Tour Cultural – Duda Tawil#
ALB empossa diretoria para 2025-2027
Em concorrida cerimônia na sua sede do Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré, em Salvador, aconteceu no último dia 10 a sessão solene de posse da nova diretoria da centenária Academia de Letras da Bahia para o biênio 2025-2027, e a abertura do ano acadêmico de 2025.
O então presidente Ordep Serra abriu a prestigiosa noite com um balanço da sua gestão e despedida, assim como tomaram a palavra o atual presidente, escritor e professor Aleilton Fonseca, e o vice-presidente, jurista e professor Edvaldo Brito, ex-prefeito de Salvador, todos com seus aplaudidos e inspirados discursos.
Entre as personalidades que compuseram a mesa, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, que também tomou a palavra, em discurso pela liberdade e pela democracia.
Assim está composto o atual quadro diretor da ALB:
Presidente: Aleilton Santana da Fonseca
Vice-presidente: Edvaldo Pereira de Brito
1⁰ Secretário: Carlos Jesus Ribeiro
2ª Secretária: Heloísa Prata e Prazeres
1⁰ Tesoureiro: Nelson Cerqueira
2⁰ Tesoureiro: Paulo Ormindo David de Azevedo
Diretora do Arquivo:
Edilene Dias Matos
Diretor da Biblioteca:
Armando Avena Filho
Diretor de Informática:
Décio Torres Cruz
Diretor da Revista:
Fernando da Rocha Peres
Conselho Editorial:
Cleise Furtado Mendes
Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Ruy Alberto d’Assis Espinheira Filho
Conselho de Contas e Patrimônio:
Evelina de Carvalho Sá Hoisel
Lia de Carvalho Robatto
Urânia Tourinho Peres
O auditório do Palacete Góes Calmon lotado na posse de Aleilton Fonseca, presidente da ALB (crédito: Duda Tawil – PTT)
Vernissagem no Instituto Giacometti em Paris
Na capital francesa, ontem aconteceu a vernissagem da exposição da primavera do Instituto Giacometti, que retoma o diálogo entre dois artistas e suas obras, no caso “Alberto Giacometti/Petrit Halilaj: nós construímos un fantástico palácio de noite…”, como seria no seu título em português.
Hoje acontece a abertura para o público. O curador da expo é Hugo Daniel. Catherine Grenier é a diretora da Fundação Giacometti e presidente do Instituto Giacometti, e Françoise Cohen a sua diretora.
A mostra fica em cartaz até 8 de junho vindouro. Mais informações: www.fondation-giacometti.fr
Obra de Giacometti: cópia a partir de desenhos para crianças feitos com giz na calçada do Boulevard Villemain, 1932 (Fondation Giacometti/Adagp, Paris 2025 – divulgação)
Lutte na Sala do Coro do TCA
No próximo dia 18, às 20h, o cantor e compositor Lutte se apresenta na Sala do Coro do Teatro Castro Alves para um show especial que celebra a sua trajetória musical. Ex-vocalista da Mosiah Roots e artista solo consolidado, o cantor promete uma noite intimista, revisitando sucessos e influências que marcaram seus 23 anos de carreira.
Acompanhado por uma banda talentosa, ele trará um repertório único, incluindo músicas inéditas, ao vivo. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla: bileto.sympla.com.br/event/ 104006
Lutte revisitará seus 23 anos de estrada (foto: Matheus Carvalho – divulgação)
O samba de Pedrão Abib no Batatinha Bar
O sambista Pedrão Abib e seu grupo Samba da Democracia seguem com o projeto “Tributo aos Bambas”, homenageando grandes nomes do samba brasileiro. Assim será no próximo dia 21, às 20h, quando o homenageado será o grande e saudoso Ederaldo Gentil, um dos ícones do samba baiano, conhecido por clássicos como “O Ouro e a Madeira” e “Identidade”.
O show acontecerá no Batatinha Bar, tradicional espaço do samba na Ladeira dos Aflitos, 68, centro de Salvador. O repertório passeia pelos sucessos e raridades de Ederaldo, além de composições autorais, com Pedrão Abib no violão 6, ao lado de Dudu Reis no cavaquinho, Ênio Bernardes e Leto Oliveira na percussão, e Natan Drubi no violão 7. Os ingressos custam
R$20.
Pedro Abib fará homenagem a Ederaldo Gentil (foto: divulgação)
Editor: Nelson Rocha, de Portugal
Grande Pedrão!:-))