Josephine Baker e uma programação majoritariamente gratuita que vai até 31 vindouro.

Trata-se de um grande e abrangente evento para praticar o idioma francês; minicursos de filosofia; cineclubes; exposição; ateliês de contos, canto e dança, bem como de queijos e vinhos; apresentação musical; clube do livro e mais.
Com foco na contribuição artística e política de Josephine, haverá a exibição do documentário “Josephine Baker, um destino francês” – legendado em português especialmente para a ocasião, uma sessão mediada por Bernard Attal e com a presença de Urânia Munzanzu, bem como uma expo com ilustrações da designer e muralista Nila Carneiro sobre a trajetória da grande artista e ativista.

Além disso, as atividades do mês contemplam encontros de filosofia tendo por temas Guy Debord e a sociedade do espetáculo, bem como Pierre Bourdieu e seu capital simbólico, ambos orientados pelo professor Flávio Rocha de Deus;
apresentação musical de Maya Kamaty, cantora de rap da Reunião; a primeira edição do Clube do Livro, trazendo para discussão a obra “Uma Mulher” de Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, com mediação de Thaís Gurgel; uma nova sessão da Leitura Dramática com Cristina Leifer, dessa vez mergulhando em “Coração Apertado” de Marie Ndiaye. Anny Grondin, outra presença ilustre da ilha da Reunião, também apresenta seu documentário “Ziskakan: révolution créole”
 
Mais informações e inscrição no site www.afbahia.com.br
A grande Josephine Baker, homenageada da Aliança Francesa (foto: Harcourt, 1940 – divulgação Alliance Française de Bahia)
 
 
 
Duo Encanto Brasileiro: “Segundas do Chorinho”
O Projeto Segundas do Chorinho realiza uma noite de muito samba e choro, na próxima segunda, dia 10, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho. A atração da noite será o talentoso Duo Encanto Brasileiro, formado por Caio Brandão (violão) e Camile Bueno (flauta). 
 
 
O violonista Caio Brandão é conhecido por sua técnica refinada e seu amor pela música brasileira, além de ser integrante do núcleo de Choro da EMUS-UFBA. Já Camile Bueno, flautista e professora, une técnica apurada à sensibilidade da música popular brasileira e está em seu percurso acadêmico de flauta transversal na UFBA. 
 
O couvert artístico é de R$ 30,00, e mais informações e reservas pelo zap (71) 9.9160-9140.
 
Caio e Camile no chorinho da Varanda do SESI (foto: divulgação)
 
 

4° Festival do Dendê em Camaçari

De 12 a 16 deste acontece a 4a edição do Festival do Dendê,  em Camaçari, Bahia. O evento nasceu da necessidade de valorizar e fortalecer a cultura do dendê e sua cadeia produtiva na Bahia. 

Em um cenário onde os saberes ancestrais e os modos de produção artesanal enfrentam desafios constantes, o festival representa uma plataforma de preservação, troca de conhecimento e inovação gastronômica. A iniciativa busca celebrar os ingredientes típicos da culinária baiana, trazendo à tona sua importância cultural, econômica e histórica. 

Ao unir tradição e criatividade, o evento se tornou referência na promoção do dendê como símbolo da identidade baiana, fortalecendo comunidades e aproximando profissionais da gastronomia, pesquisadores e amantes da culinária.

 A sua missão é preservar, valorizar e divulgar a cultura do dendê e seus produtos derivados, promovendo o desenvolvimento sustentável de comunidades produtoras e incentivando a conexão entre a gastronomia, a história e a identidade cultural da Bahia.

 rendez-vous é um dos principais eventos de valorização da cultura do dendê e dos ingredientes nativos da Bahia, promovendo impacto social, econômico e cultural por meio da gastronomia e do fortalecimento das comunidades envolvidas na sua produção.

Mais informações e inscrição: www.festivaldodende.com.br

                                                                    
 
 
 
Editor: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *