Por Carlos Altman#
A busca por destinos turísticos seguros ganhou prioridade global após a retomada pós-pandêmica, mas o que realmente define a proteção oferecida aos viajantes? Especialistas apontam que a equação vai além da baixa criminalidade e envolve um tripé crítico: estabilidade política, infraestrutura robusta e gestão de riscos integrada. Além de outros critérios como: guerras, terrorismo e violência urbana a eventos climáticos extremos.
Para muitos viajantes, a escolha de um destino tem a segurança como prioridade máxima. Para esses turistas, questionamentos como: “quando poderei voltar a viajar para Ucrânia?” ou “como as erupções vulcânicas na Islândia vão afetar minha viagem lá?” são o pontapé do planejamento das férias.

As respostas a essas perguntas se encaixam perfeitamente no relatório “Safest Destinations”, elaborado pela seguradora norte-americana Berkshire Hathaway Travel Protection . Desde 2016, ela faz pesquisas onde entrevista viajantes dos EUA sobre suas atitudes em relação à segurança nas viagens.Desde 2018, os dados são compilados em listas dos lugares mais seguros do mundo.
Para elaborar a lista deste ano, a seguradora entrevistou 1.702 viajantes que visitaram os países classificados dentro do período dos últimos cinco anos e considerou dados de fontes externas para avaliar preocupações com segurança, como terrorismo, emergências climáticas, medidas de saúde e segurança de grupos sub-representados. Entre elas, estavam dados do Índice Global de Paz e as pontuações do GeoSure Global sobre as principais cidades de cada país, levando em consideração fatores como segurança das mulheres, roubo, liberdades básicas, saúde e aspectos médicos.
Lugares mais seguros para viajar em 2025
- Islândia
- Austrália
- Canadá
- Irlanda
- Suíça
- Nova Zelândia
- Alemanha
- Noruega
- Japão
- Dinamarca
- Portugal
- Espanha
- Reino Unido
- Países Baixos
- Suécia
Dados da pesquisa
A Islândia subiu para o primeiro lugar devido à sua baixa densidade de tráfego e segurança geral, mas os viajantes devem estar atentos a possíveis erupções vulcânicas. Já a Austrália é considerada segura devido à sua localização isolada e baixa criminalidade, mas possui riscos relacionados à sua fauna selvagem.O Canadá é seguro pela sua baixa densidade populacional, mas há cuidados a serem tomados com animais selvagens em áreas rurais. A Irlanda mantém sua posição devido à sua população amigável e baixa criminalidade, mas os motoristas devem se adaptar às estradas estreitas e ao sistema de direção.
Fonte: Tribuna da Bahia, com informações do Estado de Minas