O Aeroporto de Heathrow, em Londres, que esteve encerrado na sexta-feira devido a uma falha de energia provocada por um incêndio numa subestação eléctrica, está desde Domingo a funcionar com “programação completa”.
“Hoje estamos a operar com uma programação completa, com mais de 1.300 voos previstos”, anunciou o gestor aeroportuário esta segunda-feira na rede social “X”.
Trata-se do segundo dia de pleno funcionamento no Aeroporto de Heathrow, que retomou no Domingo a sua programação de 1.300 voos por dia.
A empresa gestora do aeroporto especificou na rede social “X” que, no Sábado, dia 22, recebeu “mais de 250.000 passageiros, com partidas pontuais e filas de segurança de menos de cinco minutos para quase todos”.
O Aeroporto de Heathrow, que é o mais movimentado da Europa, com 83,9 milhões de passageiros em 2024, esteve fechado pelo menos desde as 2h30 da madrugada de sexta-feira, hora em que anunciou na rede social “X” que iria encerrar a infraestrutura. A primeira aterragem após o encerramento aconteceu no próprio dia às 18h.
De acordo com o “The Guardian” foram cancelados mais 1.000 voos de/para Londres Heathrow na sexta-feira.
O CEO da empresa de energia National Grid, John Pettigrew, disse ao “Financial Times”, de acordo com uma notícia da Associated Press, que “cada subestação individualmente pode fornecer energia suficiente a Heathrow” para que o aeroporto se mantenha aberto que “havia outras duas disponíveis”.
O Aeroporto de Heathrow, de acordo com a notícia da Associated Press, garantiu que fez os esforços necessários para reabrir “assim que fosse possível, de forma segura e prática”.
“Centenas de sistemas críticos no aeroporto precisaram de ser desligados em segurança e reiniciados de forma segura e sistemática”, avançou o aeroporto em comunicado. “Dado o tamanho e a complexidade operacional de Heathrow, reiniciar as operações em segurança após uma interrupção desta magnitude foi um desafio significativo”, acrescenta. Fonte: PressTur