Tour Cultural tem temporada do Brasil na França e Festival- internacional- de Rua na Bahia

Tour Cultural – Duda Tawil#
Ale Gomes aniversaria e agita Lisboa
 
Ale Gomes, jornalista, agitador cultural, relações públicas e editor da revista Carlotamag, luso-brasileira, em Portugal, reuniu na última terça, numa festa, altos nomes lusos e brazucas,  no seu aniversário, no seleto clube Sacramento, no Chiado.
Artistas, profissionais do design e da moda, jornalistas e performers dançaram so som da DJ do Bagatelle (SP), Cris Proença e do projeto musical House Society. Uma noite regada a muita gente bonita, elegância e glamour.
Parabéns!
        O festejado Ale na capital portuguesa (foto: Camila Médice Mirvana – divulgação)
VERSO na Temporada do Brasil na França

 

 

Em breve, Paris vai ganhar um centro cultural para celebrar o Brasil durante toda a Temporada do Brasil na França. A partir do dia 4 de abril, o VERSO – centro cultural itinerante, será criado especialmente para acolher uma programação brasileira intensa, a circular até setembro por diferentes espaços culturais parisienses, de Saint- Germain-des-Prés, passando pelo bairro do Marais, até um campus universitário no 5° distrito da Cidade Luz.

O formato nômade do VERSO, pensado para criar territórios culturais em conexão com diferentes públicos franceses, apresentará, ao longo de sete meses, um programa com dezenas de exposições, eventos festivos e gastronômicos, palestras e debates de ideias, encontros profissionais, miniconcertos e projeções de filmes no seu cineclube.

A partir de uma programação plural, através de temáticas escolhidas por Rosângela Meletti, do Collège de Navarre, e Pat Monteiro Leclercq, da Bref Design Art, foi traçada uma curadoria exigente e comprometida em levar aos franceses as tramas poderosas da produção cultural brasileira: a arte ambiental e o Modernismo, a influência global da Bossa Nova e da música brasileira sem fronteiras, os diálogos transatlânticos da cultura afro-brasileira, os gostos e alimentos que contam a História do Brasil, as inovações que transformam a vida dos brasileiros, o Brasil feito pelas mãos das mulheres e as diferentes expressões dos enormes desafios no século XXI para a Amazônia, terra das matrizes brasileiras.

Será a exposição “ColonialMente” da artista gaúcha Dédé Ribeiro que vai inaugurar a itinerância do VERSO – centro cultural. A partir de 4 de abril, na Galeria L’oeil et la Main, em Saint- Germain-des-Prés, são 16 colagens que têm como pano de fundo a questão decolonial.

Em seguida, os eventos da itinerância brasileira no mês de maio:

De 7 a 31: Exposição de Arte Ambiental dos artistas Mahku Movimento Huni Kuin,  a saber: Fernanda Fróes, Bianca Da Costa, Tiago Braga e Tomazi Cabral, na Galeria Noir de Césure, 5⁰ distrito de Paris.

Dia 10 m: Colóquio Amazônia, no Anfiteatro B de Césure, 5⁰ distrito também.

Dia 14: Mostra de filmes e Música Brasileira no Anfiteatro de Césure, idem.

Dia 22: Noite de imersão com Bossa Nova, Tropicália e MPB, no Impasse de Césure, idem.

Dia 31: Baile Popular Brasileiro no espaço de 1200 m2 do Grand Plateau de Césure, idem.

Já em setembro, o design será homenageado durante a Paris Design Week, de 3 a 5, com a exposição “Patrimônio Cultural e Savoir-faire”, na Embaixada do Brasil, 8⁰ distrito de Paris.

Em breve, a programação completa será compartilhada pelas redes multicanais da Standall Média, centro de produção jornalística que, além das atividades do centro cultural itinerante, vai cobrir os eventos brasileiros Brasil na França  de 2025, nas instalações do VERSO.

 

                       O Coletivo Mahku faz parte da intensa programação do VERSO (foto: divulgação)
 
 
 
Irma Ferreira e “Em Cantos de Òríṣá” 
No dia 28 vindouro, próxima sexta-feira, às 20h, Irma Ferreira sobe ao palco do Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, para apresentar o show “Em Cantos de Òríṣá”.  A performance celebra as tradições afro-religiosas e marca o aniversário da cantora, que convida o público para um mergulho sonoro e espiritual com Oríkìs, Àdùrás e Itans dos Orixás.
Acompanhada pelos músicos Luan Badaró (percussão), Ruan de Souza (violão) e Beto Lemos (cello), Irma traz ao palco as canções de seu álbum “Em Cantos de Òríṣá” (2023), com participação especial da cantora Quel. A apresentação é um convite à conexão com a ancestralidade, unindo música e tradição em uma experiência única. Sesc Casa do Comércio.
Mais informações: @irmaferreiraoficial
Irma se apresenta na próxima sexta (foto: Israel Fagundes – divulgação)
 
Festival  de Rua traz atrações de oito países
Em sua 18ª edição, o festival será realizado em Salvador, Conceição do Almeida e Jequié, de hoje a 29 de março.
O Festival de Rua começa nesta sexta-feira, às 19h, em Salvador, com . espetáculos gratuitos de música, dança, teatro, circo e artes visuais.
Até o dia 29 vindouro, artistas de oito estados brasileiros e oito países transformarão as ruas em um grande palco a céu aberto, promovendo interação, criatividade e muita emoção. Além das apresentações, o evento oferecerá oficinas e workshops em diversas linguagens artísticas, proporcionando ao público a oportunidade de aprender e participar ativamente da festa!
Eis algumas das atrações: O Balagan Circus (Argentina e Uruguai) traz o espetáculo Excêntricos, combinando circo, teatro e humor. O samba será representado pelo Grupo Barlavento e pelo Samba da Capela. As artes circenses incluem a oficina do Espaço Núcleo de Circo (Brasil, Chile e Argentina), os acrobatas de Los Parces (Suíça e Venezuela) e a apresentação de Nicol Mena & Felipe Reznik (Chile e Brasil), que unem música e dança acrobática. O palhaço Xuxu (Paraíba) e a palhaça Serafina (Bahia) garantem diversão, enquanto Tábatta Iori (Rondônia) impressiona com sua performance de fogo.
O Santa Víscera Teatro (São Paulo) e a peça Era Mar do Varanda Teatro (Goiás), no formato de Teatro Lambe-Lambe. O Mamulengo Água de Cacimba (Pernambuco) traz o tradicional teatro de bonecos. E com suas  performances interativas, o Fireter (Bulgária) envolve o público com uma bola gigante e teatro de rua. Toda a programação atualizada e detalhada nas três cidades: www.festivalderua.com
          O Fireter é uma das atrações do festival (foto: divulgação)
 
 
 
 
Gente do Choro: tributo a Ernesto Nazareth
Na próxima segunda, dia 24, o ótimo grupo Gente do Choro presta uma homenagem ao grande Ernesto Nazareth, um dos maiores nomes da música brasileira.
O show será realizado na Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador, às 20h, pelo Segundas do Chorinho Ano 13, e contará com interpretações de algumas das mais emblemáticas obras de Nazareth, como Odeon, Brejeiro, Apanhei-te, Cavaquinho e Atlântico.
O Gente do Choro é hoje um dos maiores expoentes do choro na Bahia e no Brasil. O grupo se caracteriza por sua mistura única de tradição e inovação, levando ao público um estilo contagiante de música e improvisação.  Informações e reservas pelo zap (71) 99160-9140
 
               Uma homenagem ao grande Ernesto Nazareth (foto: divulgação)
 
 
Editor: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *