Em breve, Paris vai ganhar um centro cultural para celebrar o Brasil durante toda a Temporada do Brasil na França. A partir do dia 4 de abril, o VERSO – centro cultural itinerante, será criado especialmente para acolher uma programação brasileira intensa, a circular até setembro por diferentes espaços culturais parisienses, de Saint- Germain-des-Prés, passando pelo bairro do Marais, até um campus universitário no 5° distrito da Cidade Luz.
O formato nômade do VERSO, pensado para criar territórios culturais em conexão com diferentes públicos franceses, apresentará, ao longo de sete meses, um programa com dezenas de exposições, eventos festivos e gastronômicos, palestras e debates de ideias, encontros profissionais, miniconcertos e projeções de filmes no seu cineclube.
A partir de uma programação plural, através de temáticas escolhidas por Rosângela Meletti, do Collège de Navarre, e Pat Monteiro Leclercq, da Bref Design Art, foi traçada uma curadoria exigente e comprometida em levar aos franceses as tramas poderosas da produção cultural brasileira: a arte ambiental e o Modernismo, a influência global da Bossa Nova e da música brasileira sem fronteiras, os diálogos transatlânticos da cultura afro-brasileira, os gostos e alimentos que contam a História do Brasil, as inovações que transformam a vida dos brasileiros, o Brasil feito pelas mãos das mulheres e as diferentes expressões dos enormes desafios no século XXI para a Amazônia, terra das matrizes brasileiras.
Será a exposição “ColonialMente” da artista gaúcha Dédé Ribeiro que vai inaugurar a itinerância do VERSO – centro cultural. A partir de 4 de abril, na Galeria L’oeil et la Main, em Saint- Germain-des-Prés, são 16 colagens que têm como pano de fundo a questão decolonial.
Em seguida, os eventos da itinerância brasileira no mês de maio:
De 7 a 31: Exposição de Arte Ambiental dos artistas Mahku Movimento Huni Kuin, a saber: Fernanda Fróes, Bianca Da Costa, Tiago Braga e Tomazi Cabral, na Galeria Noir de Césure, 5⁰ distrito de Paris.
Dia 10 m: Colóquio Amazônia, no Anfiteatro B de Césure, 5⁰ distrito também.
Dia 14: Mostra de filmes e Música Brasileira no Anfiteatro de Césure, idem.
Dia 22: Noite de imersão com Bossa Nova, Tropicália e MPB, no Impasse de Césure, idem.
Dia 31: Baile Popular Brasileiro no espaço de 1200 m2 do Grand Plateau de Césure, idem.
Já em setembro, o design será homenageado durante a Paris Design Week, de 3 a 5, com a exposição “Patrimônio Cultural e Savoir-faire”, na Embaixada do Brasil, 8⁰ distrito de Paris.
Em breve, a programação completa será compartilhada pelas redes multicanais da Standall Média, centro de produção jornalística que, além das atividades do centro cultural itinerante, vai cobrir os eventos brasileiros Brasil na França de 2025, nas instalações do VERSO.